28.10.19

6 coisas que certamente fazes na cozinha e que colocam a tua saúde em risco

Quando estamos na cozinha temos mil coisas em que pensar. Quer seja na preparação da próxima refeição ou mesmo no momento de arrumar os alimentos, pensamos em tantas coisas que acabamos por ignorar outras. O que faz com que seja bem provável que estejas a adoptar comportamentos que estão a colocar a tua saúde em perigo. Não acreditas? Então toma nota das seis coisas que foram divulgadas pelo site brasileiro Viva Bem.

1 – Congelar, descongelar e voltar a congelar carne
Congelaste a carne e descongelaste? Então fica por aí. O processo de descongelamento faz com que as bactérias comecem a multiplicar-se. Para acabar com elas só tens de cozinhar bem este alimento.

2 – Lavar o frango
É melhor lavar o frango para tirar as bactérias, certo? Errado! Se o fazes estás a aumentar, e muito, a possibilidade de contaminar os alimentos e superfícies que estejam ao redor. Algo que acontece devido ao jato de água. Queres acabar com as bactérias? Cozinha bem o frango.

3 – Usar vinagre para lavar a salada
É uma dica que vem do tempo dos nossos avós. Mas a verdade é que o vinagre tem uma acidez considerada baixa. Ou seja, não chega para eliminar as bactérias presentes nas verduras, legumes e frutas. Como solução, deixa os alimentos crus durante um período de 15 minutos numa solução de um litro de água e uma colher de sopa de hipoclorito de sódio.

4 – Guardar ovos nas prateleiras laterais do frigorífico
Então não é nessa zona que está colocado o suporte para os ovos? Sim, mas deverás ter em conta que é aqui que se verifica a maior oscilação de temperaturas. Isto é óptimo para a multiplicação das bactérias. Especialmente em alimentos como ovos e ainda queijo, iogurtes e carne. Deixa esta zona para alimentos que têm um menor risco de contaminação, como condimentos de fruta, água e sumos.

5 – Não lavar as tábuas de corte
A verdade é que usamos este objecto (de madeira ou plástico) para tudo e mais alguma coisa. O que faz com que vá ficando com diversos cortes, que são excelente para acolher bactérias. Opta por uma tábua de vidro ou deixa as que tens mergulhadas num litro de água com uma colher de sopa de água oxigenada. Lavar com água não chega.

6 – Lavar a esponja apenas com água (e sabão)
Lavar a esponja com água e sabão não chega para matar os mais de 680 milhões de fungos e bactérias. A solução passa por deixar este objecto de limpeza dentro de um litro de água com duas colheres de sopa de água oxigenada. Deverás fazer isto diariamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário