30.4.13

sou português mas também sou sincero


Nunca percebi aquela ideia que muitas pessoas defendem de que devemos gostar de algo ou de alguém pelo simples facto de que é português. Não existe mais nenhum argumento. A única razão defendida por essas mesmas pessoas é a nacionalidade. Em primeiro lugar devo dizer que sou português com muito orgulho. Nem a triste figura dos nossos governantes faz com que me envergonhe de tal facto. Mas isto não invalida que, em determinados casos, goste mais de estrangeiros do que portugueses. Ao contrário do que essas pessoas pensam, isso não significa que não goste daquilo que é nosso.

Por exemplo, hoje joga o Real Madrid contra o Borrusia Dortmund. De um lado, os portugueses José Mourinho (e restante equipa técnica), Fábio Coentrão, Pepe e Cristiano Ronaldo. Do outro, um clube alemão que admiro desde que comecei a jogar futebol. Onde jogava Matthias Sammer, que era uma inspiração para mim. Sou português. Tenho orgulho no percurso dos portugueses que estão em Madrid. Mas prefiro que ganhe o Dortmund. Que é um clube que me diz muito mais do que o Real Madrid. Tal como acho que seria um prémio merecido para Jürgen Klopp, um homem como poucos que existem no futebol. Um treinador que cumpre contratos e que não se deixa seduzir pelos milhões. Ou seja, algo raro neste desporto que movimenta fortunas. Se isto faz de mim um mau português? Julgo que não. Mas se alguém achar isso, não me incomoda. Porque além de ser português, sou sincero.

E entendo que não tenho que ser louco por pessoas, apenas porque são portugueses. Porque, se assim fosse, estava obrigado a dizer que Pedro Passos Coelho é o melhor primeiro-ministro do mundo. Que Cavaco Silva é o melhor Presidente da República do mundo. E que Isaltino Morais é um dos melhores presidentes de câmara do mundo. Se me perguntassem porquê, diria apenas: “são portugueses.” E poderia dar muitos outros exemplos.

Respeito quem defende outras pessoas que não sejam portuguesas. E faço isto apenas com uma condição. Que saibam argumentar o seu ponto de vista em vez de dizerem apenas que é melhor porque é português ou que é pior porque é estrangeiro. E se defendo isto, digo também que sou contra aquela forma de pensar de que tudo o que os estrangeiros fazem é melhor do que aquilo que nós fazemos, que é outra mentalidade que ainda reina em Portugal.

Resumindo. Há coisas muito boas de origem portuguesa. Tal como há coisas de elevada qualidade de origem estrangeira. E há pessoas muito talentosas (em todas as áreas) portuguesas. Tal como existem extraordinários talentos nascidos além fronteiras. Não se pode é dividir tudo em apenas dois sacos. O português/bom e o estrangeiro/mau. Porque, a verdade é que existem muitos portugueses que vivem para enganar os próprios portugueses tal como existem portugueses que são amados no seu país e que escondem as suas origens quando são bem sucedidos no estrangeiro.

Por fim, deixo uma dica para aqueles que se dizem amantes dos produtos nacionais. Muitas vezes, certos artigos dizem em todo o lado que são portugueses. Porém, na realidade são feitos na Tailândia ou noutro local qualquer. Uma maneira de se certificarem da origem do produto é através do código de barras. Não há nada que enganar. Se começar por 560 podem ter a certeza que é totalmente nacional. Se não começar... duvidem.  

26 comentários:

  1. Compreendo o que queres dizer... Eu quase sou apedrejada quando defendo o Barça e não o Real.

    ResponderEliminar
  2. Eu estou ali com as "teorias"... Tal e qual.
    E depois caem-me em cima quando digo que para mim o melhor do mundo é o Messi, quando eu devia era torcer pelo Ronaldo que é português. E no último jogo (Dortmund-Real), eu joguei de amarelo do inicio ao fim e foi uma desgraça para quem me acompanhou. São coisas que acontecem!

    ResponderEliminar
  3. estou plenamente de acordo com a tua opinião. acho que é bom defendermos e aplaudirmos as pessoas, produtos e ideias do nosso país quando há razões que o justifiquem e não apenas e só porque são portuguesas. é como em tudo na vida... neste país há bons e maus exemplos para tudo, como acontece em todos os outros do mundo, com certeza!

    ResponderEliminar
  4. O Dortmund será sempre um clube, enquanto que o Mourinho e o Ronaldo mudam de clube e aí já haverá outro clube para apoiar. Na minha opinião, apenas acho que devemos respeitar o que é de cá, pois se muitas vezes o ser português serve de desculpa para o lado positivo, também serve para o lado negativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devemos respeitar o que se faz por cá. Sem dúvida. Mas permite-me que acrescente que muitos desses portugueses "gigantes" deviam respeitar os portugueses como respeitam os estrangeiros e isso, infelizmente, nem sempre acontece.

      Eliminar
  5. Pois é... devemos ir com a carneirada. Se não vamos somos as ovelhas negras.

    ResponderEliminar
  6. É quando "és do contra" que gosto mais de ti!
    Assino tudo por baixo, posso?!

    Passa lá em casa, se poderes, fiz um post que sobre um produto nacional (Joana Vasconcelos) já agora...

    jinhossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é ser do contra. É ser sincero e fiel aquilo que sou.

      beijos

      Eliminar
    2. É ser do "contra" no bom sentido:) 99% dos portugas são da corrente do "o que é nacional é bom" independentemente da verdadeira qualidade do que se fala;)
      jinhossss

      Eliminar
  7. Ui finalmente!!!! Acho deplorável a justifica do "porque é português". Por favor...somos mais do que uma nacionalidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem diz isso é porque não tem mais argumentos para utilizar.

      Eliminar
  8. Completamente de acordo!
    Fico feliz por jogadores e treinadores portugueses serem valorizados e estarem na "alta-roda" do futebol europeu. Mas eu não me sinto "obrigado" a torcer sempre por eles.

    Também estive pelo B. Dortmund. Gosto do clube, da sua filosofia, da sua simplicidade. Ainda me lembro da Liga dos Campeões que ganharam no tempo do Paulo Sousa e dos tempos brilhantes do Matthias Sammer!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Aqui está um post que, na minha opinião, precisava de ser escrito.

    ResponderEliminar
  10. :) Gosto de sempre que posso dar previlégio ao que é nosso mas nunca perco o sentido crítico..e temos tanto de bom como outras coisas menos boas! gostei do promenior do código de barras...ainda no outro dia falei disso aqui no estaminé :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Há muitas pessoas que desconhecem esse detalhe do código :)

      Eliminar
    2. O código começado por 560 significa que a empresa que comercializa o produto é portuguesa, não significa que o produto tenha sido necessariamente fabricado em Portugal. Eu primeiro também pensava que sim, mas depois verifiquei que não era assim.

      Eliminar
    3. Disseram-me que o 560 assegura que o produto é nacional. Obrigado pela tua explicação.

      Eliminar
    4. Não sou de modo algum especialista neste assunto. Mas reparei, na informação do soro fisiológico do Continente (com código 560), que é fabricado exatamente no mesmo laboratório de um soro de marca estrangeira (agora não tenho certeza se é Corine de Farme ou outra), laboratório esse que fica em França.

      Eliminar