Sempre apreciei o futebol inglês. Para mim é lá que se joga o melhor futebol do mundo e quando era miúdo alimentava o sonho de jogar naquele campeonato. Além de o futebol ser de extrema qualidade, não se trata de um campeonato que viva com base nas polémicas, algo que alimenta o fraco futebol português. Até as picardias têm a sua piada, sem fazer mal a ninguém.
A mais recente envolve John Stones e Tom Pope. Talvez já tenhas ouvido falar do primeiro. Até porque o defesa inglês era bastante desejado, tendo sido contratado pelo Manchester City, a troco de 55,60 milhões de euros. Números que não impressionam Tom Pope. Um modesto avançado que joga no, igualmente modesto, Port Vale.
O avançado, de 34 anos, recorreu ao Twitter para fazer uma avaliação sobre o defesa inglês. Foi há sete meses que escreveu nas redes sociais que marcaria 40 golos por época caso defrontasse John Stones todas as semanas. Quis o destino que o sorteio da Taça de Inglaterra colocasse frente a frente o poderoso City e o Port Vale. E quiseram os treinadores que John Stones e Tom Pope se enfrentassem em campo.
Quanto ao resultado final, o City ganhou por 1-4. Sendo que o golo do Port Vale foi marcado por... Tom Pope. No final do jogo, o avançado, que disputa a League Two (equivalente a uma quarta divisão) voltou às redes sociais para dar um novo capítulo à picardia. "Gostaria apenas de dizer que estava completamente errado quando disse que marcaria 40 golos por temporada... seriam 50", escreveu.
As recordações mais antigas que tenho do futebol, além de um sporting ganhador, eram as das tardes de final de taça de inglaterra com os pequenos a baterem-se contra os grandes sem qualquer pudor e especialmente ainda sem os vícios do restante futebol que se pratica(va) na Europa. O modo de jogar desvirtualizou-se um pouco, mas ontem como hoje continua a ser um espectáculo à parte.
ResponderEliminar