11.1.13

quem ajuda?


A ideia de ajudar o senhor Mário e o seu cão Tom partiu da Mamã de Peep-Toe. Depois de ver a reportagem da SIC sobre o homem que perdeu o emprego e a casa - descobrindo também que não tinha direito ao fundo de desemprego devido a uma falcatrua do seu ex-patrão, acabando por viver nas ruas de Lisboa na companhia do seu fiel e inseparável amigo - a Mamã de Peep-Toe desafiou as pessoas a contribuírem com o que puderem para ajudar o senhor Mário e o Tom.

Fiquei sensibilizado com a história e após uma troca de emails com a Mamã de Peep-Toe, expliquei-lhe a minha ideia. Além da vontade de ajudar, lancei o desafio de proporcionarmos umas horas diferentes ao senhor Mário. Expliquei que era bom levar ambos a almoçar numa qualquer esplanada lisboeta (a escolha de uma esplanada prende-se com o facto de não ser uma hipótese, para mim, excluir o cão desta ideia) e fazer com que durante o máximo de tempo possível os sorrisos sejam uma constante no rosto daquele homem (quem viu a reportagem percebe este desejo). A Mamã de Peep-Toe gostou e aceitou de imediato o meu desafio.

A nossa ideia é fazer companhia ao senhor Mário. Mas não queremos fazer isto sozinhos. Queremos ter a companhia do maior número de pessoas. Por isso, estão todos convidados a aparecer e a ajudar da forma que puderem. Seja com algo para o senhor Mário (roupa, cobertores, dinheiro, o que puderem) ou para o Tom (ração ou outra coisa qualquer). Como os tempos estão complicados, quem não puder ajudar com algo material mas quiser fazer sorrir um homem que vive uma fase complicada, é bem-vindo. Toda a ajuda, por mais pequena e banal que possa aparentar ser, pode fazer a diferença.

Esta ideia foi repentina. Como tal ainda não tem uma data certa. Mas, se tudo correr bem, poderá acontecer já na próxima terça-feira, dia 15. Até lá, irei colocar aqui um ponto de encontro para quem quiser participar nesta iniciativa que pretende dar destaque aos afectos. Caso seja adiada esta iniciativa, também irei avisar. Quem estiver interessado pode escrever algo aqui ou enviar-me um email. Obrigado.

58 comentários:

  1. Uma óptima iniciativa, sou de longe se não ia ;) Que corra tudo bem! Bjinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou maravilhada por ver isto com esta corporação toda ! Onde é que poderei encontrar este senhor ? Adoraria estar presente neste encontro mas estou longe . Penso que poderei ajudar este grande coração , irei fazer o meu melhor ! Aguardo uma resposta , luuuisaluz@gmail.com . Que continuem assim com esta luz e boa vontade

      Eliminar
    2. o meu face book e mariojoseguia@gmail.com esta la toda a verdade sobre mim eu não tenho nada nem recebi nada

      Eliminar
  2. Que excelente ideia!! :) Eu já partilhei, infelizmente sou de Leiria e nessa semana não me poderei deslocar a Lisboa mas era óptimo que as pessoas de longe conseguissem mobilizar roupas e outros bens de 1ª necessidade para ajudar o Mário!*
    E quem diz Mário diz todos os outros que também precisam de ajuda :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena. Era bom que se pudesse ajudar muita gente. Isso seria o ideal.

      Eliminar
  3. Eu alinho! Vi a reportagem e, como ele é mais magro que o stepdad, temos aqui em casa roupa que ele já não usa e posso levar. E talvez algum cobertor, não sei exactamente o que mais lhe ajuda neste momento mas se conseguires apurar com mais detalhe diz-nos.

    ResponderEliminar
  4. Acho uma excelente ideia! Para mim é complicado ir até Lisboa mas vou te mandar um mail para vermos uma forma de eu puder dar algum dinheiro.

    ResponderEliminar
  5. Só agora percebi que não tens mail disponível. Podes deixar um mail para eu te contactar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. homemsemblogue@gmail.com

      Está no perfil mas esqueci-me de colocar no texto.

      Eliminar
  6. Dia de trabalho na Minha Guerra... se houver outra maneira de contribuir, diz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando souber mais dados concretos aviso-te, ok? Podemos combinar uma recolha ou algo do género.

      Eliminar
  7. Adorei a ideia!!! Lembrei-me que na KaffeeHaus costumam entrar cães sem problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheci esse espaço ontem. Que bela coincidência. Quanto mais pessoas ajudarem melhor.

      Eliminar
    2. Esse espaço é fantástico..Costumo lá ir com as minhas amigas ao Brunch e com a Dharma, a labradora preta de uma delas:) Dogs alwoed..yesss...lá dentro e na esplanada, claro..Dá mais informações,please:)Bjos e bom fds.

      Eliminar
    3. Eu adorei o espaço. Não sabia disso dos cães.

      Beijos

      Eliminar
  8. Ah e achei a madrinha de rua espectacular. Deviam existir mais pessoas assim, com coragem de passar na Véspera de Natal por um sem-abrigo, meter conversa e ir lá levar-lhe a consoada. Fiquei emocionada com tudo, claro, mas acho que também é preciso dar os parabéns por haver ainda pessoas assim com a tal Sofia que surge no vídeo. Fico à espera da confirmação da data. Gostava muito de aparecer, conversar com o Sr. Mário e levar alguma coisa para ele e para o Tom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas pessoas são um exemplo! Combinado. Assim que souber, aviso. Obrigado por ajudares.

      Eliminar
  9. Podes contar comigo :) Força!!!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Adorava puder participar, mas fica tão longe para mim. =( Mas fico feliz por saber desta iniciativa.

    ResponderEliminar
  11. Que ideia fantástica!!! Não sei se vou poder ir mas vou partilhar!

    Jovita Capitão.

    http://rainhadasinsonias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Iniciativa muito boa mesmo! Um sorriso vale muito e de certeza que vão conseguir arrancar vários ao senhor Mário :)

    http://coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Gostei da iniciativa! Pena ser do norte! caso contrário contribuiria com certeza! Espero que corra tudo bem, e espero que o Senhor Mário e o Tom venham a ter a vida que merecem!!! Choca-me estas coisas! =( ******

    ResponderEliminar
  14. Adorava poder contribuir, contudo, estando no Porto, torna-se mais complicado. Ainda assim aplaudo a tua iniciativa. É tão bom saber que há pessoas que aliam o coração à atitude.
    Pelo que tinha percebido nas redes sociais, dado o mediatismo do caso, o Sr Mário já arranjou trabalho. O que, a ser verdade, já é muito positivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvi dizer que já tem trabalho e casa. Vou tentar saber mais coisas.

      Eliminar
  15. Que informem a comunicação social, pode ser que alguém se digne a dar emprego ao pobre homem!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Eu também vi a reportagem e fiquei derretida até às lágrimas.
    Até que soube umas coisas e ...

    Ora façam uma pesquisa no google por "Mário José André da Guia"

    tal e qual, com aspas e tudo

    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não me retira a vontade de ajudar. Mas dá-me vontade de questionar sobre esse dados.

      Obrigado Teresa

      beijos

      Eliminar
  17. Não estivesse tão longe, ia certamente ;)
    Acabo de partilhar no Facebook, assim poderá chegar a mais gente :D

    ResponderEliminar
  18. HSB, estou aqui sem saber o que fazer...
    Ninguém merece viver assim e claro que quero ajudar mas fiquei baralhada depois de seguir a pista do Anónimo...

    ResponderEliminar
  19. Olá HSB, estou na de ajudar e na de ir dependendo da hora e local. Entretanto vi o alerta do anónimo mas não e está a aparecer nada no Google mas fiquei intrigada.... Tenho pesquisar melhor

    ResponderEliminar
  20. Ok já encontrei! Se é por causa da contumácia quanto a crime de emissão de cheque sem provisão, burla, furto, podes contar comigo à mesma. Tanto para ajudar o homem como o cão! Para além de não sabermos em que termos os crimes foram cometidos e de existirem tribunais para o julgar, a dedicação que ele tem ao Tom para mim é o suficiente para concluir que é um aldrabão com coração. Continua, a meu ver, a ser merecedor de ajuda. Dependendo das horas e do local, poderei talvez aparecer. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a Belle. O cão está bem tratado! burlão ou não existem os tribunais para o julgar. Como já ajudo regularmente uma associação de crianças orfãs, gostaria de ajudar com ração para o cão, por exemplo.

      Eliminar
    2. Percebo os vossos pontos de vista :)

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  21. Voçes sabem que uma das tecnicas mais usadas pelas pessoas em geral para ganhar a confiança de outra pessoas é :

    usar crianças e animais.
    E normalmente resulta.
    Se o tipo for um aldrabao que diferença faz ter um cão ?
    Como sabem se realmente tem assim tanto amor pelo animal ?
    Apenas porque disse na reportagem ?
    Se fosse assim o Vale e Azevedo era um santo.

    Ganhem juizo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse em cima, nem a reportagem faz dele o maior nem as outras informações fazem dele o pior. Tem é que se perceber o que se passou antes de fazer um juízo final.

      Esta é a minha forma de pensar.

      Eliminar
  22. Que coisa triste...
    Tanta gente comovida e pronta para ajudar e afinal pode ser tudo uma aldrabice.
    Estou mesmo desgostosa.
    A iniciativa era otima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver no que dá. A ideia de ajudar mantém-se. Nem que seja de outra forma porque tenho recebido vários emails a apelar a uma ajuda maior.

      Eliminar
  23. partilhado :) dêem um miminho do tamanho do mundo ao Tom por mim :)

    ResponderEliminar
  24. Seja ele o tipo de pessoa que é ou que tenha sido continua a ser um ser humano que está a dedicar a sua vida a um ser irracional que o faz mais do que feliz. Todas as pessoas têm direito a uma segunda hipótese ou as que se quiser dar. Nunca se sabe o que nos pode acontecer amanhã, podes ser tu, ele, ou eu, cuidado com o que é dito pois não iríamos "gostar" de estar numa situação assim, ou pior e sentirmos que ninguém estava disposto a ajudar-nos com o que quer que fosse. Um coração é bondoso de qualquer maneira :) Digo eu que já fiz das tripas coração para ajudar muita gente que o mundo se esquece que existe! Óptima ideia HSB, é por pessoas com um coração desse tamanho que o mundo evoluiu ee se torna um melhor lugar :) Adorava participar mas sou de longe infelizmente, mas se a ideia que está a ser pensada for em frente e tiver sucesso podiam criar uma morada ou assim para as pessoas de fora conseguissem ajudar enviando roupa e assim :) Que acha? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto da tua maneira pondera de pensar :)

      Várias pessoas referiram isso que referes. Vamos ver no que dá. A vontade é muita.

      Eliminar
  25. Acho que a reportagem não faz dele a pessoa mais simpática do mundo nem estes dados fazem dele a pior. Mas tenho vontade de averiguar estes dados.

    ResponderEliminar
  26. Um pequeno gesto que vale mais que 1000 palavras não é? Diz algo please...se puder também alinho :)

    ResponderEliminar
  27. o meu facebook e mariojoseguia@gmail.com e devo dizer que não recebi nada e posso prover vão ao meu face e lá irão ver toda a verdae

    ResponderEliminar
  28. o meu facebook e mariojoseguia@gmail.com eu não recebi ajudas nenhumas e a verdade esta la

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Mário,

      Não recebeu nada da nossa parte porque não foi feita qualquer recolha. Na altura tive esta ideia. Contava com o apoio de outra pessoa, que o custumava ver. Até que surgiram notícias de que já tinha casa e emprego. A pessoa que o costumava ver já não o encontrou e não houve forma de chegar à fala consigo. Confesso também que algumas notícias contraditórias sobre si deixaram muitas pessoas com dúvidas. Resumindo, não se chegou a fazer nada. Até porque, como pode ler no texto, a ideia passava por estar consigo.

      Espero que esteja tudo bem consigo.

      Bruno

      Eliminar