4.4.13

uma cópia será sempre uma cópia

Infelizmente, a criatividade não é algo comum a todas as pessoas. Há quem seja naturalmente criativo. Outros também o são através de muito esforço e de técnicas que adoptaram. E outros simplesmente não são. Por mais que o queiram ser. E isto acontece em tudo na vida.

No campo pessoal. Na área profissional. Nos desportos colectivos. Nos individuais. Num blogue ou mesmo numa simples mensagem de texto a dar os parabéns a alguém.

Mas, a falta de criatividade não é uma doença. Não obriga a quarentena. Nem nos faz viver isolados do mundo. Até porque nem só de criativos se faz o planeta. Por exemplo, o que seria de uma equipa composta por onze Messis ou Cristianos Ronaldos? Quem defendia e quem evitava os golos se fossem todos iguais?

A falta de criatividade é simplesmente uma lacuna comum a todas as pessoas. Porque ninguém pode afirmar que é criativo em tudo. Aliás, assumir a falta de criatividade numa determinada área é sinal de maturidade e inteligência. E os criativos não são melhores pessoas porque têm mais ideias.

Porém, o que não falta para aí são cópias exactas a venderem-se como originais, mesmo sabendo que serão sempre uma cópia de algo. E pior do que um burro é aquele que não quer aprender. Que não sabe aceitar as suas limitações de modo a corrigir as mesmas para evoluir.

Em vez disso, esses pseudo criativos limitam-se a copiar o que os outros fazem e não aceitam que ninguém os emende. A grande questão é: pensam que enganam ou outros quando lhes atiram areia para os olhos ou simplesmente vivem iludidos numa teia de cópias?

Enviado do meu iPhone

18 comentários:

  1. Respostas
    1. É o que penso. Sobretudo quando as cópias não têm coragem de dizer onde se inspiram ou que ideia adaptam.

      Eliminar
  2. As cópias nunca vou conseguir singrar realmente, pois falta-lhes o mérito.

    ResponderEliminar
  3. Mas o bacana é o aprendizado. É duro acreditar que existem pessoas tão limitadas.

    ResponderEliminar
  4. O pior é não verem que se enganam a eles próprios...
    Beijo HSB

    ResponderEliminar
  5. Eu penso que estas pessoas são como os mentirosos compulsivos, já estão tão habituados a mentir que acreditam que essas mentiras se tornam verdades..E a realidade é que o maior cego é aquele que não quer ver.Acho, sinceramente, que nem se apercebem que não estão só a enganar os outros, até porque não o fazem, estão simplesmente a enganar-se a eles próprios..Vivem num mundo de fantasia, onde só eles se compreendem. E isso é a maior tristeza de todas.

    ResponderEliminar
  6. Conheço algumas desse género, e acredita vivem tão bem dessa maneira que pensam mesmo que os outros acreditam na sua falsa criatividade, e são capazes de jurar, que criaram que são pessoas cheias de ideias.
    É duro tu um dia dizeres algo que elas não sabiam, algo novo e inédito e três dias depois elas o dizem como se fossem elas a descobrir, que fazer nestes casos?Ignorar estas pessoas, é o que faço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também opto por ignorar, sobretudo as que não querem aprender.

      Eliminar
  7. Olha, tens toda a razão, eu sou criativa até dizer chega...e do que é que isso me serve?...Devia ter paciência e aprender a lidar mais com o "concreto", ou seja, pensar e imaginar menos e fazer mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser criativo é bom. Porém é necessário filtrar essa criatividade e não ceder a tudo.

      Eliminar
  8. Há cópias e cópias, como costumo dizer. Mas entendo oq ue queres dizer!. Também acredito que grandes inovações e acontecimentos com a sua dose de criatividade começaram a partir de uma simples cópia que depois se foi aperfeiçoando :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo a que chamas cópia eu chamo inspiração que nunca é escondida. Aproveita-se algo bom e bem feito para criar algo novo. E isto é diferente de copiar literalmente algo e dizer que é seu :)

      Eliminar