9.10.19

o perigo de lavar roupa a menos de 60 graus (à atenção dos pais)

A notícia chega da Alemanha. Foi por lá que os investigadores da Universidade de Bonn analisaram a transmissão da bactéria Klebsiella oxytoca a diversos recém-nascidos que tinham vestido roupa lavada a uma temperatura inferior a 60 graus. Estamos a falar de dezenas de bebés que tinham a bactéria que pode dar origem a problemas como pneumonia, meningite, espondilite, gastroentrite e infecções urinárias. E que tinham vestido meias e gorros que tinham sido lavados à referida temperatura.

De acordo com a equipa que fez a descoberta, a baixa temperatura acaba por ser menos mortal para os agentes patogénicos que assim são capazes de produzir doenças infecciosas aos hospedeiros, desde que em condições favoráveis, como acontece em máquinas de lavar roupa domésticas. Assim, os bebés acabam por ser portadores da bactéria, ainda que não estejam infectados nem apresentem sintomas.

De acordo com as notícias dos meios de comunicação alemães, neste caso específico, a fonte de transmissão foi uma máquina de lavar roupa doméstica, entretanto removida da unidade hospitalar. Que não era legal naquele espaço, onde são exigidas máquinas especiais e ainda lavagens a altas temperaturas. Por isso, fica a dica para as lavagens de roupa domésticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário