3.1.20

preferes menino ou menina e estás preparado?

Os últimos tempos de 2019 foram marcados pela ideia de vir a ser pai nos próximos meses. Em vários momentos tenho dado por mim a pensar na nova realidade que irá marcar a minha vida. Ainda que acredite que tudo será completamente diferente a partir do momento em que o bebé nascer. Estes pensamentos têm sido alternados com aquelas que são as duas perguntas que mais me têm feito desde que revelei que a minha mulher está grávida.

"Preferes menino ou menina?", é uma das perguntas. A ideia que tenho - e que sempre tive - é que a maioria dos homens deverá preferir um menino. E a generalidade das mulheres uma menina. Volto a dizer que estou a generalizar, até porque conheço casos de homens que preferem meninas e mulheres que preferem meninos. Ainda assim, e agora vou falar do meu caso, nada disto importa a partir do momento em que a gravidez é uma realidade. Por isso, quando me fazem esta pergunta respondo que não tenho preferência. E é o mais sincero que posso ser. Talvez seja um pensamento associado aquela ideia de que o que realmente importa é que venha com saúde.

A outra pergunta que muito me têm feito é: "estás preparado para ser pai?". E esta questão é mais complexa. Até porque acredito que ninguém está realmente preparado para assumir a mais nobre função que podemos ter nesta vida. E defendo isto porque ser pai não é uma conta matemática com uma única opção certa. Existem diversos tipos de pais e a cada novo nascimento pode surgir mais um. Daí acreditar que a preparação para ser pai é algo que se renova diariamente. Sempre com a certeza de que tudo poderá correr de forma diferente do imaginado.

Não sei se estou preparado para ser pai - costumo responder que tenho de estar - mas sei que este é um bebé muito, mas mesmo muito desejado. Estou a adorar cada segundo de cada dia e conto os dias para que possa ter o bebé nos meus braços. A partir daí, é dar o melhor de mim a cada momento e a cada desafio. Vamos a isso!

1 comentário:

  1. Muitos parabéns!
    A vida de uma criança é uma bênção!
    Segundo a minha experiência, tenho uma filha com 15 anos, vai correr tudo bem!
    Isso de estar preparado ou não, levamos os meses todos a pensar nisso, inutilmente! Quando chega o dia do nascimento, ficamos preparados automaticamente, é nosso, é o nosso filho ou filha!
    Tudo de bom para vocês!

    ResponderEliminar