29.1.20

é por causa disto que tens cabelos brancos precocemente

“És tu que me fazes ter cabelos brancos”. Quem nunca ouviu isto? Quem nunca disse isto a alguém, em tom de brincadeira? Pois bem, esquece lá as brincadeiras e os mitos. Isto é mesmo real. Sim, o stress pode provocar o aparecimento de cabelos brancos. Quem o garante é a ciência, que alerta que este processo é irreversível.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Harvard, e publicado na Nature, os cientistas referem que a culpa do aparecimento de cabelos brancos está associada à noradrenalina. Uma experiência, efectuada com ratos, mostrou que esta hormona é libertada quando o corpo inicia aquilo que é conhecido como o modo de luta ou fuga. Ou seja, perante uma enorme quantidade de stress, a noradrenalina é libertada para o sangue. O que conduz a um aumento da frequência cardíaca, que possibilita que o corpo se prepare para uma ameaça.

De acordo com o trabalho, esta situação tem um impacto negativo nas células-tronco de melancócitos. Que são as que produzem os pigmentos responsáveis pela cor do cabelo. “Quando começamos o estudo, esperava que o stress fosse prejudicial para o corpo. Mas o impacto negativo do stress que descobrimos estava além do que imaginava. Após apenas alguns dias, todas as células-tronco regeneradoras de pigmentos foram perdidas. Depois de se perderem, não é possível voltar a regenerar o pigmento. O dano é permanente”, explica Ya-Chieh Hsu, professor em Harvard e um dos autores do trabalho, em entrevista ao Daily Mail.

Sem comentários:

Enviar um comentário