25.10.12

elas são inferiores a eles


Ao contrário do que seria de esperar, o avançar do tempo não tornou Portugal num país mais equilibrado no que as homens e mulheres diz respeito. Portugal é hoje um país mais desigual na relação entre eles e elas. De acordo com um relatório do Fórum Económico Mundial, caímos 12 lugares na classificação, ocupando agora a 47º posição numa lista de 135.

Analisando o documento, percebe-se que o motivo da queda deve-se à “quebra no rácio da educação primária e terciária bem como a percentagem de mulheres em posições ministeriais (31% em 2011 contra os 18% de 2012).” Aliás, desde que este relatório é efectuado (2006), Portugal ocupa a pior posição de sempre. No topo da tabela estão os países nórdicos onde a igualdade consegue atingir os 80%. Em primeiro lugar está a Islândia, seguindo-se a Finlândia, Noruega e Suécia. Um dado curioso: a maior igualdade está patente no países com melhores situações económicas.

Se há coisa que não percebo são os motivos que levam um homem a julgar-se superior a uma mulher. Isso e o medo que têm de ver uma mulher numa posição de poder. Conheço homens que não aceitam ter uma relação com uma mulher que tenha um emprego melhor e um salário superior ao seu. Parece que estou a escrever um texto à máquina há cerca de 50 anos mas esta é a realidade em 2012.

É um triste facto que as mulheres têm de trabalhar muito mais do que um homem para atingir um cargo de relevo numa empresa. Existe uma necessidade de provar que são mais do que um rosto e corpo bonitos. E, mesmo assim, as que são bem sucedidas nesta missão não se livram dos boatos de que ascenderam na horizontal, através de favores sexuais. Não me sinto superior a qualquer mulher, não me sinto inferior às que ganham mais do que eu nem me incomoda que "mandem" em mim, algo que tem acontecido em diversos empregos que tive.

56 comentários:

  1. Adorei o teu texto. Ok, sou mulher logo a opinião é suspeita, mas gostei principalmente da parte em que dizes que nós, mulheres, temos sempre a obrigação auto-induzida de provarmos qualquer coisa. Acho que foi exactamente o facto de dificultarem a vida ao sexo feminino que fez com que fossemos tão polivalentes e eficazes, até mesmo aquelas que sabem tirar partido do corpinho e palminho de cara para atingirem os seus objectivos. It is, what it is ... :)

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que deveria haver um estudo que comparasse as mulheres sem filhos com as que os têm.
    Porque se já é difícil uma mulher chegar a um cargo de chefia, sendo mãe ainda mais difícil se torna. E as que chegam são as que delegam as suas funções de mãe para outras pessoas, sejam da família ou não.
    Eu tenho plena consciência que nunca conseguirei fazer "carreira" na minha área. Pois para mim a minha filha está em primeiro.

    ResponderEliminar
  3. E ainda bem que pensas assim:) Sem querer ser tendenciosa, acho mesmo que as situações de injustiça têm vindo a piorar para nós mulheres. A crise veio acentuar isso também. A pressão é enorme e parece que temos que provar em duplicado a nossa dedicação e competência profissional relativamente a vocês homens. O meu meio profissional é extremamente machista e todos os dias tenho de respirar fundo para depois voltar a "atacar" como se costuma dizer. Tento leva as coisas com a diplomacia própria de nós mulheres, mas nem sempre é fácil. É mais daquelas questões culturais que têm vindo a mudar, mas de uma forma muito muito lenta!

    ResponderEliminar
  4. Pois digo-te que eu até prefiro estar por debaixo delas... (desculpa, não resisti! ;) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai se eu fosse tua chefe... agora ías ver o que era bom para a tosse!
      (também não resisti)

      Eliminar
    2. Querias o quê? Já estou a treinar para fazer parte do próximo governo...
      :))

      Eliminar
    3. Comigo que sou osso velho e duro de roer MS ,fazia-te a vida negra e mesmo que não fosse tua chefe!:)).E nem quero ir para o Governo, senão quem sabe se já não lá estaria!!.:)) (Tb não resisti)

      Eliminar
  5. Em primeiro lugar deixa-me dizer que esta é uma das razões pelas quais gosto do teu Blogue....
    Porque consegues falar de tudo um pouco...seja do chá....do futebol....das lingeries ou de coisas tão mais importantes como o ainda machismo presente na nossa sociedade.
    Parabens!
    Depois....eu sou um pouco feminista...já fui mais "acesa" no assunto..hoje em dia sou mais branda...porque simplesmente tenho menos tempo para me aborrecer. mas nós mulhers trabalhamos e muito..não só profissionalmente mas tambem na vida familiar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas palavras :)

      Acho que o melhor que as mulheres podem fazer é seguir o seu rumo sem dar importância aos homens machistas.

      beijos

      Eliminar
  6. O meu feeling não estava errado ao seguir o seu blog...vc tem uma mente limpa, a really clear mind, tão raro nos nossos dias, tão raros nos Portuguese macho! Relativamente ao artigo, apenas digo que senti na pele tudo o que descreveu,parece que sou um caso raro (apesar de eu acreditar que não)de "excesso" de cursos e diplomas aliados, trágicamente, a uma beleza incomum...já ouvi de tudo...acalento a ideia de um dia, nós, "aves raras" , aumentarmo-nos em numeral e revoltarmo-nos contra as "aves básicas e ignorantes" que proliferam...um dia...independentemente do sexo...:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Nem sei que dizer.

      Trata-me por tu, pode ser?

      Esperemos que tudo mude um dia.

      Eliminar
  7. Isso acontece porque os machos têm medo de nós!
    Os nossos tecos são mais inteligentes que os vossos...
    Se esta país fosse governado por nós... isto andava nos eixos... ai se andava!
    Vá... também não me importo de vocês estejam por cima... (salvo seja, dass)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. depende.....há machos que nem de lado amiga :P
      (isto ninguem resiste) looolll

      Eliminar
    2. Isso há... não vai lá de forma alguma!

      Eliminar
    3. Aí Lirio se o País fosse governado por nós,isto andava na linha ..aí andava .. andava!!:)

      Eliminar
  8. Este assunto tem pano para mangas!
    Os homens, leia-se aqueles que têm a mania que as mulheres não podem....qualquer coisas que queiram.
    Muita teria eu para dizer mas so digo isto, só nós mulheres, somos trabalhadoras, cada uma na sua àrea, e mães e educadoras e donas de casa e mulheres e amigas e filhas e irmãs...e ainda assim desempenhamos tão profissionalmente as nossas tarefas, fará se fossemos so e apenas trabalhadoras.
    Porque por muito que os homens façam , e alguns já fazem, não deixa de ser uma "ajuda" e o que se pretende não é que "ajudem" é que façam!
    Não sei se me faço entender..mas muitos homens da minha geração (vá adivinhem a minha idade) ainda foram educados a ficar a ver ou apenas a "ajudar"...agora as coisas vão mudando, felizmente. E por isso era mais comum eles ascenderem na carreira e preocuparem-se com isso porque como diz a minha avó é o "unico burro que tocam", agora nós mulheres tocamos muitos, logo algum fica para trás...normalmente era a nossa realização profissional...
    Mas comoé obvio há excepções!

    ResponderEliminar
  9. Ah...e sobre as mulheres subirem ou não na horizontal...desculpa-me homem sem blogue, mas há algumas em que é demasiado obvio, e isso é triste, mas nao deixa de ser uma realidade...depois há as excepões...

    ResponderEliminar
  10. Carla Isabel, como disse e muito bem, nós podemos tudo!...só depende de nós querermos ou não! Vou visitá-la, se não se importar ;-)

    ResponderEliminar
  11. Já senti na pele essa discriminação, já senti a revolta de uns, o paternalismo de outros, com tempo e persistência sempre provamos o nosso valor.

    ResponderEliminar
  12. Isto é um assunto muito delicado.
    Toda a gente sabe que nós mulheres parecem as formiguinhas do trabalho, quando muitos homens são as cigarras cantadeiras.
    É claro que existem as ascensões na carreira horizontais/verticais/ diagonais …eu sei lá, mas que existem é um facto e em muitos casos são demasiado evidentes.
    Na última equipa que liderei a quantidade de homens estava de igual com a quantidade de mulheres, a única coisa que posso dizer é que eles acatam as indicações de uma mulher de maneira mais simpática e sem fazer ondas, já elas apesar de eu ser mulher e elas também acatam as mesmas indicações de outra maneira, chegando por vezes a prejudicar a equipa e a travar o trabalho.
    Por isso apesar de achar que as oportunidades estão mal distribuídas, no mercado de trabalho também acredito que a culpa é de muita mulher traiçoeira e mesquinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que dizes em relação ás mulheres serem traiçoeiras e mesquinhas nas relações de trabalho, também já senti isso!

      Eliminar
    2. Maria Misteriosa

      Desde já agradeço a sua visita! :)

      Eliminar
  13. Olha vou-te citando para me ser mais fácil comentar:
    Diz o Título: "Elas são inferiores a eles.."
    Elas são inferiores em quÊ? Porquê será que está provado que elas conseguem ocupar cargos que eles ocupam e muitas muitas mesmo sem "posições horizontais",(não tomemos as partes pelo todo..) e ainda têm de governar as casas e muitas serem sobrecarregadas com tarefas domésticas e educar filhos o que as fazem trabalhar quase de 18 h por dia? E quanto a esse rácio, tem a validade que têm como todos os estudos que podemos fazer para mostrar o que pretendemos.Ainda outro dia vi um estudo que mostrava serem as mulheres quem em maior % terminava o grau de licenciatura, Mestrado ou Doutoramento em Portugal.Certamente demonstra a competência e persistência da parte delas que as torna seres até superiores.. mas nem gosto de dizer superior , somos iguais! Acho que desta vez escolheste mal o titulo ...;)

    As mulheres são mais persistentes e batalhadoras são sim. Não deixo no entanto de te dar razão nalgumas coisas que referes: As mulheres ao lado de profissionais do sexo masculino têm de provar mais a sua competência do que eles , e digo por uma questão social e de mentalidades e não tanto por pensarem que elas ascendem de outros modos menos lineares..
    Felizmente tenho tido a sorte de ocupar cargos que nunca me minimizaram perante nenhum homem como colega de trabalho ou sentisse isso, mas mesmo que exigisse mais empenho da minha parte mostraria a essa pessoa que podia estar enganado na sua apreciação , isto porque quanto a mim a capacidade das pessoas não se mede por sexo mas pela inteligência até emocional e capacidade de trabalho.

    Quanto a: " Se há coisa que não percebo são os motivos que levam um homem a julgar-se superior a uma mulher. Isso e o medo que têm de ver uma mulher numa posição de poder." Olha eu perceber até percebo Eles gostam de poder e não o querem perder é uma questão social, cultural, mas não aceitaria uma relação com alguém que pensasse desse modo porque seria alguém " tacanho" pequenino que punha o dinheiro á frente dos sentimentos.Quando duas pessoas estão juntas é para partilharem e não disputarem ,mas pelo que referes estamos de acordo.
    Grata HSB por me fazeres dissertar,mais um belo tema que nos brindaste hoje. Parabéns!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O título é do relatório ;)

      Percebo tudo o que dizes e só te posso dizer que as mulheres são fantásticas e merecem as mesmas oportunidade dos homens.

      Obrigado pelo teu comentário :)

      Eliminar
    2. Uahuuu isso dito assim tão prontamente também não é habitual..gostei!:)

      Eliminar
  14. Bom texto sem duvida, mas infelizmente já todos sabemos disto, o terem de se esforçar mais do que os homens para mostrarem trabalho, a subida na horizontal. Se isso é num escritório, agora transportem isso para a construção civil...
    Já vi de tudo, homens muito bons a serem despedidos, mulheres muito profissionais a serem despedidas, nesta area em particular a mulher nalguns pontos precisa de se por em bicos de pés para se fazer ouvir, tem ideias válidas, algumas complexas que não se coadunam com a area, nem com os timings obrigatórios em obra, mas já vi o muito mau, não saiem e duvido que andem enroladas com o chefe, ainda se mantém e outras colegas sairam, como em tudo à bons e maus, mas por norma gostei de trabalhar com mulheres a fazerem trabalho de responsabilidade, apesar de mais teimosas que os homens, são mais humildes o que ajuda para a troca de know how.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu testemunho. Esperemos que as coisas mudem :)

      Eliminar
    2. em termos de honorários não faço ideia, mas tivemos e ainda temos boas profissionais, felizmente.

      Eliminar
  15. Agora, fora de brincadeira, também acho lamentável que ainda haja este tipo de mentalidade.
    É uma estupidez, até porque sempre fui da opinião que a maioria das mulheres são mais inteligentes que os homens.
    Quando ao assumir cargos de chefia, não sei se existe algum estudo que indique se as mulheres (em geral) serão melhores líderes que os homens (atenção, não tenho dúvidas que muitas mulheres serão, falo apenas da maioria) mas não me choca nada ter uma mulher hierarquicamente superior, assim como com vencimentos mais altos.
    Acho sobretudo, que as pessoas deviam ser escolhidas com base na competência e não no sexo.

    ResponderEliminar
  16. É esta a mentalidade retrógada dos portugueses. Admiras-te que ainda haja homens que acham que as mulheres devem ficar em casa (a trabalhar) em vez de ir trabalhar fora? Eu não!

    Infelizmente, e para meu desagrado, é uma questão que ainda vai demorar algum tempo a equilibrar-se.

    E claro que não podia deixar de dizer: as mulheres fazem tudo o que um homem faz e... DE SALTOS ALTOS!
    AHAHAHA

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que isso mude!

      O teu final é delicioso e real :)

      ***

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Ó meu Deus,depois de eu ler tudo isto,não percebi o que significa "subir na vertical,horizontal e diagonal",hahahahahahaha...será que me podias explicar HSB?

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. "a maior igualdade está patente no países com melhores situações económicas", isto porque a mulher é uma grande gestora e economista, para além de inteligente, organizada e etc. É ou não é a mulher que organiza e orienta uma casa? ;)

    ResponderEliminar
  21. A desigualdade de que falas deixa-me frustrada porque sinto-a na pele. Os meus colegas homens ganham mais do que eu, apesar de eu ser de uma categoria profissional superior... Não basta reconhecerem as minhas capacidades, dava jeito um incentivo no fim do mês!

    ResponderEliminar
  22. Ao contrário dos nórdicos, fazemos parte de uma sociedade latina, arrebatadora e misógina por natureza. Somos levados por paixões, no bom e no mau sentido. No que diz respeito à igualdade entre géneros, temos ainda um longo caminho a percorrer e ainda muito a melhorar. No dia em que conseguirmos aliar a nossa natureza empreendedora e criativa com a tolerância e o respeito por todos, temos o melhor dos dois mundos. É muito bom saber que os homens também se preocupam com este assunto!!!

    ResponderEliminar