21.10.19

cerveja, tremoços e corrida. sim, tudo numa prova só!

Gostas de correr? Se a resposta for afirmativa, podes ficar descansado que não te irei falar de uma maratona. Até porque nem todas as pessoas têm o desejo de correr essa distância. Mas antes de te falar de uma corrida fácil, de 5 ou 10 quilómetros, quero saber se gostas de cerveja e tremoços? Acreditando que corridas, cerveja e tremoços são a tua cena, vou falar-te da Beer Runners, corrida organizada pelos Cervejeiros de Portugal, que terá a primeira edição em Portugal já no dia 3 de Novembro.

Como referi, e estou a ter como base as palavras da organização, trata-se de uma corrida fácil. Que terá como ponto de partida a Praça do Império, em Belém, pelas 10 horas. Saliento ainda que as inscrições estão abertas a quem pretende correr ou a quem só quer andar. E que não importa se és um atleta experiente ou se estás a dar os primeiros passos nesta coisa das corridas. “Esta corrida visa, acima de tudo, fomentar a prática de exercício físico e conciliá-la com a tradição de partilhar uma cerveja com amigos. Queremos celebrar a amizade e a cerveja, ao mesmo tempo que promovemos o consumo moderado de uma bebida com baixo teor alcoólico e incentivamos todos a adoptarem um estilo de vida activo e saudável”, explica Francisco Gírio, secretário-geral dos Cervejeiros de Portugal.

Antes de te falar um pouco mais sobre este movimento, revelo que aqueles que cruzarem a meta vão ter direito a degustar uma cerveja (com ou sem álcool) e ainda uns tremoços e frutos secos. Até porque, por mais que não acredites, é algo ideal para repor os níveis de hidratação e sódio. Conto-te agora que o Beer Runners teve início em 2007, em Filadélfia, Estados Unidos da América. Foi nessa altura que um grupo de corredores organizou corridas semanais que acabavam com a partilha de uma cerveja. Algo de que se recordaram depois de ter conhecimento de um estudo que associava a relação benéfica entre a prática desportiva e o consumo moderado de cerveja. Ainda assim, a primeira Beer Runners oficial só aconteceu em Espanha, em 2012.

Por fim, e se ainda estás a duvidar dos benefícios da cerveja, fica com a opinião de uma especialista. “A cerveja contém vitaminas do complexo B, sódio, magnésio, uma elevada presença de antioxidantes e um alto teor de água que fazem desta bebida, sobretudo a versão sem álcool, uma excelente aliada na recuperação após a prática de exercício físico. Consumida com moderação, a cerveja é um óptimo complemento da água na reidratação do organismo, que é fundamental para assegurar que os resultados da actividade física são satisfatórios”, salienta a nutricionista Natália Cavaleiro Costa, consultora dos Cervejeiros de Portugal. Que estará presente na sessão de aquecimento e no recinto da prova para esclarecer questões relacionadas com este tema. Se queres participar na prova, clica aqui e sabe o que fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário