31.1.13

precisa-se de heróis. está aí algum?


Uma das rotinas de uma grande amiga minha é deslocar-se ao IPO de Lisboa. É lá que uma amiga dela luta pela vida com todas as forças que tem. E a pessoa em questão necessita normalmente de três transfusões de sangue por dia. Durante a visita de hoje, uma enfermeira falou com a minha amiga. Apelou-lhe para dar sangue. Um apelo que os funcionários andam a fazer a todas as pessoas que conhecem e com quem se cruzam. É que o IPO está a ficar sem sangue. As reservas são cada vez menores e o risco da falta de sangue é uma infeliz realidade crescente.

Depois de ouvir isto de uma pessoa que desabafa comigo com as lágrimas nos olhos restou-me ir à procura de heróis. Não precisam de capa nem de fatos especiais. Também não precisam de super poderes ou algo do género. Basta apenas dar sangue. Espero que estejam muitos por aí. Acredito que sim. Até porque hoje somos nós os heróis. Mas amanhã podemos precisar de um.   

72 comentários:

  1. Já dei sangue algumas vezes e agora tenho-me desleixado... este post fez-me acordar novamente. Sábado vou dar sangue :)

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Presente...amanhã vou lá! Prometido!
    Até porque já fui dadora e com as sucessivas vezes que estive grávida não pude, irei voltar a dar com muito gosto!
    Beijocas e obrigada pela divulgação, vou apelar aos heróis no meu blog também...posso levar o teu texto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria agradecer-te no teu blogue mas ñ tens a opção anónimo bah! ;)
      Por isso aqui fica o meu obrigada a ti! Pela dádiva! Por estares a reforçar uma vida de "energia"! Por usares o teu tempo com este gesto qd podias estar numa esplanada a apanhar sol!
      Acho que às vezes as pessoas nem imaginam o quão gratas são essas pessoas q recebem essas dádivas!
      Por isso repito: obrigada obrigada obrigada!

      Eliminar
  3. Solidariedade nunca é demais :) Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. O que é que temos de fazer? é só ir lá ao IPO? quando é que podemos ir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou lá e depois dou-te feedback! :) isto admitindo que aceitam o meu sangue de cobra venenosa, claro...

      Eliminar
    2. Localização
      2º andar Pav. Central

      Horário de funcionamento
      2ª a 6ª feira - das 9h00 às 16h00
      Sábado - das 9h00 às 11h00

      Para quem ñ sabe o Ipo fica ao pé da Praça de Espanha.
      Em principio é chegar lá e dizer q quer ser dador mas amanha confirmo!

      Eliminar
    3. Grande Anónimo! Obrigada! Lá estarei no Sábado e ainda levo mais uns quantos comigo, nem que seja sob coação ou chantagem, como é meu apanágio.

      Eliminar
    4. Deixaste-me com um grande sorriso. Isso não tem preço. Obrigado.

      Eliminar
    5. como assim "não tem preço"?! Pensei que me ias pagar alguma coisa... ;)

      Eu é que agradeço o teu wake up call: isso, sim, não tem preço!

      Eliminar
    6. Aqui a anónima agradece do fundo do coração toda a vossa generosidade!!!!
      xoxo

      Eliminar
  5. *sempre tive vontade de dar, mas infelizmente nunca o fiz. agora além de estar no estrangeiro, estou grávida, o que torna a coisa sempre mais complicada...

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente não posso dar sangue porque estou abaixo peso e tenho a tensão baixa. Se pudesse dava

    ResponderEliminar
  7. sou dadora de sangue e de medula, mas como desci aos 45 quilos agora não me deixam dar nada, sorry :( fizeste um alerta no Face?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sempre vi os mais próximos darem sangue, a partir do momento que atingi a idade necessária, tornou-se para mim um "hábito"... De x em x meses lá estou eu! :)

      Eliminar
    2. Eu também, segui o exemplo do meu pai, e sou dadora há mais de 10 anos. Mas até aumentar de peso eles recusam-me

      Eliminar
    3. Peço desculpa, o comentário não era resposta ao teu. ;)

      Eliminar
    4. Vou alertar onde puder e for possível.

      Muito obrigado :)

      Eliminar
  8. Eu não posso dar, mas o meu marido é dador há muitos anos e sem heroísmos porque é quase um dever cívico.Hoje são uns que precisam amanhã outros. Costuma dar 2 ou mais vezes por ano e é alertado periodicamente pela Unidade que centraliza o sangue para os diversos hospitais.Olha está a dias de dar, mas na Unidade onde é habitual porque nem sabia que se podia dar sangue a uma entidade direccionada.
    Lança o apelo no Face talvez ajude a difundir, mas já agora é melhor explicitares se se pode dar sangue numa unidade especifica ,porque desconheço.

    ResponderEliminar
  9. Não sou dadora por causa da minha fobia a sangue. Mas admiro e muito as pessoas que o fazem.
    Vou partilhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho medo de agulhas. Quando era mais novo passei muito tempo no hospital por causa de um problema e estava sempre a fazer análises. Nessa altura, eram precisas quatro enfermeiras para me agarrarem o braço.

      Eliminar
  10. 3 transfusões ... E eu ainda me queixo das coisas más que me acontecem :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazem perceber que a vida é muito simples. Que os problemas são nada mais do que pequenas pedras. E posso dizer-te que a pessoa em questão tem uma história de vida linda que nos deixa de queixo no chão.

      Eliminar
  11. Não posso dar sangue,mas dou muitas vezes a alma quando vejo alguém aflito ou com o mundo por um fio. Dou amor todos os dias, de uma outra forma e sempre que posso, ajudo em campanhas solidárias.
    Saber que alguma vida foi mais feliz por nossa causa, é a melhor transfusão que podemos ter!

    Bom final de semana,
    Vânia

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. PR:
    Acabei mesmo agorinha de ler o post e não é que eu e meu marido acabamos há pouco de dar 2 unidades sangue num Hospital da Grande Lisboa?
    Sou dadora regular (2 X/Ano ) há muitos anos e conto fazê-lo até aos 65 anos.
    Tento sempre motivar colegas e amigos para serem dadores de sangue mas infelizmente as pessoas APENAS vão dar sangue quando é o Amigo, o Pai, a Mãe, o Filho que está internado e a precisar. Dar por dar há poucas pessoas, mais uma vez toca o civismo de um povo que só olha para o seu umbigo.
    Desculpem que já "falei" demais.
    PR

    ResponderEliminar
  13. Tenho a minha esposa internada no IPO de Lisboa e neste instante não está a precisar mas já precisou e pode voltar a precisar a qualquer momento.

    Hoje ouvi duma enfermeira que o IPO está a ficar sem sangue. Eu só posso voltar a dar em Março mas até lá posso convidar as pessoas a passarem por lá...

    Nem imaginam as dezenas de pessoas que diariamente deve a vida à vossa dádiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo!
      Ah e Pedro q tudo corra bem com sua mulher!
      Cada x que venho do IPO é uma mistura de emoções em mim e o percurso da minha amiga irmã ainda é tão longo!
      Ainda estamos no ciclo 1 de 8 de quimio agressiva...
      Nós costumamos chamar a cada transfusão "um bife"!
      Por isso quem puder dê "um bife"!

      Eliminar
    2. Obrigado pelo testemunho Pedro. Saberás melhor do que eu o significado do que escrevi. A mim deixou-me arrepiado e de lágrimas nos olhos ouvir um desabafo de uma amiga especial. Custa-me ler estes comentários todos. Custa-me ler as tuas palavras. O estômago começa às voltas e só posso desejar que a tua mulher volte para casa depressa. É lá que ela deve estar.

      Força!

      Eliminar
  14. Uma dádiva esporádica é muito bom mas aproveitei para ponderar em fazer disso um hábito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dar sangue pode ser dádiva mas não faz de ninguém um herói. Devia ser uma obrigação numa sociedade com valores humanitários. E quem dá sangue uma primeira vez deve fazê-lo como hábito, porque em termos de saúde até é benéfico para quem dá. Há pessoas que por terem um valor alto de hemoglobina devem dar sangue e sei lá porquê não o fazem.
      Desejo as melhoras rápidas da tua mulher Pedro Dias.Já tive amigos no IPO mas uma amiga que fez 3 transplantes de medula ( 2 auto e um de dador) e é considerada milagre após 6 anos de luta , essa sim e outros(as) iguais são os verdadeiros Heróis e Heroínas! Força Pedro para ti e para os que têm de passar naqueles corredores!!

      Eliminar
  15. Desde que engravidei nunca mais dei sangue, mas costumava dar regularmente. Tens toda a razão. Tenho de recomeçar! Vou já investigar!

    ResponderEliminar
  16. Antigamente não conseguia, mas em dezembro enchi-me de coragem e lá fui! Agora só posso voltar a dar no final de abril, e vou fazê-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom saber que há pessoas como tu :) É um balão de oxigénio.

      Eliminar
  17. Em primeiro lugar.... muito obrigada!!!
    Se houver nem q seja uma pessoa q se desloque ao Ipo depois de ler este teu post, para mim já é um herói!
    E obrigada por me fazeres acreditar em heróis! Ou por outra, pessoas q são altruístas para ajudarem Qd podem!


    Para todos os que puderem ajudar!
    É mesmo o Ipo de Lisboa q precisa de sangue!
    Para quem desconhece, há vários tipos de dádivas!
    Há as dádivas gerais e dps há umas dádivas de plaquetas e outros " componentes do sangue". A maior parte dos doentes do ipo precisa de ambos os tipos de transfusões!
    Eu fiquei de perguntar amanha se é necessário marcar hr para lá ir ou se basta aparecer.


    Localização
    Metro Praça de Espanha
    2º andar Pav. Central

    Horário de funcionamento
    2ª a 6ª feira - das 9h00 às 16h00
    Sábado - das 9h00 às 11h00

    Muito obrigada a todos do fundo do meu coração!


    xoxo
    Sis

    ResponderEliminar
  18. Ouvi dizer que por terem tirado a isenção ao dadores de sangue que muitos deixaram de ser, mas não sei se é verdade, porque custa-me a acreditar que quem é dador o seja porque tem benefícios :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que sei antigamente o dador faltava nesse dia ao trabalho e o estado pagava assim como tb pagava uma refeição e ainda o transporte. Todas essas regalias desapareceram. As pessoas ñ têm dinheiro às x sequer para ir trabalhar.... este país está a tornar-se de 3' mundo!
      Obrigada pela tua dádiva
      xoxo

      Eliminar
    2. "(...) custa-me a acreditar que quem é dador o seja porque tem benefícios :("

      Medusa, esses benefícios salvaguardam a saúde de quem dá sangue -- afinal é quase meio litro que andava em circulação e desaparece. O nosso corpo reage. Recolhermo-nos nesse dia, em vez de voltar ao trabalho (dependendo do tipo de trabalho) pode ser essencial. Pelo que se a lei mudou entretanto, é natural que muitas pessoas não possam dar sangue, pela impossibilidade de fazerem o seu trabalho sem comprometerem a sua saúde; não é uma questão de se ser interesseiro.

      Eliminar
    3. Acho que estas pessoas deviam ser "protegidas"

      Eliminar
  19. Se pudesse dava sangue, mas tendo em conta que não tenho alguns dos requisitos, não o posso fazer.

    ResponderEliminar
  20. A encher-me de coragem...
    Ainda antes da manhã acabar lá irei, prometo-te (mas vou apavorada)!

    ResponderEliminar
  21. Este mundo é uma treta! O que eu queria ser dadora...e ainda por cima o meu tipo de sangue é O+, que segundo sei é tolerado por todos e é dos mais raros. Mas os médicos têm dito que não posso doar sangue, nem medula porque tenho beta-talassémia e ficaria um bocado mal tratada...Se alguém me comprovar que isto não é bem assim, por favor, digam. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há coisas que não se compreendem. Pelo menos não compreendo.

      Eliminar
  22. Eu dou sangue duas vezes por ano, não me deixam dar mais, por mim estavam à vontade. Nunca puxei do cartão para usufruir de isenção nenhuma. Nunca faltei a um dia de trabalho por causa disso, nem nunca usei isso como justificação para nada, mas isso sou eu.
    Sou daquelas pessoas que quando contribui seja para o que for, não gosta de andar com o autocolante ao peito, dou se a minha consciência manda dar, ninguém tem nada a ver com isso.

    ResponderEliminar
  23. Afinal os heróis existem! Parabéns a todos!
    Infelizmente uma grande parte das pessoas não imagina a quantidade de sangue que os hospitais precisam todos os dias. A minha mãe faleceu há quase 6 anos, precisou de muito sangue,muitas plaquetas...enfim, nas últimas semanas parece que à medida que que o sangue lhe entrava no corpo se evaporava no mesmo instante.
    Obrigada a todos,do fundo do coração.

    Beijos/ A Mãe

    ResponderEliminar
  24. Alguém sabe dizer-me com exactidão se é apenas lá ir, dar sangue e voltar? Tentei ligar para lá mas não consegui contactar ninguém que me desse essa informação específica, e infelizmente moro um pouco longe de Lisboa para lá ir sem nenhuma garantia. Mas irei HSB, nunca dei sangue porque ao longo da minha adolescência sempre fui fazendo algum piercing ou tatuagem e precisava sempre de esperar um ano para depois poder doar sangue. Agora fiz análises ao sangue em Janeiro, está absolutamente tudo certo e no lugar, há mais de um ano que não faço nada ao meu corpo e portanto irei lá durante a próxima semana doar sangue. Vou levar os meus exames pois sei que aos olhos da saúde as pessoas sempre se preocupam porque eu apresento tatuagens, mas apesar disso sou uma pessoa absolutamente saudável, até o teste de HIV fiz no mês passado. Preocupa-me um pouco porque sempre desmaio nestas coisas, desmaio a tirar sangue para análises portanto imagina a tirar meio litro, mas sei que não tem preço ajudar alguém. É exactamente como dizes, num dia são os outros que precisam, no outro podemos ser nós a precisar. Obrigada por este post, é um wake up call e faz-me pensar que as redes sociais de hoje em dia podem ter muito de mau, mas têm outras tantas coisas BOAS. Muito boas, como estas! O teu trabalho é fantástico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim. Que basta ires lá fazer a doação. Mas, no teu caso é melhor confirmares primeiro para a viagem não ser em vão. Faço parte do mesmo grupo do que tu. Não dos piercings mas tenho uma tatuagem.

      Obrigado pela ajuda mary. Muito obrigado mesmo.

      Eliminar