26.12.12

quando o pau é um problema


Há coisas nas quais não se pensa muito. E algumas delas podem ser verdadeiros problemas. Aliás, apesar de ter apenas três letrinhas, um simples apelido pode revelar-se um contratempo de enormes proporções. Quem diria que um Pau podia dar tantos problemas...

Beja, 5 de Fevereiro 2006.
Eu, Maria José Pau, gostaria de saber da possibilidade de se abolir o sobrenome Pau do meu nome, já que a presença do Pau me tem deixado embaraçada em várias situações. Desde já agradeço a atenção despendida.

Peço deferimento,
Maria José Pau.

Em resposta, recebeu a seguinte mensagem:

Cara Senhora Pau:
Sobre a sua solicitação da remoção do Pau, gostaríamos de lhe dizer que a nova legislação permite a remoção do Pau, mas o processo é complicado e moroso. Se o Pau tiver sido adquirido após o casamento, a remoção é mais fácil, pois, afinal de contas, ninguém é obrigado a usar o Pau do cônjuge se não quiser. Se o Pau for do seu pai, torna-se mais difícil, pois o Pau a que nos referimos é de família e tem sido utilizado há várias gerações. Se a senhora tiver irmãos ou irmãs, a remoção do Pau torná-la-ia diferente do resto da família. Cortar o Pau do seu pai pode ser algo muito desagradável para ele. Outro senão está no facto do seu nome conter apenas nomes próprios, e poderá ficar esquisito, caso não haja nada para colocar no lugar do Pau. Isto sem mencionar que as pessoas estranharão muito ao saber que a senhora não possui mais o Pau do seu marido. Uma opção viável seria a troca da ordem dos nomes. Se a senhora colocar o Pau na frente da Maria e atrás do José, o Pau pode ser escondido, pois poderia assinar o seu nome como 'Maria P. José'. A nossa opinião é a de que o preconceito contra este nome já acabou há muito tempo e visto que a senhora já usou o Pau do seu marido por tanto tempo, não custa nada usá-lo um pouco mais. Eu mesmo possuo Pau, sempre o usei e muito poucas vezes o Pau me causou embaraços.

Atenciosamente,
Bernardo Romeu Pau Grosso

Registo Civil de Beja

Certamente que este email que me enviaram não passa de uma brincadeira. Acredito que esta situação não tenha acontecido na realidade. Não digo isto por não acreditar na veracidade das palavras ou no facto de alguém ser capaz de tal requerimento. Mas, já não acredito na resposta e muito menos na coincidência dos apelidos do funcionário encarregue da resposta. Depois de quase chorar a rir com este email, recordei o apelido de uma menina simpática que trabalhava na Telepizza que frequento. Nada mais do que Pila. E havia um colega que estava sempre a dizer: “E o mais giro é que Pila vem do pai”, repetia vezes sem conta. Até a própria Pila se fartava de rir com as piadas.

29 comentários:

  1. Já conhecia esta história. Também acho que não seja verdade mas que há por aí nomes muito estranhos há!! Eu própria não gosto do meu apelido, daí usar o apelido da minha mãe mas nem se compara a Pau e Pila ahah

    Sex and the Country
    http://sexandthecountry6.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu apelido é estranho para muitas pessoas mas não dava para um requerimento destes :)

      Eliminar
  2. Opahh, as coisas que tu te lembras...
    Coitada da mulher, então não pode tirar o pau do marido porquê?
    Hoje em dia já não somos obrigados a levar com o pau do marido (upss, soou mal né?) mas falo do sobrenome...claro!

    ResponderEliminar
  3. AHAH Obrigada pela risada!! :) ahah

    ResponderEliminar
  4. Também não acredito, mas que deve haver situações do género e bem caricatas, disso não duvido!!

    ResponderEliminar
  5. :) Já me ri sim senhor :)

    ResponderEliminar
  6. Eu podia contar muitas histórias, porque na minha família há muitos nomes caricatos, mas adianto apenas que a minha avó tem nome próprio de um país e nunca mudou porque lhe dá imensa personalidade e habituou-se. E tem uma amiga chamada América e outra República. ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que história deliciosa. O meu apelido também é confuso para muitas pessoas :)

      Eliminar
  7. Opááá não se deixem enganar!!!
    No alentejo ha sobrenomes muito engraçados!!!
    Eu vivia na margem sul (centro de Almada) mais tarde fui viver para o Alentejo pois os meus pais foram pra la trabalhar!!!!
    Digo-vo que até me habituar a certos sobrenomes foi muito complicado!!!
    As vezes é dificil nao nos desmancharmos a rir na cara das pessoas!!!!!!!!Não pelo fato de ser uma falta de respeito mas ha com cada um....
    Tinha colegas com sobrenomes girissimos, tipo: Tirapicos, Malarranha, Zabumba, e por ai fora!

    Pessoas do alentejo não me levem a mal mas acho engraçado!!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Ahahhahh está o máximo..vais buscar cada uma!! Há nomes e apelidos que são demais!! A carta sendo ou não real foi escrita com muita habilidade, afinal por um pau grosso ..:D

    ResponderEliminar
  9. Hã, já recebi este email há muito tempo! Também não acredito que seja verdade, mas que tem piada, tem! :P

    Acho que o apelido mais engraçado que conheço é Queijo! Obviamente que sendo namorado de uma grande amiga, dá para grandes brincadeiras como casal tosta mista, e etc, etc :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há apelidos muito bons. Depois há nomes que misturados com apelidos dão uma mistura perfeita :)

      Eliminar
  10. Muito bom! Boa gargalhada :D

    ResponderEliminar
  11. Já conhecia...a história e não Pau...eheheheheh

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente,há nomes que deviam ser proibidos!XD XD

    ResponderEliminar