12.4.13

qual o teu toc?


De uma forma mais ou menos ligeira, acho que todas as pessoas têm os seus transtornos obsessivo-compulsivos. Mesmo que a pessoa não repare, certamente terá alguns comportamentos que podem ser descritos como um TOC. Por exemplo, há quem tenha a mania das doenças e passe a vida a lavar as mãos. Há também que repita quase tudo aquilo que diz. E existe ainda quem seja obcecado por simetrias, organização, entre muitas outras coisas.

Por norma, é aquilo a que as pessoas chamam de manias. E a verdade é que ter um “ligeiro” TOC não é uma vergonha. E só será preocupante quando chega a um estado que foge do controlo de cada pessoa. Quando se torna incontrolável e exige ajuda médica é que é preocupante.

No meu caso, muitas vezes passo nas passadeiras a pisar apenas as riscas. Noutras vezes, não gosto de pisar os riscos que separam o pavimento urbano. E também gosto de ser organizado, tanto em casa como no trabalho. Mas nada disto é (e espero que não venha a ser) uma obsessão que escapa ao meu controlo.

Esquecendo a organização, o resto é, na maior parte das vezes, uma brincadeira que faço quando estou acompanhado por alguém ou uma superstição em alguns casos. E se eu tenho estes comportamentos, acredito que todas as pessoas têm os seus ligeiros transtornos obsessivo-compulsivos. Certo? 

70 comentários:

  1. A das listas tambem a partilho ctg lol e subir os degraus 2 a 2, seja em escadas rolantes ou normais e mtas vezes n passo por baixo de arcos e obras xD

    Qt a ser organizado, soou-o mas á minha maneira, ou seja mt estranha lol sou capaz de deixar a casa com mais pó que o faroeste ( actualmente é assim q esta ) e com cenas espalhadas pela casa,mas um dia da-me um tilt e nao descanso enquanto ela nao ficar limpinha, a brilhar, arrumada e perfumada...manias!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Certíssimo :) tenho a mesma panca com passadeiras!

    ResponderEliminar
  3. Acho que todos temos as nossas manias..às vezes nem sequer da-mos conta que as temos =)

    ResponderEliminar
  4. Toda a gente tem a sua ou as suas manias... eu gosto de pendurar os cabides todos para o mesmo lado e estou sempre a mexer no cabelo, mas também não é nada obsessivo

    ResponderEliminar
  5. Enrolar o cabelo! Grrr... Já tenho esta mania desde miúda. A minha conta-me que quando tinha uns 2 anos, para adormecer começava a enrolar o cabelo dela com o dedo até ficar preso. Depois como começava a doer-lhe, ponha-me a enrolar o meu. Apanhei este hábito que dou por mim distraída a enrolá-lo até fica com o lado todo preso.
    E tenho outro que é não colocar as mãos no corrimão das escadas rolantes, mesmo quando estou de saltos e possa cair.
    Mas existem 'manias' bem mais complicadas ;)

    ResponderEliminar
  6. O meu TOC é a musica da britney! Adoro tocs personalizados no meu iphone! Jokas! <3

    ResponderEliminar
  7. Certo mesmo, tenho imensas manias dessas, por vezes penso que exagero mas depois percebo que afinal não sou a única e até que nem me sinto mal. Olha, eu arrumo os talheres na máquina da loiça por tipo e não os misturo, só estendo a roupa com molas iguais e faço de forma a que a roupa fique estendida por cores e tamanhos, no roupeiro idem, nas gavetas também e cada objecto na minha casa tem o seu lugar determinado, primeiro porque tenho memória fotográfica e memorizo tudo o que vejo, logo sei de cor e salteado tudo o que tenho e onde está, quando fiz as 6 mudanças de casa, cheguei ao cúmulo de dar por falta da minha caixa do faqueiro só de olhar para a panóplia de caixas e caixotes que tinha numa divisão. Sei inclusive onde tenho um qualquer papel que arrumei na enorme pilha de papeis que nunca organizo mas dentro daquela aparente desorganização, se precisar de algum, sei onde está. Já sei...sou algo obcecada sim mas vivo de bem comigo.
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto de ti!!!!! és a primeira pessoa que confessa que usa molas iguais para a roupa! como eu!

      Eliminar
    2. Gostei :)

      Eu gosto de ter as molas três a três :)

      Eliminar
    3. Eu tb tenho essa mania das molas!

      Eliminar
  8. Ena, tenho tantas: enrolar o cabelo, ao por a mesa faço-o sempre com os utensílios no mesmo sitio (geralmente guio-me p/ toalha para o confirmar), nunca apoio as mãos no corrimão, ando de elevador mas sempre com o telemóvel dentro do bolso, se aspiro tenho de limpar o pó e vice versa, não saio de casa sem o creme, o desodorizante e o perfume (nem que seja para ir ao outro lado da rua deitar o lixo fora), não saio do escritório sem a secretária arrumada e o bloco das gavetas fechado á chave, quando estou distraída dou por mim a "mamar" no dedo (mas se me disserem que o faço, garanto a pés juntos, que é mentira), ouvir música bem alta quando estou a conduzir e sozinha. Lavar os dentes no chuveiro sempre que tomo banho, e o melhor é parar por aqui porque são tantas, se te digo todas ficas-me a achar "manienta".
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho a mesma panca com os riscos no chão, e normalmente ando sempre na pedra que separa os passeios da estrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu isso do chão é mais quando vou jogar futebol e num antigo trabalho que tive.

      Eliminar
  10. Cabides todos para o mesmo lado, molas da roupa arrumadas todas juntas num canto do estendal, perfumes e cremes sempre com a "face" virada para mim, comandos ta tv, meo e afins sempre juntos... e podia continuar até amanhã.

    T.L.

    ResponderEliminar
  11. Adoro as minhas gavetas: tudo arrumadinho por cor! E quando apanho a roupa é dobrada e arrumada por tamanho/cor.
    Outra toc irritante: a roupa da cama tem de condizer com os atoalhados.
    A despensa é o inverso: abre-se a porta e onde houver um espaço, é mesmo ali que se arruma.
    Durmo sempre do mesmo lado da cama (direito).
    O carro tem de estar sempre limpo.
    E não podem ler primeiro que nenhum livro/revista/jornal que tenha acabado de comprar.
    Mas de resto sou tão despistada que também considero uma faceta de TOC.
    MS (hoje estou numa de não trabalhar)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei. Eu não gosto que dobrem os jornais antes de ler. Fico danado.

      Eliminar
  12. Certíssimo!
    Não passo por cima de tampas de pavimento, nem por cima das grelhas do metro!
    Um comportamento que não consigo controlar é deixar de clicar no botão de mola das esferográficas!! Algo que me enerva imenso!! É caneta que não quero ter por perto!! Se me agarro a uma, ninguém me pára!! Clic-clac Clic-clac!! AAAHHHHHHH o.O

    ResponderEliminar
  13. não me dou conta de nenhum...sou tão nmonótona que nem tenho um toc...

    ResponderEliminar
  14. tenho que ter as portas fechadas em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tranco sempre a porta assim que entro porque assaltaram-me a casa.

      Eliminar
  15. Os meus são tantos que não cabem na caixa de comentários... nem sei por onde começar...

    ResponderEliminar
  16. Certo. Por exemplo, no trabalho gosto de ter tudo sempre no mesmo sítio para que quando precise de isto ou aquilo não preciso de olhar para ir buscar, é só lá ir com a mão. Outra coisa é que detesto que usem a minha caneta. É aquela que estou a usar, por isso é minha. Às vezes fico de mão estendida à espera que o/a colega a use para que este/a se aperceba e me devolva a caneta. Lol. Entre outras coisas, mas nada obsessivo. ;)
    beijinho, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Não piso os carris do eléctrico
    Não durmo com as portas do roupeiro abertas
    Não posso ter a mínima luz à noite no quarto (até o pontinho vermelho da televisão me incomoda)

    ResponderEliminar
  18. Estendo a roupa sempre da mesma forma: primeiro as peças maiores, camisas ao lado de camisas, t-shirt's ao lado de t-shirts's, meias aos pares....mas já consegui vencer a obsessão de ter sempre as molas aos pares e da da mesma cor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei uma solução infalível que consiste em levar a minha filha de dois anos e meio a ajudar-me. Ela dá-me as molas e eu nem olho, só estendo mas continuo a aadmitir que até se ouvem os dentes a ranger de nervos....mas resisto. É a única forma que encontrei de não fazer sempre o mesmo. Mas tem piada que faças da mesma forma....ainda não tinha conhecido ninguém que o admitisse...como eu!
      Beijocas nossas ;)

      Eliminar
    2. Eu tenho sempre as molas três a três :)

      Eliminar
    3. :D:D ainda abrimos um clube...ou uma seita (se calhar é melhor uma seita certamente haverá benefícios fiscais)....

      Eliminar
  19. Ás vezes sentada no sofá,olho para a cortina da janela(japonesa),e se não ficou direita,lá vou eu arranjar! Já me tenho lembrado do que escreveste!Mas nem sempre o faça,por isso devo ser "normal"!!!

    ResponderEliminar
  20. eu tenho paranóia com o roupeiro. os cabides são todos iguais, todos virados para o mesmo lado e tudo organizado por tamanho e cor, dos tops de alça ás camisolas de manga comprida, sempre do mais claro para o mais escuro! e não acho piada nenhuma quando alguém lá vai e fica alguma peça fora do sítio!

    ResponderEliminar
  21. Tenho muitos, mas é por fases. E tento tanto combatê-los!

    ResponderEliminar
  22. Nas passadeiras só piso as riscas brancas, quando era miúda decorava as matrículas todas dos carros nas viagens, ainda sei as matrículas todas de todos os carros que tive, e de alguns familiares:) Ah..e um toc estranhíssimo, seja onde for durmo sempre do lado da cama que que ficar o mais próximo da porta:))
    Freud explicaria certamente:)
    Manias!!!

    ResponderEliminar
  23. Mexer no cabelo, procurar o cabelo espigado, estragado.
    Mas é faseado.

    ResponderEliminar
  24. Todos nós temos algumas das quais nem nos apercebemos.
    Mas assim algumas das quais me vou apercebendo:

    Comandos da tv alinhados
    Cabides para o mesmo lado
    Brincar com as canetas (seja com o botão, seja com a tampa)
    Estar constantemente a bater com os pés
    Confirmar mais que uma vez que desligo o esquentador antes de sair de casa
    Adormecer sempre na mesma posição

    E provavelmente terei muitas mais que agora não me recordo :P

    ResponderEliminar
  25. Venho cá todos os dias lê-lo, gosto dos temas que aborda mas, até hoje não tinha comentado. Hojé é o dia :D

    Manias mais que muitas e a partir de hoje sinto-me mais acompanhada. Aqui vai :

    Cabides todos para o mesmo lado, por cores e grupos (calças, camisas, saias, vestidos)
    Molas da roupa todas da mesma cor e roupa estendida por peças/grupos.
    Tenho sempre ao lado da secretária um bloco em que rabisco constantemente quando estou ao telefone. O 'desenho' que sai sempre ?...flores. Se estiver em casa, venho sempre falar para a secretária do mini escritório, onde está mais um bloco e caneta para a minha 'panca', aí sim, estou pronta para a conversa.
    Só durmo em lençóis brancos e de algodão, as almofadas podem ser de cores variadas, lençóis nunca. (já me aconteceu e dormi pessimamente)
    Não saio de casa sem rímel, vaidade pura porque desde cedo que falam nas minhas pestanas como postiças quando não são. Gosto de atiçar esse lado. Vergonha, muita. Mas aqui posso confessar ;)
    Finalmente, sou TOC mesmo (de profissão) ahahahaha

    Joana



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana,

      Primeiro. Trata-me por tu, pode ser?
      Obrigado pelas palavras e deixa a tua marca sempre que achares necessário :)

      É giro perceber que todos temos tocs e que muitos coincidem :)

      Seres toc com tocs é a cereja em cima do bolo

      Eliminar
  26. Tudo tem que condizer: cores, padrões,...
    Tudo arrumado por estações e arrumado em gavetas ou armários, nada dentro de caixas.
    Não passo por baixo de escadas.
    Quando entro em algum sitio digo bom dia, boa tarde ou boa noite a todos os presentes mesmo que não conheça.
    Sorrio para todas as pessoas mesmo que me façam má cara, que se atirem para a passadeira, que me chamem maluca.
    :)

    ResponderEliminar
  27. Quando estendo a roupa garanto que cada peça tem duas molas iguais. Da mesma cor e formato.

    ResponderEliminar
  28. TOCs é comigo... Estendo a roupa por cores, tamanhos e tipos sempre com molas iguais. Detesto armários ou gavetas abertas. Não suporto coisas desarrumadas, a não ser que tenha sido eu a tirá-las do sítio e aí tenho que ser eu a arrumá-las Também me faz confusão desperdiçar energia e não consigo ver torneiras a correr mais do que o necessário, electrodomésticos ligados nem que seja com luz de presença, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom perceber que isso das molas é comum a praticamente todas as pessoas :)

      Eliminar
  29. Ora tenho algumas manias (toc's????):
    Durmo sempre, seja onde for, do lado direito da cama vindo dos pés, é impensável mudar esta posição.
    Não consigo dormir com a porta do quarto trancada (?)
    Quanto ao calçado se há coisa que eu faço, até fora de casa, é por o sapato dto do lado dto e o esq. do respectivo lado, epa faz-me bué confusão ver os sapatos "trocados".
    Ah tenho outra, numa mesa não gosto de ver o pão de "costas" eehhehhe
    PR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei :) Eu também tenho uma posição na cama que é indispensável para que durma :)

      Eliminar
  30. Nhum...manias...deixa lá ver...portas fechadas à noite ou antes de sair de cas..devo verificar sempre umas 2 ou 3 vezes lol...dormir..não consigo dormir com luz..as persianas têm de estar totalmente encerradas...e haverá mais algumas certamente ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei com essa mania das portas quando a minha casa foi assaltada.

      Eliminar