13.1.20

6 coisas que tens de fazer para não ter baratas em casa

Se há insecto que não aprecio mesmo é a maldita barata. Odeio ver baratas. Até me dá arrepios. É daqueles insectos que são mesmo nojentos. Apesar de admirar aspectos como terem dois cérebros e resistirem a um ataque nuclear. Ainda assim, se puderem viver longe de mim, fico agradecido. E felizmente, nunca encontrei nenhuma nas duas casas que tive.

Se também não queres ter baratas perto de ti, existem coisas que deves ter em mente. A começar pelo facto de existirem mais de três mil espécies delas. E ainda que podem transmitir muitas doenças. Conto-te ainda que preferem espaços pouco asseados, não se reproduzindo em ambientes limpos. Por isso, já começas a perceber o que tens de fazer para não ser visitado por elas. Ainda assim, deixo aqui 6 dicas para que elas fiquem longe de ti.

1 – Manter a casa limpa;
2 – Guardar muito bem os alimentos;
3 – Não acumular lixo no balde do lixo. Esvazia e higieniza o balde frequentemente;
4 – Não deixar louça suja, com restos de comida, na pia durante muito tempo. Caso a louça não seja lavada imediatamente, deves enche-la com água;
5 – Desinfectar o chão frequentemente pois as baratas são sensíveis aos cheiros;
6 – Tapar ralos e bloquear frestas e vãos das portas.

Só mais uns dados relativos às doenças. Com capacidade para transmitir vírus, fungos, protozoários e bactérias, as baratas podem percorrer zonas do corpo depois de serem atraídas por fluidos nasais e orais. Edemas oculares e dermatites atópicas são apenas dois dos problemas que estes insectos podem causar.

Sem comentários:

Enviar um comentário