24.4.13

b. free


Sempre morei no Concelho do Seixal. Terra onde se dá muito destaque às comemorações do 25 de Abril. Cresci a marcar presença nos festejos de um local que posso chamar meu. Em miúdo, ia com os meus pais e irmã. E ficava na margem do rio Judeu à espera que chegassem as 00h00 para ver o fogo-de-artifício. Refiro-me ao dia 24. Este espectáculo servia (e ainda serve) de separador de outros dois. Uma dupla de concertos. Um antes e outro depois da meia-noite.

Para mim, isto é uma tradição com tantos anos como aqueles que tenho de vida. E uma daquelas que gosto de cumprir e não deixar morrer. E hoje não será excepção. Assumo que não são os concertos que me movem. Nunca foram. Apesar dos grandes artistas que por aqui têm passado. Este ano actuam o Carlos do Carmo e o Pedro Abrunhosa. Aquilo que mexe comigo é mesmo o fogo-de-artifício que tem por hábito terminar com um barco a arder onde se lê "25 de Abril Sempre". E também a fartura que mata a gula e antecede o espectáculo.

Este ano, a grande novidade é que moro num sítio que me permite ver o fogo-de-artifício da varanda e a explodir praticamente à altura da mesma. É como se fosse um pequeno camarote. Como tal, em vez de me misturar com a multidão, como costuma acontecer, prefiro juntar a família em casa. A única visita à rua será mesmo para comprar as belas das farturas.

A outra novidade deste ano é que a família tem mais um membro. O pequeno b. que faz a sua estreia em celebrações do 25 de Abril. Empolgado com o evento, foi ao roupeiro buscar o seu melhor fato. E pediu-me para colocar aqui uma imagem dele com a roupa nova. (Aqui entre nós, ele é vaidoso e quer a vossa opinião). Também lhe disse que o fogo-de-artifício é apenas à meia-noite mas não o consigo tirar da varanda. Já não quer sair de lá.




37 comentários:

  1. Nem me fales no Seixal. Estou com uma neura em casa atacada por uma alergia medonha (até ir à varanda me incomoda) e sem poder ir ver o Pedro Abrunhosa :( Além disso ainda a aturar o choro do meu filho de não ver o Abrunhosa e o fogo de artificio. Nós estivemos a um passo de ir para a Quinta da Trindade.

    ResponderEliminar
  2. Isso no camarote é outro luxo :)
    Epah, e o b. está um gentleman eheheh

    ResponderEliminar
  3. Durante 4 anos também fiz disso um hábito. Agora já não.
    E o b. está um jeitoso.

    ResponderEliminar
  4. O b. está mais que preparado!
    Este dia por acaso tb tem algo de especial (ou não) para mim.
    Divirtam-se. :)

    ResponderEliminar
  5. Nem preciso de te dizer que me provocaste uma nostalgia gigante aqui na minha sala de Buenos Aires... pela primeira vez... vou quebrar a tradição de sempre!:( Hoje não me "esperavam esses dois senhores", mas sim o Sérgio Godinho!... Primeiro 25 de Abril longe de Portugal...:(
    O B. também me provocou nostalgia credo!! Legos!!!!!!!! Tardes e tardes, horas e horas passadas de volta deles!!!!:) ehehhe Bem vou ali comer uma bolachinha Oreo Duo... que é como quem diz chocolate e dulce de leche!!;) Para passar a tristeza nostálgica!!;) ehehe Mas diz ao B. que se ele quiser dou-lhe uma oreo para ele!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "nosso" fogo-de-artifício continua lindo :)

      O b. devora-te as bolachas todas.

      Eliminar
  6. Sou do norte e "25 de Abril Sempre"
    Por cá, não ouço nem vejo fogo de artifício
    mas cá por dentro o meu coração pula e avança
    Viva Viva o 25 de Abril.

    ResponderEliminar
  7. Aqui na vizinha Almada também não é muito diferente. Trocando com distinção o Abrunhosa pelo Godinho mereceu-me a saída à rua para o ver e ouvir em melodias intemporais, mas fugi à pressa do discurso da Maria Emília para vir para casa ver o maravilhoso fogo de artifício e usufruir da vista privilegiada que tenho do terraço da minha casa no "cimo do mundo".

    O B estava muito bem! Cheio de personalidade logo de pequenino :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste muito bem. O de Almada também é lindo.

      O b. agradece os mimos :)

      Eliminar
  8. Legal seu blog!

    Parabens!

    Chaga mais no meu: www.queminteressa.blogspot.com

    Ou não..

    Me fale o que avhou.

    Voltarei mais por aqui!

    ResponderEliminar
  9. Estas suas palavras podiam ser minhas, também eu tinha o hábito de ir ao Seixal na noite do 25 de Abril. Hoje vejo o fogo de artifício da janela e ouvia em fundo a música do Carlos do Carmo e depois de Abrunhosa. Vi, por exemplo, um espectáculo de Xutos e Pontapés, há alguns anos, no Seixal que foi simplesmente espectacular.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano, e pela primeira vez, estava deitado a ouvir os concertos em casa. Pois o palco fica praticamente de frente para a minha casa.

      Trata-me por tu, pode ser?

      beijos

      Eliminar
  10. Assistir à festa de camarote é para gente fina...muito bem. :) ehehehe

    ResponderEliminar
  11. A avenida vestiu-se a preceito e oi bonita a festa, pá! e as miúdas já sabem a letra da Grândola :)

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo Mamã de Peep-Toe...Tanta interrogação na minha cabeça .Só sei que baixar os braços não ajuda nada, de resto ..

    ResponderEliminar
  13. Acho que tudo na vida nos deixa com perguntas e mais perguntas. Pessoalmente, dou-vos os parabéns por serem assim. Por pensarem nas coisas. Por quererem saber mais e mais.

    ResponderEliminar
  14. B. és lindo, mas hoje estás especialmente "empinocado"

    ResponderEliminar
  15. Tão bom...és mesmo previligiado em terres tudo tão pertinho de ti! Acreditas que da minha zona (Corroios) consegui ouvir o som dos concertos que só podiam ser mesmo do Seixal ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu deixei-me dormir ao som do Abrunhosa. Parecia que tinha o cd a tocar no quarto :)

      Eliminar
  16. Também costumo ver o fogo de camarote mas este ano, com o cansaço, vi para dentro!

    ResponderEliminar
  17. Quando vestes o Bii á benfiquista pah?? xD

    ResponderEliminar