4.1.13

e toca e toca e toca


Desenvolvido no final dos anos setenta, o voicemail é uma das melhores invenções que podem estar associadas a um telemóvel. É o ideal para quem não gosta de atender o telemóvel. É o ideal para quem tem o hábito de não atender chamadas de números que não conhece. Além disto, é algo essencial para quem tem um telefone profissional. Ter o voicemail activo evita que se ligue dezenas de vezes uma pessoa. Que se aparente ser chato. Que se dê ar de groupie ou stalker obcecado com alguém. Evita ainda que se passe dois dias a tentar chegar à fala com uma pessoa.

É que eu, enquanto jornalista tenho a obrigação de insistir no telefonema (sobretudo quando a pessoa aguarda um contacto telefónico) mas muitas oportunidades, de negócios ou outras quaisquer, podem dissipar-se com algo tão simples como uma caixa de voicemail inactiva. Muitas pessoas pensam: “seja quem for, se tiver interesse volta a ligar”, mas existem casos em que o interessado é aquele que recebe (e ignora) o telefonema. E se o carteiro toca sempre duas vezes – belo filme de 1981 – o telefone pode tocar apenas uma.

24 comentários:

  1. Pois, eu não tenho o meu activo, nunca senti que precisasse! Mas depois de ler isto... bien, é caso a pensar!

    ResponderEliminar
  2. No telefone profissional tenho-o activo, mas no pessoal not, porque minha querida mãe nunca desliga o telemóvel quando eu não atendo e depois tenho mensagens intermináveis de fdnfnsdajfndfnj...ela não atende...dkfjdjfdijfi...(conversa com outros)....hdfhjdfjdhfjdhfka

    ResponderEliminar
  3. Upss, o meu está inactivo...
    Mas é só por preguiça, e porque ainda não descobri como se faz nesta coisa nova que tenho, no velho Nokia era tudo mais simples.
    Vá... quando ligares, deixa tocar 2 vezes... looool (como o carteiro de Neruda)
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Pois, confesso que o meu também não está a funcionar ;) Penso sempre que não é necessário, mas tens razão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que não enviam sms e há pessoas que não ligam uma segunda vez.

      Eliminar
  5. Eu tenho saudades daquele telefone que tinha um auscultador, um fio curto (que não dava para andar a passarinhar...) que se atendia e se desligava ponto. Ou se estava ou se não estava, simples. Hoje em dia pergunta imediata a seguir ao "Estou"(e já agora porquê estou se atendeu é porque está!) "Onde estás?!" Essa agora! O que é que quem liga tem a ver com isso?!


    Desculpa...derivei...Posto isto voicemail?!
    Nim...

    Jinho

    ResponderEliminar
  6. Olha o meu está inactivo nem sei como fazer ..tenho de ler as instruções é o que dá aderir ás modernices são muitas instruções e um Mundo a explorar.
    Mas aqui que ninguém nos ouve não me importo nada que liguem 2 ou três vezes , é sinal de persistência e se não for para publicidade ou inquéritos até gosto...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só que há casos em que não acontece uma segunda chamada...

      Eliminar
  7. Bom, quando tento contactar algum cliente com alguma situação urgente e do interesse dele e o voice mail não está activo, envio uma mensagem a dizer: "peço que me contacte, é um assunto do seu interesse" e pimbas, ligam na horinha :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas nem toda a gente faz o mesmo do que tu :D

      Eliminar
    2. Pois não. Faço isso porque, na realidade, tenho todo o interesse em conseguir falar com o cliente, sendo que também é um assunto de um interesse dele, mas claramente meu também ;D

      (não há bela sem senão)

      Eliminar
  8. Vou-te confessar uma coisa...o meu voicemail não está ativo :(...shame on me :)

    ResponderEliminar
  9. Desta vez escrevo a dizer que discordo do teu ponto de vista. Acho que pela primeira vez. Não tenho voice mail no telemóvel há milhares de anos! Cheguei a receber mensagens daquelas que alguém liga por engano e fica a gravar o som da sua mala, durante mais de meia hora. Infelizmente nãos e pode apagar uma mensagemq ue não foi ouvida até ao fim. Ou as pessoas que ligar e deixam uma conversa completa no voice mail...
    Não tenho voice mail activo. Se o nº for identificado ligo de volta. Se tiverem urgência em deixar que recado podem enviar um SMS, mais fácil de ler, consultar e apagar.
    Por outro lado dou o meu e-mail a toda a gente e podems sempre enviar um e-mail.
    E assim... hoje discordei do Homem Sem Blog!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o teu ponto de vista mas imagina este cenário. Uma oferta de emprego. A empresa escolhe vinte pessoas para entrevistar na primeira etapa de recrutamento.

      Ligam uma ou duas vezes a uma pessoa que não atende, que não tem voicemail e que não retorna a chamada. Achas que vão mandar um sms a dizer que a pessoa é uma das 20 ou ficam apenas com 19?

      Eliminar
  10. eu sou adepta das sms's, mas claro que nos casos profissionais é óbvio que a mensagem de voz é crucial.
    também é preciso ter em conta que na TMN ao fim de 3 meses sem uso a caixa de voice mail desactiva, e há quem não se aperceba :(

    ResponderEliminar
  11. Atendo sempre e se não posso na altura devolvo logo que tenho oportunidade.
    Nunca se sabe o que nos querem dizer do outro lado.

    ResponderEliminar