Saber ganhar é a coisa mais fácil do mundo. Levanta-se os braços. Dá-se uns pulos. Recebe-se uns abraços. Tira-se umas fotografias. Dá-se beijos no troféu (mesmo que seja imaginário). Unem-se as palmas das mãos e espera-se pela ovação que celebra a conquista (mesmo que se esteja numa sala vazia). Isto é algo nato. Que todos sabemos fazer.
Porém, saber perder é algo ao alcance poucos. E saber perder não é o mesmo que gostar de perder. São coisas distintas. Saber perder é ter capacidade suficiente para fazer uma auto-análise e perceber que alguém merece mais a conquista. É perceber que apesar de se ter dado o melhor, houve alguém que conseguiu superar o nosso melhor. É saber felicitar quem ganha em vez de enfiar a cabeça na terra tipo avestruz para não assistir às celebrações.
É o mesmo que aquelas pessoas que não são capazes de assumir os seus erros. Pessoas que por norma não sabem ouvir uma crítica e perceber que a mesma foi feita com o intuito de melhorar algo referente a um aspecto específico. Pessoas que cometem o mesmo erro 75 vezes. Pessoas que são corrigidas 75 vezes. Pessoas que nessas 75 vezes dizem que estão bem e que todos os outros é que estão mal. Pessoas que nunca erram porque simplesmente adaptaram o significado de erro no seu dicionário de vida. Erro passou a ser algo exclusivo dos outros.
Ganhar não é ter a prateleira cheia de troféus e menções. Isso pode fazer de alguém um vencedor mas apenas isso. E há pessoas com prateleiras bem recheadas – nem que seja apenas nas suas cabeças - que cedo vão cair no esquecimento. Que cedo vão passar de moda. Que em breve vão ser apenas passado. Porém, há muitas pessoas cujas prateleiras albergam apenas pó. Nada mais do que uma gigantesca acumulação dessas ténues partículas. Mas são pessoas que sabem perder. Melhor, que sabem ganhar na derrota. Que têm uma atitude digna nos momentos complicados e de desilusão. E esses é que são os verdadeiros campeões.
Um parêntesis para dizer o que me vai na cabeça: mas como é que este homem se lembra de tanto assunto para debater! Impressionante!
ResponderEliminarNem para a parvoíce eu consigo tanto, quanto mais temas mundanos. Respect.
Que belo (e imerecido) elogio.
EliminarE fica a saber que no teu "canto não há parvoíce.
Mais uma vez um tema genial que dava uma excelente conversa. HSB superas-te a cada publicação . Muito bem! :)
ResponderEliminarMuito obrigado Sorriso ;)
EliminarAplausos! Já ganhaste ;)
ResponderEliminarObrigado Sua Alteza ;)
EliminarEstou de total acordo com o POC.
ResponderEliminar:)
EliminarMuito obrigado aos dois :)
EliminarE quem fala assim nã é gago ....
ResponderEliminarObrigado Maria :)
EliminarNão tenho mau perder, mas é verdade que não consigo esconder a desilusão com que fico muitas vezes :)
ResponderEliminarADOREI MESMO o terceiro parágrafo! Muito bom. Congrats, disseste tudo. Não tens um blog, mas devias ter!AHAHA
Mal de quem não se desilude com a derrota. Mas isso não significa não assumir que alguém mereceu ganhar por nós.
EliminarObrigado Carolina ;p
À que aceitar uma derrota e encará-la como um desafio: lutar pela vitória!!!
ResponderEliminarNem mais!
Eliminar"Saber perder é ter capacidade suficiente para fazer uma auto-análise e perceber que alguém merece mais a conquista. É perceber que apesar de se ter dado o melhor, houve alguém que conseguiu superar o nosso melhor. É saber felicitar quem ganha em vez de enfiar a cabeça na terra tipo avestruz para não assistir às celebrações."
ResponderEliminarÉ por isto que sigo este blogue. Bem hajas!
http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/
Muito obrigado Vânia. Obrigado também pela companhia.
EliminarGrande texto. Concordo!
ResponderEliminar"saber ganhar na derrota" muito bom!
Éo que sinto.
EliminarMas não é nada fácil.
ResponderEliminarBom texto.
Isso não é. Mas é possível :)
EliminarUm tema oportuno num excelente texto. Parabéns!
ResponderEliminarEra uma temática do dia e deu que pensar. Obrigado Macho Insensível.
EliminarCertíssimo :) É preciso saber perder para saber-se ganhar ;)
ResponderEliminarÉ isso mesmo :)
EliminarÉ por este e por outros que gosto de te ler logo de manhã:)
ResponderEliminarE é por textos como este que sei que mesmo que não ganhes, já ganhaste! O nosso respeito, a nossa admiração, o nosso carinho. Obrigada :)
Jinho
E isso é o melhor que posso ter :)
Eliminarbeijos
E ás vezes pensamos que perdemos, achamos que fomos derrotados, e no fim de contas descobrimos que afinal a vitória foi nossa!
ResponderEliminarbeijos
Há muita gente que não consegue perceber isso!
Eliminarbeijos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO texto está muito bom. Concordo com a necessidade de saber perder. Porém acho que muita da culpa daqueles que não sabem é da super-proteção que muitas vezes se dá às crianças . É tão comum ver pais a deixar sempre os miúdos ganhar só para eles se sentirem bem... e isso contribuiu para que depois mais tarde se tornem pessoas frágeis que não sustentam uma derrota. Saber perder também é fruto de aprendizagem e ajuda-nos muito ao longo da vida.
ResponderEliminarbeininhos*
http://ovagoencanto.blogspot.pt/
Muito bem observado. Tens razão.
Eliminarbeijos
A dignidade em tudo o que se faz...a moralidade...a humildade....
ResponderEliminarcom ou sem trofeu...
:)
Bom texto....as always :)
Tens razão :)
EliminarObrigado
Eu sei perder, mas não gosto.
ResponderEliminarMas há muito boa gente que ñ sabe ganhar. Gente para a qual a vitória ñ está no ultrapassar obstaculos, na auto-superação, no triunfo "against all odds" mas na simples e banal humilhação do adversário
ResponderEliminar