20.12.12

três imagens, três emoções distintas


As fotografias têm mais poder do que aquilo que muitas pessoas julgam. Sobretudo, as imagens públicas, protagonizadas por personalidades (independentemente da área pela qual são conhecidas) que sabem que milhares, ou mesmo milhões de pessoas vão ter acesso ao que decidem tornar público. Depois, existem ainda os momentos – oportunos ou inoportunos – para divulgar as mesmas imagens. Por fim, e não menos importante, não se pode ignorar a motivação de quem decide revelar uma imagem que sabe que vai causar polémica.

Acabei de ver três imagens que me conseguem fazer sentir diferentes tipos de emoções. A primeira, da autoria de Helen Flanagan. A actriz inglesa decidiu tornar pública uma imagem onde surge a apontar uma arma à cabeça. Helen já assumiu tratar-se da “coisa mais estúpida que fez na sua vida.” Confesso que foi a primeira vez que ouvi falar desta actriz mas dou-lhe razão. É de mau tom publicar uma foto destas – que Helen diz estar relacionada com uma ressaca - quando o mundo ainda recupera do choque provocado pelo massacre ocorrido nos Estados Unidos que culminou com dezenas de crianças mortas de forma bárbara e cruel.


Se achei a primeira má, o que dizer desta? Assumo que sou do Benfica mas não é isso que me choca nesta imagem. Acho absurdo que um clube, seja ele qual for, decida recriar a imagem da última ceia. Acho ainda mais absurdo que um dirigente desportivo queira ter este tipo de protagonismo, assumindo o papel de entidade divina mais importante do mundo. Se fosse feito pelo meu clube, não mudava uma linha ao que escrevi. E agrada-me saber que os próprios sócios/simpatizantes do clube se tenham revoltado contra a fotografia na página oficial do clube no Facebook.


Como nem tudo é mau, existem aquelas imagens que nos fazem sonhar. Imagens que não me passam despercebidas (Não é Rainha e Pippa Coco?) e que fazem com que me esqueça que estou a poucos dias de entrar num ano assustador, que temo bastante. Aliás, acredito que qualquer homem esqueça os seus problemas ao ver a “oitava maravilha do mundo.” Gosto desta magia que envolve as fotografias. É possível sentir tudo ao olhar para uma simples imagem. E isso é bom.


28 comentários:

  1. Só não concordamos com a análise à foto do SCP. Quer parecer-me que alguém lançou para o ar a semelhança com a última ceia (piada fácil, face ao momento do clube) e pegou...de resto, semelhanças, só vejo a mesa. Parece-me uma imagem de união inofensiva. Sou a primeira a criticar o GL, mas aqui não vejo o problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que tenham tido essa ideia ou que pelo menos soubessem que ia existir a comparação. Além disso, podiam ter feito muito melhor. Esta é a minha opinião.

      Como sportinguista, aposto que tens muito a apontar do GL :p

      Eliminar
    2. Muito, muito...fosse eu a Mãe Natal e aquele sapatinho ficaria vazio este ano!

      Eliminar
    3. Como benfiquista mentia-te se dissesse que não gosto do vosso caos. Mas, a verdade é que gostava de vos ver lá em cima, metidos na luta pelo título. Era bom para o futebol português. Podia ser que houvesse mais gente nos estádios e mais dinheiro.

      Eliminar
  2. a primeira e a segunda, para mim, têm pouco ou nenhum sentido...
    a terceira, dá valor a alguém que põe portugal em destaque, felizmente, por bons motivos, que a cachopa é bonita, tem graça e faz pela vidinha dela como pode e sabe!

    ResponderEliminar
  3. Que sensibilidade de gorila da actriz menos conhecida.

    ResponderEliminar
  4. Não concordo que a primeira imagem seja de mau gosto. Tudo o que se vê é uma mulher a apontar uma arma à própria cabeça. E, a meu ver, tem tanta relação aparente com o massacre de dezenas de crianças ocorrido há pouco tempo como tem com a morte de milhares de crianças que ocorre todos os dias - ou seja, nenhuma. É uma fotografia com um elemento comummente perturbador, mas a foto em si diz tão pouco que dá margem suficiente para cada um interpretar como lhe apetecer. Se calhar agora leva-se como mau gosto porque a memória das notícias ainda é fresca. Consigo perfeitamente olhar para aquilo e ver uma metáfora com dores de cabeça, por exemplo.

    No entanto, concordo plenamente com a opinião sobre a segunda foto. Não sou religioso, não me sinto na obrigação de não gozar com as crenças das pessoas, no entanto acho que é preciso ter dois dedos de testa no que torna ao gozo público.

    A terceira imagem... bem... é um orgulho nacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui, concordo contigo na análise à primeira foto com uma pequena excepção. Se ela tivesse sido tirada por ti ou por mim e revelada aos nossos amigos. Aí, tens toda a razão. Acho que tudo muda quando a foto é de uma celebridade que partilha a foto com meio mundo numa altura destas. Aliás, acrtedito que vindo de uma celebridade, a foto seria sempre polémica.

      Orgulho nacional, muito bem dito :)

      Eliminar
    2. É arte (teoricamente) é para ser mostrada. Tendo em conta o conteúdo da foto, acho que poderia ser apresentada ao público em qualquer altura.

      Eliminar
  5. A primeira foto e imatura (so poderia ser resultado de uma ressaca); a segunda e muito ma, ate para os Sportinguistas (o meu caso, uma vez que e a representaçao da "ultima ceia" do SCP o que significa que nao vai haver mais, pelo menos na 1ª divisao :( Realmente a ultima foto e a mais interessante, bonita e real.

    ResponderEliminar
  6. O primeira imagem é de facto a mais infeliz, porém, é daquelas coisas que não entendi ainda muito bem o pq de tamanha importância a que lhe estão a dar! até pq o ser humano so faz mesmo m****!!!! logo qual a novidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é uma foto que pode influenciar muitas pessoas.

      Eliminar
    2. estamos todos os dias rodeados de publicidade enganosa!!! deixam-mo-nos influenciar diariamente!! so porque tem uma cara laroca!! lol já deveríamos estar vacinados contra estas chamadas de atenção mais infelizes!!

      Eliminar
    3. É certo mas estas coisas vão sempre dar que falar.

      Eliminar
  7. Ai Sarinha, Sarinha. Até faz esquecer as outras duas fotos! ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. A primeira foto só podia ser mesmo fruto de uma ressaca ou alguma brincadeira parva. A segunda é uma anedota. A terceira, é a terceira! Neste caso "oitava"... Não é homem sem blogue?

    ResponderEliminar
  9. Está perfeitamente explicada a tua simpatia com a 3.ª imagem :))))))

    ResponderEliminar
  10. A Sara Sampaio está um espectáculo!
    http://consuminimo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar