30.4.13

mostrar ou esconder. ter ou não valores


Não sei se será uma questão de mentalidade mas acho que a nudez delas, no que a produções fotográficas diz respeito, é muito mal vista em Portugal. A mulher que se despe é automaticamente catalogada como fácil, porca e alguém que se vende por muito pouco. Acredito também (e aceito) que muitas pessoas defendem que a nudez dever ser apenas apreciada pelo namorado ou marido de alguém. Acho ainda que, em alguns casos, a fraca qualidade das produções fotográficas de algumas revistas que se dedicam ao chamado nu artístico ajudem a criar uma imagem negativa em torno da nudez feminina.

Em alguns países, a nudez é quase sinónimo de pena de morte. Isto não me choca pois acontece em países onde esta forma de pensar está enraizada nas pessoas há muitos e muitos anos. Se consideram que matar centenas de pessoas dá direito a um lugar no paraíso com não sei quantas virgens, é compreensível que vejam a nudez como uma ofensa bastante grave. O que já não compreendo é que em países com outra forma de pensar se continue a achar que uma mulher que aceita despir-se é uma vadia.

Acredito que, para muitas mulheres, verem o seu corpo numa revista seja algo prestigiante. Tal como haverá outras que fazem disso uma fantasia. Ou que ficam excitadas com o facto de saber que vários homens gostam de admirar as suas curvas. Acabei de ver a capa da Playboy mãe. A edição de Maio mostra Tamara Ecclestone. Para quem não sabe, esta mulher, de 28 anos, é filha de Bernie Ecclestone, um dos homens mais ricos do mundo. Tamara, que é uma multimilionária aceitou posar nua para a famosa revista. Do meu ponto de vista, só poderá ter aceite o convite pelo prestígio de posar na revista que, entre muitas outras estrelas mundiais, despiu Marilyn Monroe. Ou para chatear o pai.



Já vi as fotos da produção (quem quiser pode ver neste link) e a última coisa que me passa pela cabeça é automaticamente dizer que é uma mulher sem princípios. Que não devia ter feito aquilo que fez. Prefiro destacar a sua beleza, a elegância das imagens e alguns detalhes cuidadosamente escolhidos pela produção e jornalistas, como o uso dos diamantes, do coelho e do título de capa. Pela negativa, dispensava o uso excessivo de photoshop. E, posso estar errado, aposto que quase todas as mulheres gostavam de ser protagonistas de uma produção fotográfica destas. Ou não?  E será que as mulheres que responderem sim são pessoas sem valores nem princípios?

56 comentários:

  1. Bem....perguntas complicadas HSB! Há revistas e revistas, produções e produções e mulheres e mulheres. Acho que para qualquer mulher soa excitante fazer uma produção fotográfica mas acho completamente desnecessário expor as minhas partes mais íntimas para regalo de terceiros. A linha entre o bom gosto e o ordinário nestes casos é muito ténue e por muito pouco se resvala, contudo, se estão confortáveis com o corpo e com a mente....cada uma sabe de si!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A linha é muito ténue mas um bom trabalho e uma postura correcta da mulher faz com que não seja ultrapassada.

      Eliminar
  2. Obvio que é errado quem ache que as mulheres que posem para as revistas de nú sao menos que as outras, isso é pensamento de malta retardada e do tempo do salazar! Mas fizeste bem em diferenciar as revistas do genero portuguesas das restantes...pq a qualidade e o publico alvo de umas e outras nao tem nada a ver.

    PS: Nao me admirava nada que a Tamara tenha mesmo posado para irritar o pai xD

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é uma questão de mentalidade. Isso do pai não me surpreendia mas acredito mais no prestígio que sente enquanto mulher.

      Abraço

      Eliminar
  3. Acho que tudo depende da revista, dos profissionais que estão envolvidos na produção e das mulheres. Posar nua não significa que a mulher seja vadia ou lá o que for. Acho que acima de tudo significa que a mulher se sente bem com o seu corpo (ou então confia cegamente nos técnicos que trabalharem com o photoshop). Uma produção bem feita é arte.
    Acredito que a diferença entre as produções nacionais e as internacionais se deve principalmente ao dinheiro envolvido.
    Se eu conseguiria fazê-lo? Não sei. Neste momento acho que não, mas nem sei muito bem porquê. E como aprendi na vida a não dizer "nunca" também não digo que nunca o faria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é fundamental que uma mulher se sinta bem com o seu corpo e confortável com a exposição do mesmo. Se isto não acontecer, o trabalho nunca fica bom.

      Sim. Mais dinheiro é sinónimo de mais meios e é possível atrair pessoas mais conceituadas. E depende ainda da fama da revista. Por exemplo, no Brasil todas querem ser convidadas para a Playboy e recebem fortunas por isso.

      Eliminar
    2. É verdade, aqui é encarado com naturalidade uma atriz famosa (e talentosa) posar para a Playboy. E nem por isto ela é mal vista depois. Enfim, mas acredito que as mentalidades mudam, a recém começou o caminho da Playboy em Portugal, ainda vai crescer mais e melhorar a qualidade :)

      Eliminar
    3. Acho que a Playboy portuguesa está muito marcada pelos aspectos negativos da primeira tentativa e pela falta de nudez que marcou o início da segunda tentativa.

      Eliminar
  4. Eu acho que cada pessoa faz o que quer com o seu corpo, eu não faria uma exposição assim do meu, mas não tenho nada contra quem o faz!

    ResponderEliminar
  5. Ela é rica mas não era famosa, agora vai conhecer o que é a fama.
    Umas despem-se pelo dinheiro outras pela fama, não me ocorre mais nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acreditas no prestígio de fazer parte de uma revista conceituada, como é o caso da Playboy Brasil?

      Eliminar
  6. Esqueci-me de te dizer,(já disse num post ou outro) que gostava de ser famosa, lol.

    ResponderEliminar
  7. Deixaste-me a pensar, mas se era capaz de fazer uma sessão de nu, sim era, desde que fosse um nu subtil, e o álbum não passasse da minha porta para fora ;)
    Ahh e considero que a crise de valores ainda não bateu á minha porta, sinto-me bastante integra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas que posares nua é sinónimo de crise de valores?

      Aquilo que dizes (ser só teu) acho que é comum a todas as mulheres :)

      Eliminar
    2. Claro que não, pensava ter deixado isso bem claro, mas é como já disseram aqui imensas vezes, depende tudo do bom gosto e profissionalismo.

      Eliminar
    3. É isso que faz toda a diferença. É isso que faz com que a mulher se sinta uma deusa ou uma galdéria.

      Eliminar
  8. Eu despia-me por dinheiro...MUITO dinheiro! Tanto que acho que ninguém o pagaria.
    Todos temos o nosso preço...uns têm mais zeros que outros!

    ResponderEliminar
  9. Acho que já foi tudo dito... Depende sempre da mulher, do motivo que a leva até essa produção e da produção em si. Claro que não podemos igualar a "Playboy-Mãe" à portuguesa, porque nisso, lamento, perdemos EM TUDO.

    Respeito quem se despe para revistas, não tenho rigorosamente nada contra, mas eu, nua, só para o meu namorado/marido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. Quando começamos a separar revistas é porque reconhecemos qualidade e prestígio a algumas. Certo?

      Eliminar
  10. Não tenho nada contra a quem se despe, quem pode, pode... claro que o fotoshop é amigo! se eu gostava de fazer uma sessão daquelas, até gostava, mas em privado e com as fotos restritas somente para a minha pessoa não para expor ao mundo. Mas, não tenho nada contra a quem o faz e muito menos acho ordinário.. a ordinarissee está na mente de quem observa as imagens, eu acho que é arte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse a Liz é uma linha muito ténue que separa a qualidade do fácil. Mas concordo contigo.

      Eliminar
  11. Já não comentava o teu blog há muito (andei afastada devido a um problema de saúde grave) e o meu regresso ao teu blog, leva logo com um tema tão polémico :)
    Cada um faz o que quer e ninguém tem nada que criticar o que seja...quem o faz, expõe o póprio corpo, não interfere con ninguem a não ser com a própria pessoa por isso...não acho mal nem acho bem, as mulheres que o fazem acho que bem que o façam se isso lhes dá felicidade, quem não oa faz, acho bem também porque estão a agir de acordo com os seus sentimentos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais importante. Está tudo resolvido contigo? Isso é que importa.

      Acho que algumas mulheres têm vaidade no seu corpo e ficam orgulhosas de o mostrar ao mundo. Se não me engano, a Vera Fischer disse um dia que o seu sonho era que todos os homens a vissem nua.

      Eliminar
    2. Sim, consegui fintar o "bicho"(fui operada a tempo) e vou andar cá mais uns anos para criar a minha pimpolha :) e....comentar o teu blog ;)
      beijinhos

      Eliminar
    3. Isso é que importa. Só isso é que importa. Fico muito feliz.

      beijos :)

      Eliminar
  12. Não tenho nada contra quem o faz. Mas eu morria de vergonha só de ter de tirar as fotos na frente do aparato de gente que aquilo deve ser, quanto mais ver-me depois nas capas de milhares de exemplares de uma revista. no way.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que nestas produções costuma estar apenas a modelo e o fotógrafo. Há um grande aparato que desaparece no momento em que o robe cai do corpo. E isso dá segurança às mulheres. Pode parecer esquisito porque toda a gente a irá ver nua mas aquele é o momento do acto. E quanto maior for a segurança da mulher, melhor será o trabalho. Depois toca a música certa e algumas pedem vinho ou champanhe para ficarem desinibidas.

      Eliminar
  13. Acho que o corpo da mulher é muito bonito e deve ser fotografado e exposto se a pessoa tiver elegância e sensualidade para isso e não se importar com a exposição.Eu preservo muito a minha intimidade, mas não me cho ca, acho até artístico algum do trabalho que se faz por aí!

    ResponderEliminar
  14. Não dá para catalogar as coisas assim :) Nem tudo é preto e branco! E em muitos países pelo prestígio da revista é um luxo ser-se escolhida para capa :) ... e não se pode dizer que as fotos nesses caso não sejam artísticas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho o mesmo que tu e a Playboy Brasil é o melhor exemplo que se pode dar :)

      Eliminar
  15. A fotografia é uma arte, mas nem todos temos a capacidade de tirar boas fotografias sejam elas a um nu ou a uma simples maçã. Pousar também é outra arte: há quem tenha jeito e há quem não tenha. Pessoalmente adoro fotografias de nus artísticos - e estas são boas. Não é uma coisa só para mostrar mamas - claro que também é para mostrar isso e o resto - mas nota-se que nada é esquecido e que toda a sessão foi bem planeada desde o cenário, aos acessórios e à pose.
    O corpo é de cada um e cada um faz dele aquilo que quer.

    ResponderEliminar
  16. Porque é que havia de ser uma questão de valores? Uma produção bem feita não choca ninguém e torna-se numa imagem apelativa, sem nada de pejorativo.
    Se eu gostava de fotografar nua? Gostava, uma produção muito subtil e com bom gosto, sim. Mas para fotografias de uso privado, não me conseguiria expor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dava pano para mangas. A maior parte das mulheres gostava de ter as fotos para si. O que será necessário para que passem a querer que todas as pessoas as vejam?

      Eliminar
    2. Acho que o resultado das fotos. O reconhecer-mo-nos ali naquele momento, sem vulgaridade. Depois dessa certeza acho que algumas mulheres aceitariam a exposição.

      Eliminar
  17. Aposto que o fez para chatear o pai!
    Sou mulher, só o faria se fosse para mim e para o meu Homem, em privado!
    Tudo depende da qualidade das fotografias e do bom gosto, senão, com toda a franqueza ficam vulgares!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que seja uma espécie de birra de menina multimilionária. Mas também acredito que possa ser pelo prestígio.

      É muito fácil ser vulgar.

      Eliminar
  18. o problema nem é a nudez, é o bom gosto da sessão e da respectiva produção artística em si. esta em particular não tem grande classe, e a miuda está com uma pose meio parola... se é para captar a nudez de uma forma bonita, vejam o trabalho do David Hamilton nos anos 70. portanto, a questão aqui não é a nudez, é mesmo o bom gosto. eu jamais posaria para uma capa Playboy (tal como não posaria para uma revista de tuning, são gostos, nada contra) mas imagino-me a posar para a Ellen Von Unwerth ou para o Demarchelier.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abordas temas importantes e interessantes. O gosto de quem se quer despir e mesmo de quem vê. Percebo a tua opinião.

      Eliminar
  19. eu cá não sou daqueles que gostava de fazer uma produção deste género, mas não vejo nenhum mal na opção de quem as faz. seja pelo prestígio, por gosto, por dinheiro ou por qualquer outra razão, se a pessoa a decidiu fazer está no seu direito e ninguém tem que criticar ou julgar. cada um sabe de si, né?

    e verdade seja dita, se há quem faça fotos deste tipo é porque há do outro lado quem gosta de ver. no meu caso, quando a produção é bem feita, com nível e qualidade, eu gosto de ver e apreciar o trabalho!

    ResponderEliminar
  20. Eu não tenho nada contra as modelos que se despem para uma produção fotográfica,não vejo nada de mal aquilo faz parte do trabalho delas e lucram no final.Odeio é as que se despem por nada ou por pouco e depois querem ser respeitadas,essas é que são vulgares!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que há mulheres famosas que não se despem por dinheiro. E acho que uma mulher nua (que se despiu para uma revista ou cujas fotos íntimas se tornaram públicas) não deve ser considerada vulgar porque na realidade todos nós fazemos aquilo.

      Eliminar
  21. Muitas pessoas têm uma mente "pequena", e associam estas produções a pornografia,e isso é uma parvoíce.
    Basta dar uma vista de olhos às mulheres que foram capas da revista, à luta ganha de publicar a revista em Israel.
    As produções são fantásticas, e mesmo as nossas são boas produções. Mas por cá, continua-se a achar que quem posa para a playboy e semelhantes que são umas vendidas.
    Caramba....há revistas "comuns", bem mais "fortes" do que as da playboy e com mulheres ainda que parcialmente vestidas.

    ResponderEliminar
  22. Considero uma arte, se a produção for bem feita e a mulher não for vista como um objecto. Ou seja, se se valorizar a mulher e a beleza do seu corpo.

    Mas para mim, enquanto homem e conhecendo-me como conheço, seria extremamente complicado ver a minha namorada/mulher nessa situação. Podia dar um exemplo pessoal de alguém que já passou pela minha vida há algum tempo, mas para preservar a intimidade dessa pessoa não vou fazê-lo. Apenas posso dizer que torci muito o nariz e a coisa acabou por não acontecer - pelo menos naquela altura (eu sei, e ela sabia também, que eu não ia lidar bem com a situação - mesmo não sendo para uma revista mas sim uma produção pessoal, para um portefólio). E atenção, não sou machista (nem perto!) e até me considero open mind, mas há situações que coiso... Não tenho nada contra quem faz essas produções e até aprecio um nu artístico feito com qualidade, mas na posição de namorado/marido não ia saber lidar com a situação...

    (e agora vamos lá ver se não chovem comentários de mulheres indignadas com a minha visão :$)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo aquilo que queres dizer. Acho que muitos homens pensam como tu. Sei de casos de jogadores de futebol que ficam fulos quando elas se despem. Isto porque estão com colegas que têm as revistas com as mulheres deles despidas.

      Eliminar