9.4.13

a ilusão do dinheiro fácil


Volta e meia sou aliciado com esquemas em pirâmide que supostamente permitem que ganhe milhares de euros sem ter de fazer nada. A propaganda em torno destes esquemas é tão bem feita que todas as pessoas acreditam, nem que seja por um segundo, que é possível enriquecer em poucas horas. Por norma, estes esquemas surgem quando a situação económica de um país não é a melhor.

As pessoas agarram-se a tudo aquilo que lhes permita sonhar com algo melhor. Quando não há trabalho e quando as contas não param de chegar, há uma tendência em acreditar em tudo aquilo que nos é oferecido como sendo a solução para os nossos males. Quanto a mim, sou céptico em relação ao aliciamento a que sou sujeito. Até porque, aquilo que retenho das aulas de economia é que “não há almoços grátis.” Dito por outras palavras, ninguém dá nada a ninguém. E, também falo por experiência própria.

Há alguns anos, aceitei participar num esquema deste género. Prestei atenção à explicação. Fiz contas ao meu dinheiro e ao número de pessoas que precisava de angariar para que tudo corresse bem. Contudo, cedo percebi que não era bem assim. Felizmente, não fiquei lesado, tal como não ficaram as pessoas que entraram no esquema por minha causa. Aquilo de ganhar fortunas não passou de música para os meus ouvidos. Toda a gente conhecia alguém que conhecia alguém que tinha arrecadado valores exorbitantes. Mas, a verdade é que nunca conheci nenhuma dessas pessoas, o que me leva a acreditar que não existem.

Aceitei fazer parte disto há muitos anos. O risco financeiro foi muito reduzido e o país estava diferente do que está hoje. Nos dias que correm, voltei a ouvir falar de esquemas destes. O valor inicial é quase o dobro daquele que tive de pagar na altura. Porém, a minha experiência de vida permite-me olhar com outros olhos para estas propostas que apenas servem para enriquecer o topo da pirâmide. Já reparei que algumas pessoas cedem com facilidade à promessa de enriquecer facilmente sem fazer nada por isso.

E muitas destas pessoas estão dispostas a arriscar as poucas economias que têm a troco de uma simples promessa sem fundamento. E quando as coisas correm mal, não têm a quem se queixar e o único dado adquirido é que a conta bancária está mais despida. É certo que existem bons esquemas de pirâmide. Mas, é preciso trabalhar muito para ser bem sucedido e para escalar a pirâmide. Não se iludam com os carros topo de gama com publicidades pois esses bólides têm como única finalidade iludir quem está reticente em investir.

O conselho que dou a quem me rodeia e que aproveito para deixar aqui é que devem pensar muito bem antes de investir o dinheiro, sobretudo quando se trata de um investimento de risco e em esquemas duvidosos. E de uma coisa as pessoas podem estar certas. Não existem mesmo almoços grátis. Tudo tem um preço.

32 comentários:

  1. Este post parece feito para mim. Ainda ontem fui contactada a horas pouco próprias para participar num super hiper mega negócio onde o dinheiro jorra! Claro que fui investigar e como seria de esperar....esquema de pirâmide! Fosse eu mais confiante em tudo o que me dizem e lá ia eu....

    Liz

    ResponderEliminar
  2. Pois, é. Ainda há minutos recebi um e-mail a oferecer-me 250.000 euros, SÓ tinha de ir á Costa do Marfim...

    ResponderEliminar
  3. Já para nao falar que em tempos de crise q vivemos, a venda de raspadinhas cresceu quase 40% em relaçao aos ultimos 5 anos.

    ResponderEliminar
  4. Temos de andar com os olhinhos bem abertos e cabeça fresca porque anda aí muita gente a tentar fazer negócio com gente com pouco dinheiro e endividada. Boa iniciativa em fazeres este post! ;)

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Se tivermos sempre no pensamento que o dinheiro fácil é duvidoso,não nos deixamos aliciar.
    Já ouvi falar do esquema da piramide,e pessoas que diziam ganhar muito dinheiro com o esquema.O certo é que nunca conheci ninguém que tivesse tido esse "sucesso".
    Há uns anos,uma amiga investiu as economias que tinha nun esquema do genero e o certo é,que apenas se iludiu e ficou a "arder".

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo menos com uma coisa... Há almoços grátis sem preço.... Vá, continuo a acreditar que há algumas coisas sem contrapartida :)

    ResponderEliminar
  7. Do mais acertado:) também já me tentaram aliciar por diversas vezes para esquemas desse género e sem sucesso ou não fosse eu balancinha:) A ideia que me dá é que andam sempre os mesmos a ganhar à custa dos que depositam confiançam e investem as suas poupanças

    ResponderEliminar
  8. Eu não acredito nessas tangas nem me meto nelas.
    Para mim ate a venda de cosméticos e distribuição de cartões de redes tipo Optimus são esquema pirâmide disfarçada. já para não falar em produtos de emagrecimento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há esquemas de pirâmide que permitem ganhar algum dinheiro mas exigem muito trabalho.

      Eliminar
  9. Quando era mais nova, lembro-me de chatear os meus pais porque queria arriscar naqueles empregos-fáceis de dobrar circulares.
    Queria ir aqui e ali com o dinheiro que iria ganhar. Hoje vejo que os meus pais foram conscientes, mas acredito que seja uma coisa que cega muita gente, incluindo os mais novos.

    ResponderEliminar
  10. Dinheiro fácil seduz toda a gente, mas a mim não me enganam. Ninguém dá nada a ninguém.
    Ou se trabalha ou se ganha o euromilhões :)

    ResponderEliminar
  11. Há uns anos a minha mãe entrou num jogo da roda, ou da bola, já não me lembro como se chamava, com 20 euros e ganhou 400. Era qualquer coisa também em pirâmide, na altura resultou, a quantia investida e ganha também não foi nada de absurdo e ficou para recordação... mais do que isso é preciso ter os olhos muito abertos...

    ResponderEliminar
  12. Concordo. Mas permite-me acrescentar mais uma coisa:

    Nos esquemas que até resultam, o problema é que as pessoas se iludem e não sabem parar (um pouco à imagem do que se passa nos casinos). Quanto mais têm, mais querem e isso cega-as de tal forma que não permite que tenham um controlo racional no seu dinheiro. Ou seja, estão sempre a investir... até ao dia em que acabam com a conta a zeros...

    ResponderEliminar
  13. é um campo perigoso, recebi um convite de um primo à 3 semanas para assistir a uma apresentação de uma empresa que era do género, bblabla, mesmo indo céptica e não acreditando por momentos acreditei, mas voltei a casa e desliguei.em Janeiro um senhor entrou em contacto comigo e foi igual, conversa daqui e dali... eu só sei que se não trabalhar não ganho e que ninguém dá nada a ninguém, não quero arrastar amigos a entrar num jogo que eu nem conheço as regras.

    ResponderEliminar
  14. as pessoas têm que estar cada vez mais atentas e desconfiadas com estas promessas de dinheiro fácil.

    infelizmente, o desespero económico em que vivem muitas famílias torna-as cada vez mais vítimas vulneráveis de esquemas que lhes prometem uma vida de sonho e que no final as deixam num inferno ainda maior do que já estavam!

    ResponderEliminar
  15. Li o post no dia que publicaste. Identifiquei-o logo comigo, porque nunca tinha entrado para este tipo de esquemas, e entrei por uma empresa de Saúde e Beleza.

    A minha opinião: como vendo (agora menos porque se nota muito bem a falta de dinheiro nas pessoas) uma marca de segmento alto nunca liguei a plano de carreira, conceito automóvel, blá, blá, blá... Quero é arranjar uns trocos para mim, para ir a entrevistas, para pagar despesas que todos nós temos.
    Houve uma altura em que falei com pessoas para fazer esse tipo esquema, agora nem quero saber. Vendo e tiro lucro. Já cheguei a fazer 500€ mensais, mas ultimamente tomara fazer 100€. Por acaso fui uma das 15 melhores vendedoras de Fevereiro, mas neste momento custa-me andar a vender. MNão me sinto minimamente motivada e continuo na procura de emprego, enviando cv, telefonado, ir a empresas...
    E quando há um rapaz que está sempre a perguntar quanto já vendi, nem respondo porque lhe interessa. Vendi muito bem, mas não estou para sustentar gente chata. Quero apenas ganhar uns trocos enquanto não tenho emprego, e quem sabe se não continuo depois para ter um dinheiro extra? o bom da empresa é ninguém a chatear. Só esse chato quer saber quanto vendo para ver se atinge o que pretende: ter um Mercedes topo de gama. Que trabalhe!! Ele nem os produtos sabe vender, só sabe arranjar parceiros não sei como.

    É preciso ter cuidado, sim. Há esquemas completamente loucos. Este por acaso onde estou n. Empresa alemã muito bem organizada e o administrador de Portugal aparentemente parece ser uma pessoa bastante simples.

    ResponderEliminar
  16. Tens de procurar motivação dentro de ti. A partir do momento que outros notem essa falta de motivação, terás mais problemas. Força!

    ResponderEliminar