25.10.12

tea for two

O início e o final dos meus dias coincidem. Uma das primeiras coisas que faço ao acordar e que faço antes de me ir deitar é beber chá. Adoro chá! Principalmente em dias como estes. Em que a chuva cai, batendo suavemente na janela. Gosto de começar o dia com uma chávena de chá, que coloco a arrefecer na janela. Quando as temperaturas descem, agrada-me a sensação de aquecer as mãos na chávena. Habituei-me desde pequeno a beber chá (era a bebida que me aquecia no intervalo dos jogos de futebol) e fiquei com esse gosto, que tenho apurado ao longo dos anos.

Este amor faz com que, em dias como o de hoje, em que a chuva teima em não parar de cair, em que os carros se amontoam nas estradas e em que existem acidentes em cada curva, só me apeteça fugir com destino à Costa de Caparica. É lá que se encontra o salão de chá Tea For Two, um dos mais encantadores que conheço. É daqueles locais, com uma decoração acolhedora, onde desejo ficar horas sem fim. A deliciar-me com os saborosos chás, acompanhados por uma fatia dos seus, não menos saborosos, bolos caseiros. Ou então simplesmente a beber chá enquanto os ponteiros do relógio avançam lentamente.

Conheci o Tea For Two há muitos anos. Desde essa época, a gerência mudou mas a qualidade não se perdeu. Tanto que, em 2010, a revista Time Out considerou o espaço uma das melhores salas de chá de Portugal. É daqueles locais que servem de refúgio, onde o stress do dia-a-dia não entra. Fica à porta, cheio de inveja do que se passa lá dentro.

O meu encanto pelo chá faz também com que goste de experimentar os diferentes aromas. Gosto de provar tudo. E tenho ainda um encanto especial por todo o tipo de acessórios. É quase impossível resistir às mais recentes novidades. A minha última paixão é esta chaleira da Philips que descobri recentemente. Além do design apelativo, encanta-me a sua funcionalidade e o facto de ser possível controlar a temperatura e o modo de preparação, características que distinguem um bom chá.

46 comentários:

  1. Eu também adoro chá!!!Foi um prazer que me ficou enraizado desde os meus tempos de estudante na "Cidade do Chá", aliás nessa altura a minha mala de viagem vinha sempre com um stock considerável já que em Portugal só havia o Lipton tilia, cidreira e preto...pouco mais...
    O chá é daquelas bebidas que tomamos em qualquer altura...equilibra os nossos moods...:-)

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito. Im a tea woman;) Não tenho o hábito de beber de manhã mas a meio da tarde no work e à noite não escapa. É uma sensação de aconchego muito boa! E gosto tanto do sabor do chá que não consigo colocar açucar porque fico enjoada! Gosto daquele sabor simples.

    Eu conheci o Tea for Two só no ano passado e adoro aquele cantinho! Já levei lá imensos amigos e todos concordam que é especial! Desde as pessoas ao serviço e uma decoração muito acolhedora! Mesmo sozinha gosto de ir lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu. Raramente uso açúcar :)

      O salão é realmente belo.

      Eliminar
  3. O chá é um dos meus maiores amores... especialmente os que têm aromas a canela...

    ResponderEliminar
  4. Não poderia estar mais de acordo, o chá é a companhia perfeita para todos os dias! Gosto muito do blogue!

    ResponderEliminar
  5. Acho engraçado o facto de iniciares e terminares o dia desta forma igual! Quanto ao chá, eu não gosto nada de chá. Não consigo tomar de nenhum...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começa e acaba com chá :) Tens que provar os bons para mudar de opinião.

      Eliminar
  6. Engraçado, não há muitos homens (que eu conheça claro) que adorem chá assim como tu...
    Eu gosto de chá mas não sou aficcionada, gosto principalmente no Inverno, gosto de experimentar novos sabores, e tambem gosto de aquecer as maos na caneca...ehehhe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei com o vício no futebol porque era o que nos aquecia ao intervalo.

      Eliminar
  7. Também eu adoro chá, não bebo de manhã mas trago um termo cheio para beber durante o dia no trabalho, todos olham de lado para mim mas eu nem quero saber, sabe-me tão bem...
    Á noite antes de deitar também bebo um e até já peguei a mania a todos lá em casa, até a minha filha não vai para a cama sem uma chávena de chá "boa noite".
    Este chá “boa noite” vem de frança porque cá não existe esta marca para crianças.
    Também prefiro beber chá orgânico, daquele que eu apanho e depois faço a sua secagem.
    O chá para além de nos fazer sentir quentes e aconchegados, têm ainda o poder curativo das plantas.
    É um bom vício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei essa relação com o chá. Também tenho no trabalho mas raramente bebo.

      Eliminar
  8. Adoro chá e então neste tempo chuvoso... Do melhor ;)

    ResponderEliminar
  9. Só bebo chá ao fds (ao lanche), já é "tradição" familiar! :p

    ResponderEliminar
  10. Bem depois de ler este post e de também gostar de chá, e do quente da chavena nas minhas mãos, e das conversas que surgem com um chá, e da minha 2ª filha também adorar chá, e do meu filho mais velho também adorar chá...não chego a esse requinte...essa chaleira parece-me maravilhosa, e eu nao fazia ideia dos tempos...sabia apenas que devemos contar até 10 enquanto colocamos o saquinho do chá dentro de àgua...:S...e o meu favorito é maçã/canela!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também descobri isto recentemente. Fiquei fã da chaleira.

      Eliminar
  11. Adoro chá e também bebo pelo menos 2 canecas por dia, uma ao peq. almoço e outra à noite. Como não bebo café (por não gostar), o chá é a minha companhia durante o inverno todo e, apesar de gostar de chá com sabores o meu favorito continua sem dúvida a ser o de Lúcia-Lima. Não conheço esse salão de chá..na Costa?Onde?I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa escolha :)

      Rua Dr. Francisco Inácio nº28-C, 2825-327 Costa De Caparica, Setubal, Portugal

      Eliminar
  12. Adoro chá e não passo sem o beber mas não conhecia esta chaleira (o salão de chá conheço e adoro); acho que me vou pôr em cima do acontecimento e vou à procura da dita.
    Obrigada por partilhares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não encontrei o preço dela. Mas parece-me uma boa compra :)

      Obrigado pela companhia.

      Eliminar
  13. Vou, regularmente, ao Tea For Two. Adoro! E adorava o velhote inglês que lá estava anteriormente. Amoroso mesmo e super simpático, embora tivesse dificuldade em nos compreender, por vezes. :P

    http://le-laissez-faire.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Eu bebia de vez em quando, mais no Inverno. Mas actualmente também me rendi aos prazeres de um chazinho seja a que altura do dia for, frio ou quente ;) E seja em que chá for nunca lhe coloco açúcar pois acho que lhes tira o sabor.

    PS: Qual o teu sabor(es) favorito(s)? Eu adoro chá é Roibbos biológico!

    PS2: http://www.duofarma.com/index.php/store/products
    É uma empresa de um grande amigo que entre muitas outras coisas vende saquetas de chás...alguns verdadeiramente deliciosos ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de todos os tipos chá mas adoro o preto e o verde.

      Obrigado pela partilha.

      abraço

      Eliminar
  15. Adoro chá:) Bebo 3 canecas por dia, e geralmente tb começo o dia e acabo com chá...salvo aquelas excepções de perdição em que os copos se enchem de outros liquídos pouco recomendáveis;) Gostando tanto, aqui fica uma sugestão: Experimenta a Chaleira em Carcavelos:) É fantástica, vais ficar fã:) Fica na praceta antes do Riviera Center:)) Já agora podes dar indicações para esse Tea for Two? Gostava de conhecer:) Obrigada. Bjos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela dica. Tenho que conhecer.

      Aqui fica a morada:
      Rua Dr. Francisco Inácio nº28-C, 2825-327 Costa De Caparica, Setubal, Portugal

      É uma perpendicular da avenida principal onde tem o salão de jogos.

      Eliminar
  16. Aqui no Porto existe a Rota do Chá, que também tem um ambiente fantástico :)

    ResponderEliminar
  17. Gosto muito de chá preto, embora não devesse beber por indicação do nutricionista.
    O teu post faz com que lembre o salão de chá de Siza Vieira nos bons tempos, não pelo chá em si mas pelo ambiente e a vista magnífica para o mar revolto. Obra única ao abandono.

    ResponderEliminar
  18. Também conheço o "Tea for two" há vários anos, mas já não vou lá há algum tempo. Nem sabia que tinha mudado de gerência. O senhor british de então dava um toque especial ao espaço. E os bolos? Eram de comer e chorar por mais!
    Pelo que dizes, ainda o são.

    ResponderEliminar
  19. Os dias estão mesmo bons para uma visita ao Tea For Two! ;)
    Adoro!
    Mais meia hora e já tomava um chá das cinco ;)

    ***

    ResponderEliminar
  20. :) Ontem descobri uma infância em Corroios...cresci no Miratejo...hoje descubro uma paixão pelo Tea for Two na Costa da Caparica, que também eu adoro!!! Ahaah O mais cómico de tudo é descobri tudo isto agora que estou na Argentina!!! :P ahaha Maravilhoso mundo da Internet e dos blogues!!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou cá há 4 meses e qualquer coisa e posso dizer que a grande vantagem neste momento é mesmo o clima...pois aqui estamos finalmente a entrar na Primavera a sério, embora já me tenham avisado para não me entusiasmar muito pois no Verão vida só mesmo possível agarrados ao ar condicionado...:S
      De resto...os bifes que por tanto "salivamos" são de facto maravilhosos é a verdadeira carne, mas neste momento já mal os posso ver à frente, os preços...tudo muito mais caro que em Portugal! :( Incrível! As pessoas...simpáticas mas nada comparado com a simpatia portuguesa!!:) Mas sem dúvida que recomendo que pelo menos Buenos Aires esteja na lista de locais a não perder! :) Para não falar das Cataratas de iguazú e por ai fora! :)

      Eliminar
  21. Também adoro chá. Recentemente adquiri o hábito de tomar sempre à noite, já não passo sem a minha chávena. Parece que limpa tudinho :)

    ResponderEliminar
  22. Hummm, tão bom um chá quentinho para aquecer o corpo e a alma! O Tea For Two é um sítio com decoração antiga e que serve scones com o chá? Se for o que estou a pensar tenho que lá voltar :) Agora que já não apetece passear pela praia sabe bem um chá quente com bolinhos nos dias frios. Nhamiii

    ResponderEliminar