25.10.19

descobre um dos maiores segredos da música, o significado da letra de bohemian rhapsody

A receita da Coca Cola não é o único mistério do mundo. Existem muitos outros segredos que dão que falar. E se estivermos a falar de música, podemos abordar o significado da letra, pouco comum, de Bohemian Rhapsody. Que é apenas uma das melhores músicas de todos os tempos. E um dos grandes sucessos dos Queen.

Existem diversas teorias sobre a música, lançada em 1975, mas a verdade é que Freddie Mercury, autor do tema, nunca abriu o jogo por completo. “É uma daquelas músicas com muita fantasia. Penso que as pessoas devem simplesmente ouvi-la, pensar sobre ela, e decidir o que lhes diz. Bohemian Rhapsody não caiu do ar”, chegou a dizer. Assumindo ainda que era sobre relações.

E este último ponto é aproveitado por Sheila Whiteley. Uma estudiosa da música que não tem dúvidas. A letra de Bohemian Rhapsody é dedicada a Mary Austin, mulher com quem o cantor esteve casado entre 1970 e 1975, antes de assumir a homossexualidade. Sheila defende que a palavra Mama significa, na verdade, Mary. De Virgem Maria. E que a parte “Mama Mia let me go” quer dizer “Mary deixa-me partir”. Isto no sentido de a grande amiga o deixar viver a sua homossexualidade.

Infelizmente, Freddie Mercury já cá não está para confirmar a teoria. Sendo certo que Mary Austin foi a inspiração de muitos temas. Como é o caso de Love Of My Life, outro dos grandes temas da banda. Numa hipótese mais sinistra, e que não bate certo com as declarações do cantor, há quem diga que a letra conta a história de um assassino suicida que é perseguido por demónios ou que está a relatar os acontecimentos que precedem uma execução.

Iremos ficar sem saber se Sheila está certa. Apesar de não negar que a sua teoria dá um certo encanto aquela que é uma das melhores músicas de todos os tempos. O que é certo, não sendo novidade, é que a editora da banda inicialmente recusou Bohemian Rhapsody. Entendiam que era demasiado longa (5,55 minutos) e que nunca passaria nas rádios.

Sem comentários:

Enviar um comentário