17.10.12

cancro da mama


19 de Outubro é o Dia Mundial do Cancro da Mama. Alguns dias depois, a 30 do mesmo mês, assinala-se o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama. Como todas as doenças, esta mexe comigo. Entristece-me que morram quatro portuguesas por dia, vítimas desta maleita e que sejam detectados 12 novos casos a cada 24 horas.

Conheço casos de familiares e amigas que já travaram uma árdua luta – que felizmente venceram – contra esta doença. Outubro é o mês do Cancro da Mama e como uma em cada onze portuguesas acaba por desenvolver cancro da mama, nunca é demais falar em prevenção. Daquela que pode (e deve) ser feita em casa e também da efectuada nos hospitais.

Nos dias 29, 30 e 31 de Outubro e também a 2 de Novembro, o hospitalcuf vai promover consultas gratuitas de rastreio ao cancro da mama, na Unidade da Mama daquele hospital (Piso 0), das 9 às 18 horas. Esta iniciativa insere-se no Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama e conta com o apoio da Associação Laço.

Prevenir é melhor do que remediar e é bom não esquecer que um diagnóstico precoce pode ter cura cirúrgica em 95% dos casos. Para quem não está informado, os sinais de alerta são um nódulo palpável, dores, retracção da pele da mama, sinais inflamatórios e escorrência pelo mamilo.

Marcações e informações: 220 039 288 e oncologia.formacao@jmellosaude.pt


20 comentários:

  1. Interessante esta Publicação vindo de um homem. Parabéns por te teres lembrado!
    Eu pessoalmente efectuo os rastreios necessários, mas na verdade embora seja cautelosa não quer dizer nada, porque infelizmente, conheço e conheci muitos casos de amigos que a prevenção não ajudou, porque a doença surgiu de um dia para o outro, até com rastreio no mês anterior. Acredito que a o corpo é uma máquina muito complexa e as células transformam-se a uma grande velocidadee negativamente quando o ser humano é submetido um grande Stress.O sistema nervoso central comanda todo o corpo, donde a prevenção das doenças também deve ser feita a pensar nisso.
    Mas sim , este ainda é dos cancros com grande sucesso, se prevenido. Grata pelo alerta.E por deixares aqui essas indicações.
    Olha e não esquecer que o cancro da mama embora com menor incidência também acontece nos homens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi esta informação e tocou-me. Achei que devia partilhar. É verdade esse dado dos homens.

      Obrigado pelas palavras.

      Eliminar


  2. Obrigada pela partilha da informação!

    Pessoalmente efetuo rastreios anuais alguns anos, o motivo é ter vários quistos em ambos os seios e oscilando as dimensões.

    Neste momento…pessoa amiga…retirar o seio (teve uma segunda opinião do médico), similar ao primeiro. Para uma mulher independente da idade…lamentar…dor tão forte…ferida levar algum tempo a cicatrizar.

    ResponderEliminar
  3. Normalmente costumo brincar contigo, mas hoje não o vou fazer, o assunto é sério demais. Por isso meninas, façam apalpação diaria durante o duche e façam a mamografia sempre que exigida ou em caso de detectarem algo diferente.
    Nem que seja do tamanho de um grão de areia...
    Obrigada HSB pelo alerta, beijosssss

    ResponderEliminar
  4. Assumo que tenho um Medo terrível com cancro da mama desde que se deu a conhecer o caso da Fernanda Serrano.
    Tenho imenso cuidado e quando vejo algo de anormal não só na "mama" falo logo com a médica. Felizmente que são coisinhas leves, mas que me assustam, como por exemplo ter um quisto já com umas dimensões maiores e ter que ir fazer exame novamente. Mas não é na mama. Mas a apalpação é obrigatória no duche e principalmente em certas alturas do mês.

    Outra situação que poucas mulheres se lembram é o rastreio do cólon do útero. Faz um bocadinho de impressão, mas n custa nada. E muitas se esquecem...

    Pela nossa saúde, tudo. A saúde é o bem mais preciso que se tem. Dou imenso valor por o meu pai ter estado 20 anos com uma doença pulmonar e que me fez ver a doença de uma forma diferente.

    Por último menciono: conheço mulheres com idade que venceram o cancro mamário com tratamentos dolorosos e deslocações. Vai-se buscar forças onde elas não existem, e uma delas foi mesmo uma lutadora!!! Venceu! :)

    ResponderEliminar
  5. Já tenho uma mamografia marcada, a partir dos 35 faço de 2 em 2 anos.

    ResponderEliminar
  6. Confesso-te que este assunto é-me delicado. A minha avô materna faleceu de cancro de mama. Uma prima chegada que já tirou um caroço, entre outros casos familiares bem próximos:( Enfim assusta-me muito e sei bem que a prevenção é a melhor forma de luta. Contra mim falo que sou mesmo a pior pessoa a cuidar de mim mesma. Por isso é louvável teres assinalado a data e este assunto.

    ResponderEliminar
  7. CANCRO (seja ele qual for), o bicho terrível que mais tarde ou mais cedo acaba por derrotar toda a gente! Infelizmente já ganhou e me levou a pessoa mais importante da minha vida! :(

    ResponderEliminar
  8. Detetar precocemente o cancro da mama aumenta substancialmente a possibilidade da cura do mesmo. Desde o auto-exame, a ser feito preferencialmente após a menstruação, consultas, exames de vigilância e rastreios tudo é importante. Também os homens podem sofrer deste tipo de cancro, com muito menos incidência do que as mulheres, é certo, mas muito mais mortífero e estigmatizante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas palavras. Espero que os números mudem com o tempo.

      Eliminar
  9. Obrigada por te lembrares e "gastares" um pouco do teu tempo e espaço (aqui!) para falar deste assunto, tão sensível às mulheres, embora também aconteça aos homens.

    A dúvida, o medo e a ansiedade até aos resultados finais dos exames podem ser agoniantes!

    Apalpação e atenção mulheres (e homens)!

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um tema muito sensível para mim e a verdade é que também atinge homens.

      ***

      Eliminar
  10. Parabéns pelo post sobre um tema tão delicado e que infelizmente tira a vida a muita gente...no meu caso nos últimos 10anos dizimou bastantes familiares meus, entre os quais a minha querida Mãe e uma tia que eu adorava :(

    ResponderEliminar