E diz assim “podes não saber cantar, nem sequer assobiar. Com certeza que não vais desafinar em play-back! Só precisas de acertar, não tem nada que enganar, e assim mesmo, sem cantar vais encantar em play-back! Põe o microfone à frente, muito disfarçadamente, vai sorrindo, que é p'ra gente lá presente não notar! Em play-back tu és alguém, mesmo afónico cantas bem... Em play-back, a fazer play-back. E viva o play-back, hás-de sempre cantar. Em play-back, respirar p'ra quê? Quem não sabe também não vê... Em play-back, a fazer play-back, E viva o play-back, dá p'ra toda uma soirée! Abre a boca, fecha a boca, não te enganes, não te esganes, vais ter uma apoteose, põe-te em pose, p´ra agradar! Em play-back é que tu és bom, a cantar sem fugir do tom. Em play-back, a fazer play-back, e viva o play-back. Hás-de sempre cantar, com play-back até pedem bis: mas decerto, dirás feliz. Em play-back, a fazer play-back. E viva o play-back, agradeces e sorris!”
Nota: Adoro o look do Carlos Paião e do coro. E o que dizer daquela coreografia? Simplesmente fantástica.
Este tema pode ser de 1981 mas a realidade hoje é pior do que naquela altura, em que os músicos fabricados em estúdio começavam a dar os primeiros passos. Hoje, vende-se um pacote onde se destaca a imagem e não uma voz, aquilo que realmente interessa num cantor. Basta olhar para os concursos de talentos, onde se reprova um concorrente porque o aspirante a cantor não tem a imagem que se procura.
Vivemos numa época em que abundam os artistas que não sabem cantar. Artistas que cobram pequenas fortunas por concertos, cheios de exigências ridículas, e que actuam em playback. Num playback tão mau que nem conseguem acertar os gestos da boca com a música que toca de fundo. Chegam a calar-se enquanto o cd continua a dar eco às suas vozes. Por isto e muito mais é que tenho saudades das músicas dos anos 80 – nas quais me refugio muitas vezes – naquela que para mim é a melhor década musical de sempre. Qual a vossa época preferida musicalmente?
adoro carlos Paião....
ResponderEliminaradoro a simplicidadde das letras que ele escrevia e a musica que compunha...
fica o PÒ DE ARROZ e a tão famosa...CINDERELA....
Uma grande perda ..
1981??? e pa....tu és novo ;)
Duas músicas de rara beleza. É verdade, 31 anos :)
EliminarTambém gosto muito dos anos 80. Produziu-se muita música boa, daquela sem ser descartável e que passados não sei quantos anos continuam a fazer-nos sentir as mesmas emoções. A-ha, Pet Shop Boys, The Police, Duran Duran, U2, Depeche Mode, david Bowie....enfim! Sou decidamente uma girl com soul dos 80.
ResponderEliminarExcelente escolha musical do Carlos Paião...um grande senhor sem dúvida!
Só boas memórias ao ler os artistas que escolheste. Obrigado :)
EliminarAs minhas músicas favoritas são dos finais dos anos 70 e os anos 80 por influências de irmã e primo. Felizmente o meu primo, que não está presente fisicamente comigo, deu-me a conhecer o bom gosto musical das bandas da altura internacionais. Além do Carlos Paião, recordo o nome e músicas que adoro ouvir: José Cid. E, esta vem sempre à cabeça pela brincadeira, embora ele tenha música que adoro e faz concertos com dinheiro a reverter a instituições, que são simplesmente fantásticos.
ResponderEliminarAgora música há tantas, tantas que gosto! Ontem quando li a notícia que hoje era o dia da música tentei encontrar uma música, banda que me identificasse. Não consigo. Há bandas internacionais que adoro, e a música portuguesa tem evoluído imenso nestes últimos tempos. Falo por ex. da Miúda, Aurea, Pitt Broken e o eterno David Fonseca que surpreende, faz vibrar e arrepiar com a voz e música. A música que escolheria no meio de imensas, é de um momento marcante na minha vida e dos extintos Silence 4: "Angel Song".
Agora vamos jogar. A quem pertence esta música?
"Faz-me favas com chouriço, O meu prato favorito".
:))
Boa escolha musical. A Angel Song é linda! Essa é muito fácil. O que se calhar não sabes é que esse senhor já teve um albúm na lista dos cem milhores albúns do mundo e a eleição não foi feita em Portugal :)
EliminarFiquei agora a saber. :)
EliminarAgora fiquei a pensar... É do álbum que tem a música, "cai neve em NY"?
EliminarFavas com chouriço tem o melhor videoclip de sempre :D Não consigo parar de sorrir enquanto vejo!
EliminarTens que fazer o trabalho de casa G. ;p
EliminarSofia, o José Cid é o maior!!!!
Depois de escrever andei a ver. :D
EliminarO vídeo é fantástico. Sou suspeita pq adoro José Cid, Carlos Paião, os Heróis do Mar, (...) e tantas bandas portuguesas boas da altura.
EliminarPor acaso tive o privilégio de há três anos numa festa de Natal de uma empresa ouvir o vocalista dos heróis do mar a cantar "Oh amor, não me mataste o desejo... Oh, amor, com o teu primeiro beijo... "Espectacular!! Tenho umas fotos bem giras. :D
Grandes anos e com grandes músicas. :)
O Zé Cid é o maior!!!
EliminarEu tenho uma quedazinha por muita da música feita nos anos 50 e 60. De muita dela existem versões que se ouvem ainda hoje em dia.
ResponderEliminarTambém adoro as músicas da década de 80, porque foram as da minha adolescência pois nasci no dia em que a música Tourada ganhou o festival da canção ou seja continuo a manter o espirito jovem que é o principal( e sem dúvida que a vida é uma tourada!).Acima de tudo avalio uma música pelo ritmo, melodia e letra, razão pela qual tenha gostado de poucas músicas portuguesas devido à letra, a não ser Xutos, Rui Veloso, António Variações, Carlos Paião e as Doce. Tudo o resto que ouvia era em inglês e considero que até hoje ninguém superou os Queen, U2, Bon Jovi e Guns n Roses.Actualmente além destes, os únicos que cantam músicas que preenchem os 3 requisitos são Adele, Shakira e Jorge Palma.
ResponderEliminarQue belas escolhas :) Queen é algo mágico... :)
EliminarA minha vida sem música não era vida !
ResponderEliminar*
Gosto :)
EliminarAdoro Carlos Paião, then again, quem não gosta?!
ResponderEliminarA década de 80 foi, sem dúvida, uma das mais produtivas em música de qualidade. Tantos grupos e músicas que ainda hoje são referência e continuam vivas no mundo dos mais jovens.
Alguns exemplos: The Cure, Nirvana, Queen, Rui Veloso, Ban, GNR, Delfins (sim, eles eram grandes nos anos 80 :P), Ena Pá 2000, Madredeus, U2, The Smits, Loyd Cole, INXS, Joy Division, REM, Metallica, Guns, Bon Jovi (ainda tenho k7 deles...lol), Pet Shop Boys, Madonna e tantoooooooooooooos outros.
A lista nunca mais acabava. Mas adorei teres falado de Ban :)
EliminarBem, eu só conhecia a Festa da música ou dia mundial da música que é a 21 de Junho...
ResponderEliminarEu não sou de épocas preferidas de música. Soa muito a nostalgia e só faz mal... ;p Eu gosto de boa música, seja ela de que época for! :)
Agora já conheces mais um dia ;p
EliminarPercebo o que dizes mas nos anos 80 encontro música pura, artistas que não precisavam de grandes retoques no estúdio.
Sabias que hoje em dia, muitos artistas gravam os álbuns ao vivo em estúdio? Gravam ao vivo. Dizem às pessoas que estão a gravar ao vivo mas depois repetem tudo em estúdio.
Adoro a versatilidade do Carlos Paião, tenho dele a imagem de um homem extremamente inteligente de espírito critico mas sempre com humor.
ResponderEliminarConcordo.
EliminarSem duvida que a década de 80´s é a melhor em termos musicais, onde muitos dos grupos/cantores que se formaram nessa altura ainda hoje são recordados. Já para não falar que a década de 80 diz-se ser a geração de ouro ( vou mudar o meu nick para "menino de ouro " lol ). No entanto também acho que a 1ª metade da década de 90 principalmente também deu cartas no mundo da musica.
ResponderEliminarPS: Adoro Carlos Paiao e a sua "Cinderela", que é o toque de chamada da minha noiva ;)
Abraço
Isso da música ser o toque da noiva é muito bonito :)
EliminarAbraço
Aquela "gente bonita" que canta umas canções cujas letras não tem nexo nenhum só para aparecer e que têm a voz mais modificada que das pessoas que fazem a voz do Alvim e os Esquilos... é a realidade deste mundo!
ResponderEliminarUma triste realidade musical...
EliminarOlá,
ResponderEliminarEu acho que recuo um pouco mais aos Beatles, Genesis, Pinkfloyd, Cat Stevens, Procolarum, Moody blues, Queen entre outros. Acho que hoje quando se ouvem algumas músicas, muitos nem imaginam que certas sonoridades vêm desses músicos.E as letras cheias de poesia.
Um abraço
Alexandra Anjos
Boas escolhas e partilho da tua opinião.
EliminarSorry, escrevi mal Procol Harum.
ResponderEliminarAh! e já me esquecia dos Eagles e dos Camel.
É, eu ouvia mais anglo saxónica.
Alexandra Anjos
Gosto do teu gosto :)
ResponderEliminarAlguem me diz como se chamava e quem cantava uma musica feita sobre o tema Snowbird da Anne Murray, mas em portugues, foi há tanto tempo. Não sei se Voçês entendem, foihá tanto tempo.......
ResponderEliminar