17.10.12

síndrome perigoso que anda por aí

Chama-se Síndrome de Jogador de Futebol e representa um dos conjuntos de sintomas mais contagiosos que andam por aí. As pessoas atacadas mais facilmente por esta síndrome são aquelas que sonharam fazer carreira no mundo de futebol. Além destas, correm riscos aqueles que convivem com essas pessoas e também aqueles que têm contacto (mesmo que ocasional) com uma bola de futebol. A Síndrome de Jogador de Futebol tanto pode atacar o nosso vizinho do lado como uma pessoa conhecida.
 
Testes clínicos comprovam que os jogadores de futebol, de todo o mundo, já nascem com este pequeno problema. Felizmente para os portadores da síndrome, os sintomas só se manifestam na presença de máquinas fotográficas. Assim que se apercebem da presença de uma máquina, que ouvem um clique ou que presentem um flash, os dedos destas pessoas ganham vida própria.
 
Nessa altura, as pessoas perdem controlo das mãos, que só conseguem fazer três posições: simular um pedido de boleia, fazer um v de vitória ou dobrar três dedos naquele que é o gesto mais comum dos surfistas.
 


 
É verdade que este texto não passa de uma piada mas é igualmente verdade que toda a gente (pelo menos no que aos homens diz respeito) tira, ou já tirou, uma fotografia nesta pose, celebrizada pelos jogadores de futebol (guilty pleasure: eu já tirei). Só que, com o passar dos tempos, estes gestos (comuns entre amigos) foram adoptados por um vasto número de figuras públicas que parecem saídas de um qualquer jogo de futebol. Posso dizer que as fotos que coloquei aqui são de portugueses bastante conhecidos e que, nenhum deles, é jogador de futebol.

20 comentários:

  1. E como tu gostas tanto de futebol...diz lá em qual destas poses a máquina fotográfica já te apanhou?

    ResponderEliminar
  2. Bom, e qual seria a pose das "marias-chuteiras"?
    Não, não me responda.
    Prefiro não saber... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, trata-me por tu :)

      Estas poses aplicam-se a toda a gente :)

      Eliminar
  3. prefiro um V de vitória à Churchill, esse é muito fraquinho... de ver, não faço :)

    ResponderEliminar
  4. Ahaha
    Confesso que não acho piada a esse gesto, pelo que nunca o fiz :)

    ResponderEliminar
  5. E não é que tenho um amigo que joga futebol e quando tira fotos tem sempre esta tendência de por assim os dedos? Pensei que era um jeito dele, por ser super divertido, fica sempre a sorrir e sempre com ar bem disposto que contagia.:)
    Nunca associei ao futebol, mas afinal é um jeitinho dos jogadores.
    Muito aprendo eu neste blogue. :)

    ResponderEliminar
  6. Diz-me lá HBS, a mim que habitualmente nem faço estes gestos, se não gostarias de fazer um "V" de Vitória bem sentido, nalgumas ocasiões? Eu cá gostar gostaria, era bom sinal, agora por hábito e costume e frente a máquinas ,Bahhh..deixa de ter impacto! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto e lá estou eu a trocar-te o nome,digo: HSB.:)

      Eliminar
    2. O V tem a sua piada! :)

      E há momentos em que o faço. Uma vez, muito irritado num jogo fiz um gesto que me ia saindo bem caro do corpo. E não, não foi um manguito! :)

      Eliminar
  7. Devo acrescentar que eu faço os mesmos gestos quando alcoolizada em contexto social...só não dou uns toques porque não costumo ter bola por perto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não faz?

      Aliás, acho que é um óptimo medidor do nível de álcool quando se olha para uma fotografia :)

      Eliminar