4.1.13

pedras


Ontem, numa conversa com um grupo de pessoas falou-se de pedras. Daquelas que nos aparecem na vida ao longo do nosso percurso. Naquele caso específico tratavam-se de conselhos matrimoniais dados a um amigo e que, para mim, fazem todo o sentido. O primeiro foi para ter cuidado com os sete anos de casamento (o eterno mito já discutido aqui). Além deste, recebeu outro. Bastante sábio, defendo. E o mesmo era sobre as tais pedras que marcam as caminhadas de todos.

Se encontrares uma pedra grande no teu caminho vais desviar-te. Ou vais tentar remove-la do teu percurso. Se encontras uma pedra pequenina dás-lhe um chuto para trás da porta. E assim vais fazendo. Pontapé a pontapé, pedra a pedra. Até que um dia vais espreitar atrás da porta e tens um monte enorme de pedras que já não consegues remover. Por isso, tem cuidado com as pedras pequenas, foi o conselho dado.

Volto a dizer que era um conselho aplicado à vida a dois. E não será preciso referir que as pedras eram uma referência aos problemas que enfrentamos ao longo da vida. E acho que estas palavras fazem todo o sentido. Não só numa relação a dois mas em qualquer outra. Há várias formas de lidar com os pequenos problemas. Resolver no momento, aquilo que poucos fazem. Fingir que não estão lá e deixar para amanhã, o mais comum. E dizer que o problema é do mundo pois errar é algo que não nos assiste e que nós é que estamos certos, típico de quem só tem olhos para o seu umbigo.

Assumo que durante muito tempo pontapeei pequenas pedras que acabaram por se revelar problemas de difícil resolução. Porém, cada vez mais dou razão a conselhos como este. Resolver tudo na hora, por mais pequeno que possa ser o problema. Não adiar aquilo que será eternamente adiado até ser usado como arma de arremesso numa qualquer discussão. Acabando por se transformar em algo sem resolução.

73 comentários:

  1. Em minha casa, essas pedras pequeninas resolvem-se assim que seja possível. Ninguém se deita zangado com o outro. Assim, um dia não vamos acordar e ter a porta fechada porque simplesmente ignoramos as pedras pequeninas durante imenso tempo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem. Tento fazer o mesmo. Em casa e fora dela, que foi o exemplo pessoal que dei.

      beijos

      Eliminar
  2. Afinal a crise dos 7 anos existe?!! Em relação ás pedras, parece-me um sábio conselho! Isto de casar é um bocadinho complicado, hein?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que sim...

      Também acho que é um sábio conselho e não apenas para o casamento.

      Eliminar
  3. tornam-se verdadeiros CALHAUS mesmo....
    sábio conselho....mas se os conselhos fossem soluçoes não se davam...vendiam-se....(este outro ditado antigo)
    E não há regras feitas nesta coisa de viver....seja a nossa vida seja a DOIS....
    bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai se a Jingas vem ler isto... "Calhau"???
      Tás tramada Tuzinha... loool

      Eliminar
    2. É que vim já a correr!

      Não confundas pedras com calhaus!! Os calhaus são redondinhos, polidos...muito mais decorativos qua as pedras!! ;)

      Eliminar
    3. Ahahahha... pera,,,
      acho que pedra ainda pode ser POLIDA e reluzida pah...
      mas os calhaus esses já nem têm "pontas"....são mais escorregadios...
      mas há CALHAUS e calhaus... tá?? porque tambem há CALHAUS de personalidade....looolll

      Eliminar
    4. Deve ser isso SS... ela não sabe é como se safar desta... eheheheh

      Eliminar
    5. LS...achas que me safei?? é que se ela manda um calhau do outro lado do oceano...tou sujeita...:P

      Eliminar
    6. Ela já te ameaçou com qualquer coisa que não faço a minima ideia do que seja, mas coisa boa não é...
      Por isso não te coloques a jeito...loool
      Quanto ao HSB, qualquer dia vamos começar a cobrar bilhete pelas risadas, não é meninas? Fazemos mais barato que a Lusomundo (agora lembrei-me da SS)

      Eliminar
  4. Creio que essas pequenas pedras de alguma forma tornam-se saudáveis... obrigam-nos a parar e reflectir... é como ma campaínha de alerta ... fazem-nos aprender a valorizar coisas simples... importantes para nos... como todos sabemos, a algeria anda de mão dada com a tristeza... c´est la vie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso tudo é válido quando são resolvidos os pequenos problemas. Ou não?

      Eliminar
    2. pensa bem, é sempre, mas sempre válido! mesmo que não fiquem totalmente resolvidos, ou resolvidos como nós gostaríamos... fica o alerta algures no nosso subconsciente... e um dia irá servir para algo... de forma positiva, não??

      Eliminar
  5. Era assim que devia ser, mas o ser humano é cobarde por natureza!
    Prefere fingir que o problema não existe e ignora-lo.
    Eu ás vezes sou assim... hoje por exemplo tinha vontade de ter uma conversa séria com uma pessoa, mas prefiro ficar no meu canto e esquecer que ela existiu na minha vida!
    Portanto dei um valente pontapé no assunto, e espero que do outro lado a consciência esteja tranquila!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cuidado...andas ao pontapé....não vá o assunto fazer ricochete e de repente levas com ele na cabeça....
      olha eu .....
      ninguem merece :P

      Eliminar
    2. Não tem calibre para "ricochetar"...lool
      Tenho pontapé fraco, o que é uma pena...

      Eliminar
    3. Lírio, o meu não...tenho alto pontapé!! ;)

      Eliminar
    4. Então estás contratada!!
      Quanto vale um pontapé Madeirense?

      Eliminar
    5. Nem todas as pessoas são cobardes. Mas há muitos por aí que vendem publicidade de fortes e magníficos e que na realidade são umas pequenas galinhas cobardes.

      Mais uma vez, só me fazem rir :)

      Eliminar
  6. Eu já tive pedras nos rins...não consegui ignorá-las!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ai que DUAS.... :)
      HSB...tu tem cuidado com elas... ehhehe

      Eliminar
    2. É duas é... lá estás tu a fugir com o traseiro da seringa...

      Eliminar
    3. o traseiro da seringa... foi fino amiga.....
      estiveste bem...
      vá....lá escapei à picada de enfermeiro.... ahahhahah

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Mas eu sou uma pessoa fina, até ao primeiro calo pisado... a partir daí... incorporo uma baiana e rodo a saia :)

      Eliminar
  7. E será sempre assim porque tudo de torna um ciclo, se arrastares pequenas pedras atrás delas vem sempre mais e mais o que acaba por ser tornar num conjunto de problemas sem fim. Por isso, tbem sou apologista de que as coisas devem ser resolvidas na hora e sem rodeios pois só assim permitimos que este "bolo" não ande em constante ascensão. beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Confesso que tenho escondido algumas pequenas pedras atras da minha porta!
    Pelo contrario deveria sim enfrentar essas pequenas pedras e talves assim ganha-se mais o respeito das pessoas!
    Tlaves assim deixassem de me ver como uma miuda que já nao sou, talvez levassem a minha relação de não casada porque não ha dinheiro para festas e nao sou daquelas que vai estar a espera dos pais para pagarem porque os pobres coitados tem a vida deles para orientar e ja basta.
    Acho que uma das minhas resoluções para 2013 vai ser essa enfrentar de cabeça erguida essas pedras!!

    ResponderEliminar
  9. Sou da opinião de não deixar nada por resolver, por tratar. Gosto de resolver tudo na hora.
    Não gosto de fazer de conta que os problemas não existem. É o mesmo que esconder o lixo atrás da porta.

    ResponderEliminar
  10. Este assunto de uma forma ou de outra já foi falado por aqui e nos comentários acima está tudo dito, ainda assim sabes a minha opinião: Não deixar nada por fazer, nada por dizer, lembraste?
    A pedrinha até pode ser pequenina, muito pequenina, mas se estiver no sapato por exemplo, não descansas enquanto não a tiras, certo? Num relacionamento é a mesma coisa, se ficar por resolver, ou por dizer, num desentendimento será a primeira pedra a ser arremeçada!

    Jinho

    ResponderEliminar
  11. Quando falámos em pedras, a que género de situações nos referimos?

    Traços de personalidade são considerados pedras?
    Se um elemento do casal não gostar quando o outro elemento ignora um empregado de mesa (não agradecendo um serviço que aquele deveria fazer no âmbito da sua profissão, e fez) ou não gostar de que a outra pessoa trate por 'gaja' uma personagem da sua vida (em vez de 'miúda' ou mesmo 'senhora'), esse elemento incomodado deve dizer ao outro membro do casal: "essas falhas incomodam-me" ou isso será interferir com a personalidade alheia? Apesar de serem coisas aparentemente pequenas e não directamente ligadas à relação dos dois, são pedras que se vão transformar em coisas importantes, por acumulação. Então como lidar com elas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que são coisas que podem/devem ser faladas. Acho que é saudável para o casal. Essas situações podem ser faladas no momento ou um pouco mais tarde, dependendo do caso.

      Se não for falado chega-se ao dia em que um diz: "Estou farto de ti. Estás sempre a dizer gaja etc etc", algo que pode acontecer num dia mau e provocar uma grande discussão.

      Eliminar
    2. Acho que estes detalhes não entrariam numa discussão :P A haver discussão teria de se iniciar num problema que nos envolvesse aos dois. Mas aqueles exemplos desencantam, e isso também pode ser uma pedra no caminho. Se por um lado parece simples dizer "não achas que deverias ser mais educado?" por outro lado parece-me que a verbalização soa bastante agressiva. O equilíbrio nas pequenas coisas sempre me pareceu o mais complicado de atingir. Porque se não há equilíbrio nas coisas grandes também não há relação possível.

      Eliminar
    3. Desde que não se acumulem pedras...

      Eliminar
  12. Concordo contigo, os problemas devem ser resolvidos na hora sejam eles graves ou não, o acumular de problemas só provoca situações que não tem volta a dar!

    ResponderEliminar
  13. Percebo o que queres dizer, mas acho que de alguma forma temos tendência para tentar minimizar e desvalorizar essas pequenas pedras, quando na verdade deveriamos entender como sinais de alerta e para os quais temos de agir de imediato! eu falo por mim que geralmente tento sempre dar o benefício da dúvida a essas pedrinhas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos mas é um erro pensar que um problema pequeno será sempre pequeno.

      Eliminar
    2. Tens toda a razão e essa é uma das minhas resoluções de 2013! Agir mais sobre o que me incomoda ou que me é "tóxico" :)

      Eliminar
  14. "Face the bull in the eyes" é sempre melhor do que fugir!! Completamente de acordo :)

    ResponderEliminar
  15. Ai... uma vez mais vejo-me "obrigada" a concordar contigo. :)
    Estou muito longe de ser uma princesa (a propósito daquela história de guardar as pedras que vamos encontrando no caminho para mais tarde construir um castelo). Prefiro muito mais viver numa casinha mais modesta mas respirar felicidade lá dentro. E tal só é possível se estiver bem resolvida comigo e com os que me rodeiam.
    Assim, em vez de ter uns quantos pedregulhos amontoados.. é preferível construir uma bela calçada... para que se caminhe feliz. ;) Seja numa relação amorosa, de amizade ou até mesmo profissional.
    Nada de arrumar o assunto para trás das costas pois, mais cedo ou mais tarde, vai pesar.
    Ainda assim, também acredito que é o que a maioria faz... é que pôr o dedo na "ferida", por mais pequenina que seja, é coisa para fazer doer e/ou magoar alguém.
    E como o comentário já vai longo...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Se há coisa que não gosto de fazer, é ir ao baú buscar tudo o que já foi dito e feito. Se ficou realmente resolvido, esses assuntos não voltam a ser evocados, e nem servem de lenha para novas discussões.
    Gosto de ir conversando com ele sobre tudo o que me apoquenta na nossa relação, para que as coisas se resolvam enquanto ainda é tempo.

    ResponderEliminar
  17. bom conselho o do teu amigo. A verdade é que às vezes é um pouco invitável chutar essas pequenas pedras....ou porque não estamos pra nos chatear, ou porque não temos tempo, ou porque foi só desta vez. Quanto a mim, sempre que alguma coisa me aborrece, não consigo ficar calada. Mas isso também foi uma coisa que fui aprendendo e "afinando" ao longo do tempo.

    Diálogo é a palavra de ordem numa relação. Diálogo e respeito.
    beijinhos!

    http://coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Olha sou do género de seguir o conselho que te deram mas nem nunca tinha pensado muito nisso. Faço-o porque no fim é uma forma de me sentir melhor comigo própria e de não viver no "mais ou menos",onde tenho dificuldade de me situar. Isto é verdade para mim numa relação e na vida em geral. Raramente me calo e se me calo é para passar ao estado de assunto morto e enterrado ou melhor desprezado , mas aí nem as pedras restaram.. Felizmente poucas pessoas passaram para mim a esse estado. O diálogo é a melhor arma da vida!!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É melhor falar do que acumular pedras que vão ser balas no futuro.

      Eliminar
  19. Já acumulei algumas pedras. Agora prefiro desfazer-me logo delas.

    ResponderEliminar
  20. Nunca ir para a cama com confusões, atritos, mal entendidos, chatices por resolver.
    Acho que é uma óptima maneira de viver. Poupa ansiedades e vamos sempre mais tranquilos para um próximo dia.

    dreamerthing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. adorei este teu post!
    posso roubar?

    ResponderEliminar