26.4.13

sou uma mesa

Durante anos ir ao dentista era um terror para mim. Tinha medo, por mais que me dissessem que tudo ia correr bem. Não tinha medo do dentista nem dos seus instrumentos. Aquilo que me assustava era a dor que podia sentir.

Em adolescente perdi esse medo. Desde então, ir ao dentista passou a ser algo natural que não representa qualquer medo. Para isso muito contribui o facto de ser acompanhado por um excelente profissional, curiosamente também chamado Bruno.

O medo que sentia deu lugar ao caricato. Para começar, no dentista passo a ser uma mesa. Colocam-me um babete. Elevam-me. Deitam-me. E a mesa está posta. O babete é uma espécie de toalha que cobre o meu peito (leia-se mesa) onde o dentista coloca os utensílios e limpa as luvas.

Além de ser mesa, passo meia hora com a boca aberta enquanto vejo uns olhos fitarem a minha boca. Olhos que observam coisas minhas que nunca conseguirei ver. A isto junta-se o aspirador pendurado no canto da boca. Mas há mais!

As conversas entre dentista e assistente. "Passa-me o instrumento xpto que ele está a deitar muito sangue", é um dos exemplos. Isto enquanto estou anestesiado. Por fim, a figura patética quando nos mandam bochechar com a boca dormente. Dou por mim a escorrer água pelos cantos da boca como se nada se passasse.

É certo que já tive medo. É verdade que sou uma mesa. E que faço figuras patéticas. Mas o dinheiro gasto no dentista é um dos melhores investimentos da minha vida.

Enviado do meu iPhone

31 comentários:

  1. Eu sou assídua dos dentistas (ou não tivesse retirado o aparelho há apenas 1 mês) e apesar de não ter medo nenhum, há uma coisa que me tira do sério: porque raio é que os dentistas nos fazem perguntas quando estamos de boca aberta e não podemos responder?!?!? Temos de emitir grunhidos que nem um neanderthal, mas ainda assim, eles insistem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu comunica comigo por gestos. Isto, quando não posso falar :)

      Eliminar
  2. Ahahaha...gostei desta descrição das consultas no dentista. Sim, também faço essas figuras e sempre fui uma cliente muito assídua dos dentistas. Tinha 13 anos quando coloquei aparelho, quase 17 quando o tirei, mas hoje, com 27, ainda tenho uma peça do dito cujo do lado de dentro dos dentes e ainda tenho de ir ao mesmo dentista especialista em ortodôncia de 6 em 6 meses. Isto fora as vezes em que vou à minha dentista generalista para a limpeza anual ou para tratar de outra coisa qualquer. De facto é o tipo de médicos a quem eu (ou, em tempos, o meu pai) dei mais dinheiro, mas foi todo bem empregue. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costumo dizer que o sorriso é o nosso cartão de visita. Por isso, o investimento é mais do que bem empregue :)

      beijos

      Eliminar
  3. Eu sempre gostei de ir ao dentista :) Mas também porque nunca tive nada de complicado. Nem uma anestesia levei. Sorte a minha :)

    ResponderEliminar
  4. Eheh :) Eu não gosto muito de ir ao dentista, mas revejo-me na descrição. É difícil estar de olhos abertos a olhar para o senhor dentista ao mesmo tempo que estamos ofuscados por aquela luz intensa, com a boca cheia de tralha e muitas vezes a babar imenso... ou quando o aspirador deixa de ter o que fazer e se agarra à nossa bochecha como se não houvesse amanhã... mas agora perdi a vergonha e ele já sabe: sento-me, ele aparelha tudo, eleva-me e eu... fecho os olhos. E escusa de falar muito comigo, porque já sabe que "estou noutra".

    ResponderEliminar
  5. Nunca me tinha passado tal pela cabeça... Uma mesa. :D
    Eu adoro ir ao dentista, adormeço e tudo. _:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consegues adormecer? A limpeza tira-me do sério. É a maior dor para mim.

      Eliminar
  6. E eu, que também gosto de ir ao dentista? Desde que usei aparelho, quando lá tinha de ir de 15 em 15 dias, perdi todo o medo. E ter arrancado 8 dentes (sim, OITO) sem doer nada ajudou bastante. :)

    ResponderEliminar
  7. ir ao dentista é completamente relaxante.

    ResponderEliminar
  8. Ainda hoje lá estive, exactamente como descreves!! Levei anestesia e quando bochechei sai um esguicho de água para o chão!! :) Sai de lá com a boca ao lado, nem falava!! :)

    ResponderEliminar
  9. Eu sou uma mariquinhas mas ir ao dentista por acaso não é uma coisa que me faça muita confusão :P

    Sem dúvida que é um excelente investimento! ;)

    ResponderEliminar
  10. Nunca tive problemas em ir ao dentista, quando era miúdo até delirava com a parte de comer gelados depois xD Mas sou um bocado sensível a anestesias, fico com a cara TODA dormente durante horas. Pareço um anormal a falar, a comer, a beber xD

    Em contrapartida, compenso a falta de medo do dentista com pânico (sim, pânico mesmo) de agulhas :$

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho esse pânico mas estou mais controlado agora.

      Eliminar
  11. "Terror" é mesmo a palavra exacta quando me falam em dentistas. Quando tem de ser, lá vou eu. Mas não gosto mesmo nada. Chega a ser angustiante! Talvez ainda sinta medo porque nunca tive muita sorte com os dentistas. Quase todos parecem ter saído de um desenho animado, de aspecto meio louco e alicates na mão. Só de pensar em lá ir, já me doi... :)

    http://rainhadasinsonias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Pois eu apesar de adulta, com idade para já ter juízo, continuo a morrer de medo...acho que já não há ninguém que mo tire...o pior é que a minha boca é que sofre...e há outra coisa...os tratamentos dentários que precisamos...não são para a bolsa de todos, fico parva com as coisas que são consideradas "tratamentos estéticos" e não estão cobertos pelos seguros...pago seguro de saúde todos os meses...e mesmo assim não consigo tratar dos dentes como era suposto.
    Ainda agora a mais novinha teve de colocar um aparelho removivel: 300€ ...fora as idas ao dentista de 15 em 15 dias, fico a pensar se não fará parte do "negócio".
    Os delas trato...quanto a mim...vou ser uma velhinha desdentada e pelintra...


    jinhossssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena estares longe. Senão levava-te ao meu e perdias o medo.

      Eu, em tempos, gastei muito dinheiro no dentista e não estou nada arrependido.

      beijos

      Eliminar
  13. Daqui a uns aninhos convido-te para vires ao meu consultório e JURO que não meto os instrumentos todos no babete :p Por acaso a minha dentista não faz isso, mas é verdade que muita gente o faz!

    Maria Leal
    10cmdesaltoalto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Tão bom seres assim..eu cada vez que vou a um dentista estremeço toda...para já porque sei que vou sempre fopra de prazos crediveis e portanto de certeza que alguma coisa ela vai encontrar na minha boca...e depois porque o raio da anestesia custa a pegar...tenho sempre de levar umas 3 :(

    ResponderEliminar
  15. Eu abomino agulhas ( qd vou tirar sangue é o valha-me deus ) mas estranhamente as agulhas de anestesia do dentista que por sinal sao enormes nao me causa qq receio. Desde mt novo que visito o dentista ( o mesmo ha cerca de 15anos ) com regularidade e o que tu dizes tb me aconteçe. Desde o bochechar com a boca anestesiada ao sair para casa com o labio dormente e ao falarem para mim ter de acenar por saber q vao pensar q sou atrasado lol

    Tal como tu tb gasto/gastei imenso dinheiro no dentista, mas posso dizer q tb foi bem investido ( nao pelo meu sorriso de palerma mas pq foi graças ao dentista que se descobriu e se retirou a tempo 2 quistos do ceu da boca q poderiam ter descambado )

    Abraço

    ResponderEliminar