23.4.13

o meu regresso ao centro de saúde


Não me lembro da última vez em que fui ao centro de saúde da minha área de residência. Era lá que estava o meu médico de família mas preferi sempre os serviços de outro profissional. Julgava que isto não teria qualquer consequência até que recebo uma carta a dizer que estou em risco de perder o médico de família (outro porque o primeiro já se reformou) porque há muitos anos que não sabem de mim. Fui aconselhado a marcar uma consulta de modo a não perder o médico de família. E foi o que fiz.

Há muito que a consulta estava marcada para hoje. Não sabia o que dizer na consulta. Mas a gripe encarregou-se de mudar isso. Para começar, deveria ter sido o primeiro a ser atendido. Fui atendido em quinto e, de acordo com a minha nova médica de família, a culpa foi de um erro informático. Segundo dado. Antigamente sentava-me de frente para o médico. Agora, fico mesmo ao lado. Quase que dá ar de saída romântica, não fosse a doutora ter idade para ser minha mãe.

“É a nossa primeira consulta mas vejo que está doente”, disse-me.
“Confesso que marquei a consulta quase por obrigação mas estou engripado. Ando assim há vários dias. Estou todo entupido e com tosse. Acabou por calhar bem”, respondi. E assim começou a nossa conversa.

“Ok. Como é a primeira consulta. Faz o quê?”
“Sou jornalista”
“Qual é a sua altura? E o peso?”, foram as perguntas que se seguiram.
“Bebe?”
“Sim, bebo.”
“Com que frequência?”
“Por norma aos fins-de-semana”
“O que bebe?”
“Vinho às refeições.”
“Não bebe cerveja?”
“Sim, também bebo. Por norma também é (quando acontece) aos fins-de-semana.”
“Fuma?”
“Não.”
“Contacto com drogas?”
“Também não.”
“Muito bem.”

Até que chegou a altura de medir a tensão. Fui convidado a despir a camisa. Assim fiz e fiquei a saber que estava tudo ok. Mas a conversa não ficou por aqui.

“Tem o boletim de vacinas consigo?”
“Não. Acho que está em casa dos meus pais.”
“Diz aqui que não é vacinado desde 1994.”
“Não sei precisar a última vez que fui vacinado.”
“Então da próxima vez traga o boletim. Se estiver errado, actualizo aqui. Caso contrário, leva a vacina do tétano que deveria ter levado há dez anos”
“Ok”

“Faz desporto? Com que frequência?”
“Sim. Frequento o ginásio e jogo futebol. No total são quatro vezes por semana.”
“Tem sido saudável?”
“Sim.”
“Ainda bem.”
“Tem feito exames?”
“Sim, faço análises com frequência no trabalho”
“Ai é? Já tinha mandado imprimir umas para fazer.”
“Não faz mal. Eu faço.”

“Sei que o seu pai teve um problema cardíaco. Como está?”
“Felizmente, está bem.”
“E a sua mãe? Queixa-se de alguma coisa?”
“Não.”
“Pois. Os seus pais costumam vir cá mas recordo-me melhor da situação do seu pai por ser mais recente.”
“É normal.”

“É giro. Têm aparecido por aqui pessoas novas e é o segundo jornalista.”
“Engraçado.”
“Obrigado.” Levantei-me e saí do consultório.

Ahh, já me esquecia. A gripe foi só abordada no início da consulta e não teve direito a mais do que breves segundos de conversa ou medicamentos que ajudem na cura da mesma. Até porque o grave é quando evolui para outras coisas. De resto, o importante no meu regresso ao centro foi preencher a minha ficha. Saber os meus dados. Com quem vivo. Se bebo. Se fumo. Se pratico desporto. E mandar fazer análises. Não posso julgar a competência da profissional porque não tenho matéria para o fazer e nem é esse o meu objectivo. Mas se olhou para mim e viu que estava doente não poderia ter esquecido a ficha? Será que não me podia examinar antes do questionário? Ou será pedir muito?

42 comentários:

  1. Isso foi mesmo uma consulta para preenchimento da ficha clínica. E pelos vistos num Centro de Saúde com condições precárias.. Espero que te receitassem algo para a gripe ou nada mesmo?!! Se te confortar saber, aqui por casa anda essa virose e também além dos habituais comprimidos para a febre e mal estar geral, nada mais se tem feito. Dizem-me que andam "viroses" por aí ( quando não sabem chamam-lhe sempre isso..),só sei que a tosse persiste vai para duas semanas.
    Boas melhoras para ti !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me receitou nada. Nem seques fui auscultado. E isso não é normal.

      Obrigado e as melhoras.

      Eliminar
  2. Os médicos começam a estar formatados, é pena mas é o que temos.

    ResponderEliminar
  3. Das raras vezes que lá vou, o meu médico de família faz-me exactamente o mesmo. A anterior também era igual. Deve ser mal comum...

    ResponderEliminar
  4. By the way, e como acho que vi em qualquer lado que tinhas 31 (devo ter decorado, porque também faço este ano), este ano é para levar a vacina do tétano :P!!! Já marquei a minha, vou para a semana :P

    ResponderEliminar
  5. As minhas consultas normalmente nem 10 minutos demoram xD

    ResponderEliminar
  6. Eu trabalho num centro de saúde, actualmente e de uma forma pomposa chamado de Unidade de Saúde Familiar, e sim há profissionais que trabalham para atingir números, esse é claramente o caso, está estipulado que é necessário atingir um determinado número de consultas de Saúde de Adulto (para que seja atingido um Indicador de avaliação)e nessa consulta faz-se uma rotina - daí as análises - se o adulto estiver doente estraga tudo pois passa a episódio de doença aguda! Vá, quem mandou 'gripar' na véspera de uma consulta de rotina anual... mas agora era tudo ,não???

    ResponderEliminar
  7. Hoje em dia, com a informatização do processo clínico, os médicos de família têm a obrigação de saber esses dados (e não só esses, muitos mais, para avaliação do risco da família, situações de precariedade, risco social, etc, etc) e têm uma plataforma para esses dados com o objectivo de as coisas estarem mais ou menos uniformizadas. Pode parecer-te estranho mas são informações importantes para os médicos dos cuidados de saúde primários, dado que o objectivo é actuarem principalmente na prevenção. É onde convergem todos os problemas que não só médicos. Não é igual a ir a uma consulta de especialidade onde és observado e te pões a andar e não interessa muito quem és e de onde vens. Devia ter-te observado, claro, aí falhou. Mas vá, é só uma gripe, não sejas mariquinhas ;) Paracetamol 1g 8/8horas e descanso ;)*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)

      Acho bem que tenham esses dados todos. Só não achei normal ignorar a doença.

      beijos ;)

      Eliminar
  8. Gostei que tivesses passado discretamente o peso e altura à frente. ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Primeira pergunta: "Faz o quê?"... ?!?!?!

    ResponderEliminar
  10. Que bom não ires tanto tempo ao médico. Infelizmente não posso dizer o mesmo. O ano passado para mim foi o record mas no hospital.
    Mas o que fizeram foi para actualizar os ficheiros, nada mais. Porque quem não aparece, perde o médico de saúde. Felizmente tenho uma óptima relação com a minha médica de família e ela é espectacular. Poucos poderão dizer o que digo, mas espero que ela não se reforme tão depressa!

    Haja saúde, que é necessário!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou ao médico. Mas opto por outro que me acompanha desde que sou miúdo.

      Ainda bem que tens essa sorte. O meu antigo parecia uma personagem do Herman José :)

      Eliminar
  11. Quem me dera passar assim tanto tempo sem ir ao médico, mas infelizmente é todo o santo mês... Tenho a dizer-te que a tua médica de família não foge à regra dos 3647859 médicos a quem tenho recorrido nos últimos tempos. Adoro pagar para ser transparente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os meses? Por causa da profissão?

      Eu já paguei a um para me apalpar as mamas e mandar-me para casa. Queres falar sobre isso?

      Eliminar
  12. Os médicos de família são um dos grandes males do SNS :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que existam médicos muito bons que se preocupem com a saúde e não com uma ficha clínica.

      Eliminar
  13. Nem te auscultou os pulmões??!!??
    De facto, esta medicina de agora, só de "olho", mete dó...enfim, o que contam são números e a estatística...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. E isso é que me espanta. Pois é aquilo que todos os médicos fazem.

      Eliminar
  14. Foste a uma consulta de rotina, não foste num episódio de urgência, quem te manda adoecer com a consulta de rotina marcada, hã, hã?

    ResponderEliminar
  15. :) São consultas de rotina com procedimentos que eles são mesmo obrigados a fazer...até porque nos dias que correm andam todos em cima e perder o médico de família não é bom :) Pensa que não deves estar tão mal senão ela focar-se-ia de certeza na tua gripe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não ponho isso em causa. É claro que a ficha deveria ser actualizada. Mas, não me deveria ter auscultado, pelo menos?

      Eliminar
    2. não te auscultou?????...ups...assim também não :(

      Eliminar
  16. Não,não poderia ter esquecido a ficha. Isso faz parte da anamnese - http://pt.wikipedia.org/wiki/Anamnese_(sa%C3%BAde)

    As pessoas antes de falarem devem informar-se, para não dizerem asneiras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo link. Mas vê-se claramente que não leste o link antes de perderes tempo a colocar o mesmo no teu comentário.

      Devias ter lido que na anamnese existe a parte da queixa principal. No meu caso, seria a gripe/constipação. Esse seria o princípio de tudo. E que poderia levar a outras questões.

      Como dizes e muito bem, as pessoas antes de falarem devem informar-se, para não dizerem asneiras. E era isso que tu deverias ter feito, "amigo" que assina como Sílvia.

      Eliminar
  17. Nao te ter perguntado qual a media de relaçoes sexuais por semana foi uma sorte...eu ja nao tive essa sorte ( e a medica era realtivamente nova e jeitosa qb lol ), logo imagina o meu desconforto xD

    E tambem tinha 2 vacinas em atraso ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Também fui presenteada com uma carta dessas, que tinha um código de activação em negrito, só que fiquei sem o bonus da consulta, será porque há 7 anos que não tenho médico atribuído?. No meu caso, passou por uma ida à funcionária da recepção que se limitou a activar o tal código e mandou-me para casa descansandinha. Escapei do inquérito. Lembro me que a minha ultima consulta no CS foi há 4 anos, deve ter sido isso...
    As melhoras
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim disseram-me que só resolvia a situação com a marcação de uma consulta.

      Obrigado

      Eliminar