24.10.12

levar nas nalgas


Destruir ou danificar de forma severa a imagem de uma pessoa, empresa, produto ou o que quer que seja é das missões mais fáceis que existem. Basta lançar uma mentira. Depois desta ser repetida diversas vezes, passa a ganhar contornos de verdade. É um facto que continua a ser uma mentira. Sempre será uma mentira. Mas o seu prolongamento no tempo faz com que muitas pessoas a vejam como verdade. Pessoas que não se dão ao trabalho de verificar a veracidade de algo. Indivíduos que acreditam no que ouvem, sobretudo se a mensagem partir de alguém em quem confiam.


Recebi o recorte. No artigo lê-se que a intolerância ao glúten resolve-se a... “levar nas nalgas quando é preciso.” Disseram-me que isto constava na página 393 da revista do El Corte Inglés. O meu primeiro pensamento foi ser impossível escrever isto. Quer seja na revista do El Corte Inglés ou noutra publicação qualquer. Seria grave demais que um erro destes passasse despercebido aos olhos das pessoas que têm como missão ver e rever um artigo antes da sua publicação.

Por não acreditar nisto, fiz uma pesquisa na Internet para descobrir o que tinha acontecido. Percebi que circula a mensagem de que esta frase foi realmente escrita na publicação referida. Encontrei vários sítios onde se fala disto como um dado adquirido. Mesmo assim continuei a não acreditar naquilo que seria um erro inadmissível. Finalmente, encontrei a revista onde se lê que o tratamento para a intolerância ao glúten passa por uma dieta rigorosa. A inovação “levar nas nalgas” terá sido acrescentada posteriormente.

Aposto que esta situação alterou a forma como algumas pessoas vêem o El Corte Inglés ou pelo menos dos funcionários que elaboram os catálogos. Esta é a força da mentira. Quanto mais vezes é repetida maior é a sua força. Isto, até que chega a um ponto em que as pessoas para para ela como uma verdade inquestionável. Quem não acredita nisto, experimente lançar uma mentira num grupo de amigos e descubra o resultado...

47 comentários:

  1. hein?!?!?!? Que és isto de levar nas nalgas para a doença celíaca, ou outra qualquer?!?!

    ResponderEliminar
  2. ahahahahah! não consigo escrever nada de jeito... só me estão a passar imagens pecaminosas pela cabeça!

    ahahah!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Isto leva-me a recordar todas aquelas mensagens que recebemos por e-mail ou Facebook de crianças desaparecidas, que precisam de um determinado tipo de sangue, de empresas que pagam a quem re-enviar a mensagem (não sei como alguém acredita que isso seja possivel), etc, todas para enganar, todas para criara milhões de GB de spam nos servidores de todo o mundo...
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o mesmo estilo com a agravante de alterar a imagem de algo.

      Eliminar
  4. O Poder dos boatos

    http://www.youtube.com/watch?v=PV82yBQZ-w8

    ResponderEliminar
  5. Bem verdade o que dizes. A verdade da mentira...

    ResponderEliminar
  6. Mas era um bom tratamento... melhor que a dieta rigorosa, isso é certo!

    ResponderEliminar
  7. A intolerância ao gluten é um problema serio....
    tenho pena que briquem com a situação desta forma metendo em causa até a credibilidade de quem escreveu o artigo....

    quanto aos pensamentos pecaminosos....isso leva aonde a imaginação voar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ou à protaina do leite de vaca, desconhecia completamente e depois rios de dinheiro em leites e afins.

      Eliminar
    2. Tens razão. Mas a verdade é que isto altera a ideia de algo.

      Eliminar
  8. O que é mau é divulgado X vezes mais (e mais depressa) que o bom, quando deveria ser o contrário.

    Como dizes e bem, assim se arruina uma imagem.

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma grande verdade. A mentira é muito mais rápida do que a verdade.

      ***

      Eliminar
  9. 1 - Urina de rato nas latas
    2 - Carlos Paião foi enterrado vivo
    3 - Ligue para o 112, acabamos de lhe tirar um rim
    4 - Ricky Martin no armário enquanto cão dava prazer à dona
    5 - seringas com sida em tudo o que era sitio
    ...
    entre muitos outros, até no Barreiro me lembro do McDonalds, que tinha sido encontrado uma unha de rato...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh misha que fizeste ao blog que não consigo entrar. Tou a ficar furiosa...

      Eliminar
    2. e assim não dá:
      http://ursomisha80.blogspot.pt/

      se não conseguires a partir daqui então não sei,
      estou a ver que vou mandar o google + levar nas nalgas...
      epah que sentido de oportunidade o meu... :P

      Eliminar
    3. Bons exemplos. Barreiro? És da Margem Sul?

      Eliminar
    4. Margem sul rules, margem sul do Tejo, Barreiro sim Senhor, somos bizinhos, não é verdade?

      Eliminar
    5. É verdade. Eu estou mais perto do centro de estágio do Benfica :)

      Eliminar
  10. Mas será que alguém acreditou verdadeiramente que o El Corte Inglés escreveu isto??I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz uma pesquisa no google e facebook... Há pessoas que acreditam sempre.

      Eliminar
  11. Oh pá isso foi algum funcionário insatisfeito que se vingou.
    :))

    ResponderEliminar
  12. Tu e os títulos... ohh rapaz... eheheheheheh

    ResponderEliminar
  13. Impressionante...mas as pessoas não têm mais nada com que ocupar o seu tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas para tudo. Há coisas que têm piada mas em privado. Quando algo deste género se difunde é mais perigoso.

      Eliminar
  14. Nas nalgas também podia ser, mas uns tabefes bem assentes ao parvalhão que inventou esta, iam bem, lá isso...nas nalgas...fiquei a falar sózinha uma data de tempo.
    Olha lá, isto por acaso não é técnica para me fazeres ler os teus posts duas vezes, a ver se percebi bem, pois não?!?!
    :)

    ResponderEliminar
  15. Obrigada... Vou dizer à minha cunhada que o tratamento é barato... :)

    P.s. Sei bem os efeitos dos boatos e afins

    ResponderEliminar
  16. Caro homem sem blogue,

    Isto é a mais pura das verdades... não é nenhuma mentira que anda a circular pela net para denegrir o El Corte Inglés. Na verdade, existem catálogos, em papel, com essa frase inscrita na pág. 393... eu tenho um à minha frente neste preciso momento e, a quem não acreditar, ofereço-me para o mostrar. Contactem-me que eu faço um scan à pág. em questão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diogo!

      Isso é ainda mais grave. Podes enviar-me para o email homemsemblogue@gmail.com sff.

      Eu tenho uma imagem. mas descobri o catálogo online que não tem. Isso é muito grave.

      Obrigado pelo comentário.

      Eliminar
    2. Online não tem porque retiraram... mas os de papel têm. Imagino que irão fazer uma nova edição...

      No entanto, digo isto como cliente do El Corte Inglés, acho que não denigre em nada... São coisas que acontecem. Algum engraçadinho decidiu que ia pregar uma partida. Só que, verdade seja dita, o conteúdo da gaffe não ofende ninguém... apenas diverte.

      Vou tentar enviar ainda hoje uma foto tirada com o telemóvel... o scanner pifou. Mas juro, palavra de honra, isto é verdade!

      Eliminar
    3. Concordo com o que dizes. Não é um erro muito grave. Apenas uma piada de mau gosto. Mas eu, se trabalhasse naquela publicação ia ficar danado com a situação. Sobretudo se a página fosse minha.

      Eliminar
  17. De facto, os boatos são muito maus porque não se sabe muito bem onde começam e onde acabam. Costuma-se dizer que "quem conta um conto acrescenta um ponto", portanto é sempre melhor chegar-se ao cerne da questão do que viver com o que se é impingido. Por acaso vi o texto há dias e não acreditei, o que me levou a questionar a veracidade daquilo... O que, para dizer a verdade, é normal! Sou curioso por natureza.

    http://seeumandassenomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Levar nas nalgas é solução para algumas coisas mas não para essa ;P

    ResponderEliminar
  19. Uma mentira por demais repetida torna-se verdade, mas só para quem quer. Eu também sou como tu, tento saber a veracidade das coisas.
    Olha lá e agora que achas de "dar nas nalgas " a quem acrescentou isso à informação inicial?..Vá eu ajudo-te!:P

    ResponderEliminar
  20. Tive que ler mais que uma vez para ver se estava a ler bem e confrontar. Um erro crucial para a imagem de uma empresa ainda mais com o nome El Corte Ingles.
    Não deixa de ter graça. ehehhe. ;)

    ResponderEliminar
  21. A mim só me provoca o riso e ainda que viesse numa revista científica como um facto nem por um momento o levaria a sério. No entanto, surpreende-me que isto passe na edição.

    ResponderEliminar