18.1.13

not so strong


Há imagens e ideias em torno de certa personagens que demoram anos a construir. Quando se chega a esse ponto, essas pessoas deixam de ser comuns mortais e passam a ser deuses que alcançam aquilo com que outros apenas sonham. Assim era Lance Armstrong, um dos atletas mais idolatrados em todo o mundo ao longo dos últimos anos. Porém, tudo não passou de uma farsa. Aquilo que muitos consideravam (eu era uma dessas pessoas) obra de um atleta único que conseguiu vencer uma das provas mundiais de ciclismo mais complicadas – Tour de France – por sete vezes consecutivas depois de ter vencido a luta contra o cancro, não passaram de mentirosas. Finalmente, e talvez porque já não tinha como escapar, Lance Arm(not so)strong assumiu que se dopou ao longo dos anos. Era algo tão natural como “pôr ar nos pneus da bicicleta ou colocar águas nos bidões”, disse, numa entrevista a Oprah Winfrey. “Queria vencer a qualquer preço”, prosseguiu, admitindo ainda que não conseguia vencer a prova sete vezes sem substâncias dopantes.

No blogue da Cocó na Fralda comentei este assunto e dei a minha opinião, dizendo que é por causa de pessoas como Lance Armstrong que o ciclismo perdeu a credibilidade de outros tempos chegando ao ponto de ninguém acreditar em ninguém porque todos olham de lado para um vencedor. Isto causou indignação a algumas pessoas. Mas parece que não sou o único a pensar assim. “Via-me igual aos outros. Na altura, não me apercebi da magnitude da coisa”, referiu Armstrong acrescentando que todos os ciclistas competiam em condições idênticas. Lance Armstrong confessou também que passou a recorrer ao doping depois de ter lutado contra o cancro. Segundo o próprio, foi nessa altura que se mentalizou de que ia vencer a qualquer custo. Porém, a mulher de Frankie Andreu, um ex-colega do ciclista, garante que Lance confessou aos médicos que já recorria ao doping antes de 1996. Se assim for, o argumento do uso de substâncias dopantes posterior ao tumor num testículo cai por terra.

E agora? Quem é que diz a verdade? Lance Armstrong que mentiu durante anos? Os todos aqueles que sempre o acusaram? Pessoas que foram crucificadas na praça pública por revelarem os esquemas de doping utilizados pelo ciclista que agora foram assumidos. “Passarei o resto da minha vida a recuperar a confiança das pessoas”, diz Armstrong. Duvido que seja bem sucedido. Tal como não acredito que alguma vez se venha a saber toda a verdade sobre o que aconteceu. Que fique claro que nada tenho contra o ciclismo. Mas tenho vergonha de atletas que são heróis para milhões de pessoas e exemplos que inspiram milhões de crianças, acabando por se revelar um fraude. E falo de Lance Armstrong, como podia falar de Alberto Contador, Ben Johnson, Marion Jones, Martina Hingis, Andre Agassi ou Francesco Flachi, só para citar alguns exemplos.

48 comentários:

  1. Realmente é impressionante como conseguiu manter esta farsa durante tantos anos...

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um facto. Podia ter assumido logo no início e não deixar arrastar tanto tempo.

      Eliminar
  2. E eu que cheguei a pensar que ele estava a ser vítima de perseguição...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi uma reportagem que mudou a minha ideia de que ele era uma vítima. Estavam lá as provas todas.

      Eliminar
  3. Quero pensar que foi bastante doloroso para ele manter esta mentira durante tantos anos, senão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso não acredito. Deverá ter motivos fortes para manter a farsa mas não acredito que tenha custado.

      Eliminar
  4. Também fiquei triste quando soube da entrevista, eu sempre fui sua fã!
    Achava-o um homem fora do comum, forte, e um excelente atleta.
    Afinal o meu idolo tinha pés de barro.
    Lamento pelo ciclismo, e por todos os outros ciclistas que sempre cumpriram com as regras e foram literalmente esquecidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porém, consigo separar o lado atleta do homem que tem uma fundação que tem feito coisas muito boas.

      Eliminar
  5. Sinceramente acho que ele terá sido obrigado a fazer isso. Mas tenho pena. Acho-o na mesma um grande homem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito nisso. Acredito que tenha sido aliciado com a promessa de que nunca seria apanhado e deixou-se levar. Depois, abriu uma porta que não se fecha e passou a ser algo natural como ele refere.

      Eliminar
  6. Olha..quanto a isto só tenho a dizer...MENOS!!!!!! Tenho pena do facto da imagem de uma atividade tão ilustre como o ciclismo ficar manchada, sem qualquer nexo porque por um não podem pagar todos:) Agora também te digo uma coisa...que bela campanha de marketing esta declaração na Oprah...não gosto de pessoas que se fazem de mártires por causas completamente erradas...suspeito sempre de vitimização a mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que existem tantos casos no ciclismo que as pessoas começam a duvidar de tudo. E quem acaba por pagar por isto são os ciclistas que nada têm a ver com o doping.

      Eliminar
  7. Num dos anos em que o Lance venceu o tour, só o 5º classificado estaria em condições de receber o prémio... há tantos casos de dopping no ciclismo como em qualquer outra modalidade (aliás nem é dos desportos mais quotados na bolsa de positivos) Julgo que o que se exige aqueles homens ultrapassa o razoável e o humanamente exequível, acredito também que num plutão se contará pelos dedos de uma mão os que não o fazem. Ao Lance tiraram os títulos e o que aconteceu às entidades que continuam a gerir a coisa e compactuaram com o resultado dos teste??? Ah continuam lá!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitos casos de doping. Depois há os casos de consumo de droga que acaba por ser considerado doping mas que não altera o comportamento desportivo. Lamento todos os casos. Este é especial porque ele sempre se disse inocente e pior do que isso chegou a financiar quem combate o doping. Acho que a imagem dele nunca será a mesma.

      Eliminar
  8. É certo que os fins não justificam os meios... mas isso não consegue apagar o sentimento que me surge quando penso nele: é um ser Lutador. A doença que enfrentou e continua a enfrentar não é "pêra doce" e só percebe quem passou ou viu alguém próximo passar por isto...

    Fiquem Bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Há que separar o homem do atleta. Venceu um cancro num testículo e voltou ao desporto. Infelizmente, entregou-se ao doping para vencer a qualquer preço. Terá sido desespero? Só ele sabe.

      Eliminar
  9. A pergunta que me coloco é: porquê agora?
    Ele não deixa de ser extraordinário pelos erros que cometeu (e que muitas vezes pressionam os atletas para cometer).
    Não acredito que a conversa do doping depois do tumor cole...é uma almofada moral que ele deve ter julgado ajudar a limpar a imagem.
    Enfim, é triste perdemos alguns ídolos desta forma, mas como os meus ídolos principais são as pessoas que amo, não me choca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a grande questão. E será que o cancro é uma desculpa moral? Quero acreditar que não mas custa-me acreditar nas palavras de quem mentiu durante anos.

      Fazes bem em ter como ídolos as pessoas que amas. Mas imagina o que sentem milhões de crianças que pedalam diariamente na esperança de ser o novo Lance Armstrong e conquistar sete vezes consecutivas o Tour. De repente, ouvem o ídolo dizer que não ganhava sem doping.

      Eliminar
  10. Not so fast... nas conclusões :)

    Algumas coisas me deixam bastante intrigada:
    - Como poderia ele, ou qualquer um de nós, saber que ele não seria o melhor de qualquer forma, se "sempre" usava as substâncias? Para ter tal certeza precisaríamos saber a sua classificação em competições em que não se dopou. Não houve uma sequer? Como ajustava as doses então? Altamente duvidoso.

    - Sendo os seus supostos esquemas expostos constantemente e sendo um dos atletas mais chamados de sempre a controlos anti-doping, como é que não conseguiam provar a acusação? E se era assim tão simples escapar, quem nos garante que todos os outros ciclistas em competição não faziam o mesmo (entrando em pé de igualdade novamente)? O que quer dizer com: "Via-me igual aos outros"?

    - Se nunca o apanharam num controlo, e precisavam da confirmação dele para conseguirem retirar-lhe os títulos, porque é que ele faria tal coisa depois de se retirar, quando já não existia forma de o apanharem em flagrante? Seria sempre a palavra dele contra a dos outros, e sem provas.

    - E se, como bem dizes, nunca vai conseguir fazer com que as pessoas confiem nele de novo: porque é que admite *para* poder voltar a competir em triatlo e corrida? Qual é a lógica?

    Para finalizar: ele também já esteve numa entrevista com a Oprah a contar detalhes do porquê de ser o melhor. "As pessoas esquecem-se que passo 7h por dia em cima de uma bicicleta, a treinar" ou "Não me apercebi do cancro mais cedo por causa do treino... são muitas horas a pressionar o lugar errado, considerei o inchaço normal :P".

    Aposto um gelado em como daqui a uns tempos vem retirar o que disse agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ABT,

      Porque achas que ele financiava as pessoas que combatem o doping? Sabias que foi o único atleta a fazer isso? Porque será? Será que não estamos perante uma troca de favores? Toma lá o dinheiro e esquece a minha análise.

      Além disso, havia ciclistas (e futebolistas e outros atletas) que compravam urina limpa para entregar para análise.

      Ao dizer que era como os outros quer dizer que o doping era algo banal, acho eu.

      Acho que ele chegou a um ponto onde só restava assumir.

      Em relação ao cancro, é algo comovente. E aí separo o homem do atleta. Aí, vejo-o como um exemplo de luta e determinação. Como atleta passou a ser uma farsa.

      As suas mentiras ajudaram a destruir a imagem de muitos colegas de equipa que ousaram revelar o que ele fazia. E disso ninguém se lembra agora.

      Venha lá esse gelado ;p

      Eliminar
    2. HSB,

      Eu associava o financianciamento do Lance ao combate ao doping, à tentativa de se livrar da fama de trapaceiro. Se vamos assumir que a entidade é corrupta, o contributo por parte de atletas deveria ser proibido.

      Se estamos a falar de um procedimento banal no desporto, o problema não é o Lance.

      Como assim, só lhe restava admitir? Que poderiam fazer-lhe mais, além de lhe retirarem todos os títulos, como já haviam feito? O timing da confissão é muito suspeito.

      Infelizmente, nenhuma das opções me surpreende: ser inocente e ser atacado de todos os lados exactamente por ser o melhor; e ser culpado, por ceder a práticas ilícitas de competir. Em todas as áreas isso é verdade, e só mantemos a nossa ideia fantasiada da perfeição de alguma até entrarmos nela.

      O gelado fica a aguardar novos desenvolvimentos :)

      Eliminar
    3. Mas ele foi o único atleta que o fez. Achas que faz algum sentido um atleta financiar algo do género? Não faz sentido nenhum, para mim. Os atletas não se devem meter nisto.

      Desculpa, não o posso ver como melhor quando assume que as suas conquistas estão manchadas pelo doping. Já o vi como melhor mas já não vejo.

      E eu que queria um gelado ;p

      Eliminar
    4. Tens razão, os atletas não se devem meter nisso, mas nenhum outro foi tratado com a suspeição de que ele foi alvo. A lógica do apoio poderia ser a seguinte (em caso de inocência): "Estou tão de acordo com práticas limpas de competição, que ajudo a agência anti-doping a fazer o seu trabalho. Demarco-me da fama de que me acusam". Claro que neste momento parece um suborno, mas se fosse assim tão claro na altura, teria sido devidamente punido e impedido de o fazer.

      Compreendo perfeitamente a tua decepção, especialmente se o admiravas enquanto atleta. É um balde de água fria. Mas às vezes há tantas histórias por trás daquela que vem a público que tendemos a ser um bocadinho mais severos do que deveríamos nas nossas avaliações. Talvez tenhas razão e não seja este o caso... mas continuo convicta que ele ainda virá a público dizer que o pressionaram a dizer estas coisas e que só acedeu para ver revogado o impedimento de competir.

      Vai escolhendo o sabor... mas soa-me que tu vais ser o patrocinador do gelado :P

      Eliminar
    5. Concordo com a ABT que o timming da confissao é suspeito, tendo em conta que andou uma vida inteira a negar as acusaçoes e o facto de nunca ter sido apanhado em nenhum controlo. Mas por outro lado, tal como o HsB acho que como atleta caiu uma das maiores lendas do desporto e isso nao perdou-o.

      Eliminar
    6. ABT, nenhum atleta patrocina o antidoping. É algo que não faz sentido.

      Pago o gelado com todo o gosto :)

      Eliminar
  11. ...tiro-lhe o chapéu pela coragem de assumir....podia sempre negar, mas o peso na consciência (de quem a tem) é tramado...

    ResponderEliminar
  12. Ainda assim, gosto do Armstrong (até porque penso que todos ou quase todos o fizeram, mas só alguns foram apanhados)... ele tem fibra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto homem mantenho uma boa opinião sobre ele. Mas não posso dizer o mesmo sobre o atleta.

      Eliminar
  13. Sinceramente acho que toda a gente toma suplementos para melhorar a performance. Só que uns não têm grandes equipas por trás e limitam-se aos suplementos baratos e lícitos. O Armstrong devia ter médicos e especialistas a preparar-lhe substâncias para acelerar a energia e a resistência. Nós temos o café o red bull, ele devia ter o último grito da ciência. Tenho amigos que participam em provas destas e dizem que toda a gente toma porcarias, se não, não aguentam tantas horas. Por isso, estou descrente da classe dos atletas em geral.

    ResponderEliminar
  14. A indústria farmacêutica anda anos-luz à frente dos testes anti-doping, pelo que quem quiser tomar não tem qualquer problema... A mim só me faz confusão a consciência (ou falta dela) do senhor! É que uma vez compreende-se, ser "o vencedor", mas foram 7 vezes!! 7 vezes que ele cortou a meta sabendo que era uma mentira, uma fraude...

    ResponderEliminar
  15. E assim se reduz á insignificância o tão valioso e desejável "por mérito próprio" que tanto trabalho e angustias nos causa de forma a não sermos apenas mais um no rebanho. Triste!

    ResponderEliminar
  16. eu sempre soube... just kidding

    Nunca foi meu heroi no ciclismo, foi o Indurain.
    em conversas que tinha nunca defendi nem consegui, sempre abominei o doping no desporto, está demasiado profissionalizado para ser chamado de desporto.
    o ciclismo é sem duvida o caso mais gritante, com o maior numero de casos de dpoing, se calhar tiravam km às provas e começavam uns dias mais tarde a acabar no domingo na mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi um documentário que não me deixou dúvidas mas aguardei por este momento.

      Eliminar
  17. Não percebo nada de ciclismo...mas o meu homem é que tinha razão...e eu tantas vezes o censurei por estar sempre a mandar dessas bocas....
    http://eparaqueconste.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. hsb, acabo de fazer o mesmo comentário no blog "Cócó na fralda", desculpa a repetição, mas é o meu sentir mais claro neste momento:

    Apetecia-me dar um abraço ao Lance! Não estou a ser cínico, nem hipócrita. Estou triste com que o li, vi e ouvi, vergonha até, mas apetece-me, apesar disto tudo, dar um abraço ao Lance.

    Não sou ingénuo e o meu abraço não tem que ver com uma “palmadinha nas costas”, como quem diz: “pronto, já passou”. É chocante a notícia dos seus actos vergonhosos, tristes, que anulam sonhos de criança e de adultos. De facto, nenhum ser humano pode ser modelo absoluto ou mitificado. Os ídolos serão sempre de pedra... ou de “carne frágil” (como qualquer ser humano).

    Talvez neste momento, o mais duro seria sentir o verdadeiro Perdão por tanto mal que fez. “Olha, aqui vem o cristão!”. Sim, isso... afinal, em quem é que acredito?

    Estou cansado, farto até, de ver combater o mal com o mal. Acredito na justiça, na condenação dos maus actos, na responsabilidade pelos mesmos, mas não na condenação da pessoa em si.

    Estou triste, muito triste... mas, ainda assim, apetecia-me dar um abraço a Lance Armstrong!

    ResponderEliminar
  19. Não percebo o porquê de vir agora a público confessar. Vi parte de uma reportagem já há algum tempo onde ficava praticamente provado que ele se dopava. E se até então eu até tinha algumas dúvidas, a partir daí tirei as minhas conclusões e passei achar que era "culpado". Mas também eu acreditei que ele era um herói. Como é que era possível alguém vencer Tour de France depois de um cancro?
    Acho que as coisas mais dia menos dia se descobrem. Para quê adiar o inevitável?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O timing é o que me faz mais confusão. Ele venceu sete vezes seguidas e agora diz que não conseguia sem doping. É um episódio triste.

      Eliminar
  20. Sempre achei fruta a mais vencer sete tours. E não é só o ciclismo que perde credibilidade, mas todas as outras modalidades. E aposto que muitos atletas de alta competição vão se sentir ou estar em cheque.
    Um exemplo: o Phelps, outro Deus que também fez o impensável.

    ResponderEliminar
  21. Caríssimo parabéns pelo teu artigo. Deixo-te a minha crónica sobre o assunto. Um abraço

    http://acabanadoparaiso.blogspot.pt/2013/01/lance-armstrong-lenda-cai-por-terra.html

    ResponderEliminar
  22. Mais um tema deveras complexo, tantos ângulos pelo qual o podemos ver... talvez tenha sido a queda de uma quase lenda... talvez tenhamos sofrido algumma desilusão com ele... mas quantos e quantos não usam? e não me refero apenas ao ciclimo, mas sõ pq não chegram a meta nao ha repercussões.. sem dúvida, é de facto uma pena! Porém a vida é assim mesmo, mas alguém ja pensou no que ele está a sentir. com o q ele se está a debater, na sua coragem de finalmente assumir! em fim de contas, também é humano! agora está a pagar pelos seus erros!

    ResponderEliminar
  23. Para mim, não deixa de ser um lutador! não é perfeito mas é um lutador!

    Quanto a ter financiado quem combate o doping, não seibem se terá sido uma mão lava a outra, ou se terá sido mesmo por uma questão de consciència.

    Quantas vezes dizemos nós faz o que te digo e não o que eu faço! é maisou menos assim :)

    ResponderEliminar