31.10.19

afinal, as mulheres precisam ou não de usar soutien?

Quem nunca viu aquele cartoon divertido em que uma mulher fica aliviada por chegar a casa e desapertar o soutien? Acredito que já quase todos se tenham cruzado com ele por ser muito popular nas redes sociais. E mais do que isso, várias mulheres defendem que isto não é uma piada, é a mais pura das realidades. O que levanta a questão sobre a eventual necessidade de usar esta peça de roupa interior. Será mesmo preciso usar soutien?

Recordo que o uso do soutien já deu origem a muitas polémicas. Durante anos foi associado o uso desta peça ao maldito cancro da mama. Aliás, não é preciso recuar muito no tempo para encontrar defensores desta teoria. Os rumores eram tantos que a American Cancer Society viu-se obrigada a esclarecer a polémica. “Um estudo recente que contou com mais de 1500 mulheres não encontrou relação entre o uso do soutien e o risco de cancro da mama”, revelaram.

Mesmo assim, nem todos acreditam nisto. Como é o caso de Jean-Denis Rouillon, um professor francês que revelou, em 2013, que o uso do soutien não passa de uma “falsa necessidade”. Este professor diz ter realizado um estudo que se prolongou durante 15 anos e que concluiu que usar esta peça de lingerie não reduz as dores nas costas nem torna o peito mais flácido. E este é apenas mais um episódio em torno de um assunto que parece não ter uma única resposta.

Por exemplo, existem muitos estudos que defendem que as mulheres devem mesmo usar soutien. Isto porque o movimento das mamas poderá dar origem a dor, colocando tensão na pele e esticando os ligamentos. Por exemplo, durante a prática de desporto, as mamas movem-se, em média, 10 centímetros. Algo que, dizem, obriga ao uso do soutien.

Podia passar aqui o dia inteiro a falar sobre o uso do soutien. E as respostas seriam sempre diferentes. Mas de uma coisa tenho a certeza. E deixo um conselho às mulheres. Isto porque a esmagadora maioria das mulheres não usa o soutien adequado. Por isso, sugiro que façam um bra fitting para perceber qual o tamanho correcto que devem usar.

2 comentários:

  1. Realmente podia passar o dia inteiro a falar de soutien!
    A verdade, é que se formos a ver, nos primórdios da história, nas época das cavernas, as mulheres não usavam nem soutien e nem cuecas!
    Para mim o soutien foi criado para trazer mais conforto e segurança às mulheres, para as mulheres que têm peito normal a grande, é imprescindível, andar na sua com as mamas soltas de descaídas, também é desconfortante devido aos movimentos!
    Já as mulheres com peito pequeno, se calhar já podem dispensar, mas se calhar usam porque faz parte dos costumes femininos!
    Além disso, temos a questão da confiança que transmite às mulheres, as mulheres de peito mais avantajado usam também para ficarem com o peito mais bonito, mais firme e para também para ter alguma resistência à força da gravidade, evitando que os seios fiquem descaídos! Já as de peito pequeno, recorrem à ajuda de soutiens para dar mais volume, alguns trazem uma esponja!
    Eu nunca saio à rua sem o meu soutien, sinto-me mais segura, mais confiante! É a minha protecção e armadura! lool

    ResponderEliminar