18.12.12

três por dia é muito


Diariamente em Portugal, três pessoas optam por acabar com a própria vida. Este número, avançado pelo Programa Nacional para a Saúde Mental, significa um aumento de 20 a 25% na taxa de suicídio nacional. De acordo com os especialistas, esta é uma situação que poderá agravar-se com os problemas – crise económica e aumento do desemprego, por exemplo - que assolam parte dos portugueses.

Em tempos dizia-se que depressões e suicídios eram coisas dos países nórdicos. Mas, nesta altura, Portugal é o país europeu com maior taxa de depressão e o segundo a nível mundial, apenas atrás dos Estados Unidos da América. Por cá, verifica-se ainda um aumento do consumo de antidepressivos. O último Eurobarómetro sobre saúde mental, realizado em 2010, revelava que 15 porcento dos portugueses tinham consumido antidepressivos ao longo dos últimos 12 meses. O dobro da média europeia.

Porém, e apesar do elevado consumo dos fármacos, verifica-se um aumento no número de suicídios. Segundo uma investigação da Universidade de Hong Kong, a eletroacupunctura reduz, de forma rápida e eficaz a gravidade e intensidade dos sintomas depressivos. Se esta é uma das soluções, deve ser espalhada pelo maior número possível de pessoas.

Estes dados são assustadores. A depressão (que em casos graves pode levar ao suicídio) é uma das mais temíveis doenças silenciosas. São aquelas que atacam qualquer pessoa. Pessoas essas que, por norma, escondem o que estão a viver. Que dizem sempre que está tudo bem. Quando afinal, não está.

Diz-se que em tempos de crise verifica-se um aumento de solidariedade. Espero que esta também passe pelos afectos. A começar pelas pessoas que nos são mais próximas. Porque o “está tudo bem” pode não passar de uma frágil redoma que serve de protecção para a realidade que pode ser trágica. Já vivi situações com amigos que precisaram de dezenas de incentivos até desabafarem. Sei que passei pela pessoa mais chata do mundo, sempre a insistir no mesmo assunto. Mas não me importo. Antes isso do que a sensação (futura) de culpa por não ter feito nada.

29 comentários:

  1. Super importante o que acabaste de partilhar.

    Os antidepressivos também são medicados em casos de estados de ansiedade patológica, que nos dias de hoje se torna cada vez comum entre os mais jovens. Também isso poderá contribuir para essas elevadas percentagens!

    De qualquer forma, a depressão é uma doença assustadora, de difícil compreensão, muito ingrata e que ataca qualquer um.
    Afinal de contas, não é uma doença dos fraquinhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos chefes de família, pessoas fortes que lutam pelos seus, não sofrem de depressão?

      É um tema muito complexo.

      Eliminar
  2. é assustador o que pode passar pelas cabeças e corações das pessoas que nos são mais próximas sem nos darmos conta, sem percebermos. não há nada como estar atento e presente, de certeza que só essa disponibilidade ajuda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que devemos insistir ao menor sinal de que algo está errado.

      Eliminar
    2. claro que sim. mas também é importante não nos sentirmos culpados se não encontrarmos sinais. estarmos disponíveis e abertos muitas vezes pode salvar alguém, dar-lhe coragem para se abrir. muitas vezes as coisas parecem bem à superfície... há três anos descobri que a pessoa que me era e é mais próxima estava a lutar contra uma depressão brutal e sentimentos e atitudes terríveis sem ninguém se aperceber, incluindo eu. mas contou-me e conseguiu, depois do período mais negro das nossas vidas, erguer-se ainda mais forte, feliz e equilibrada do que antes. o sentimento de culpa consumiu-me durante muito tempo, até chegar à conclusão que a culpa não era minha, e que a única coisa que podia fazer era mostrar que estava e estou com ela, para o que der e vier, sempre. era isto que queria dizer...

      Eliminar
  3. É assustador pensarmos como alguém que conhecessemos quer por fim á propria vida :/

    ResponderEliminar
  4. ...Essa é a mentira piedosa que repito mais vezes por dia...
    "Está tudo bem, obrigada", não quero maçar ninguém com as minhas histórias, de vez em quando lá saem uns desabafos. Tu e outros cantinhos como o teu tem ouvido alguns...vai sendo uma terapia, acredita!

    Enquanto conseguir aguentar sem comprimidos...está tudo bem!

    Jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez que pensares em comprimidos, peço-te que te recordes de mim.

      beijos

      Eliminar
    2. É o que faço ultimamente tomo um "hsb" (desculpa o abuso, não me leves a mal) logo de manhãzinha e a disposição começa logo a melhorar:)
      Rio, choro, mas pelo menos exteriorizo o que sinto, só isso faz-me aguentar muito melhor os dias mais difíceis...

      Jinho e obrigada por existires na minha vida.

      Eliminar
  5. Contudo, é muito complicado ajudar uma pessoa tão querida para nós que está "tão longe" de tudo e de todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo ajudar mas principalmente descobrir que precisa de ajuda e convencer a pessoa de que precisa de ajuda. Isso é o pior. Mas percebo o que queres dizer.

      Eliminar
  6. A depressão é uma doença mental muito grave,nunca deve ser ignorada.

    ResponderEliminar
  7. Mais um estudo que vai de encontro à minha teoria. Abrir negócios nestas alturas? Ou Lar de idosos ou Agências funerárias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino-me a fazer algo no primeiro mas sou incapaz de tratar a morte como um negócio. Tinha que passar a ser muito frio e distante e acho que não consigo.

      Eliminar
  8. Hoje há que estar atento aos outros porque uma simples palavra ás vezes pode ajudar muito. A dos outros para nós e de nós para os outros. A propósito vou contar algo que se passou comigo. Uma pessoa que conheço há poucos meses aconteceu-lhe um problema algo grave, foi assaltada na rua e quando ela me contou eu nem queria acreditar como alguém pode sair do banco com aquele valor..mas aconteceu! Chorava dizia que não dormia , tinha ido ao médico e tomava anti-depressivos e comprimidos para dormir mas não conseguia tirar aquilo da ideia e já não lhe apetecia viver dizia... Significava as poupanças de uma vida que ia dar ao filho para suportar um grande compromisso. Na altura lembrei-me de lhe dizer que o melhor era pensar que se tivesse gasto aquele mesmo valor para recuperar a saúde de um familiar, ou dela própria e mesmo assim não o conseguisse fazer seria bem pior, porque então não teria hipotese de recuperar algo mais valioso _ a vida! . Falei bastante mas sempre na perspectiva que é sempre pensando para a frente e contei-lhe como eu própria tinha superado alguns acontecimentos negativos da vida pensando assim. Passado umas semanas ela encontra-me e agradece-me e eu estupefacta. Ela então começou a explicar porque me agradecia. Eu tinha operado milagres com aquelas simples palavras e que ao contrário da maioria dos amigos não lhe tinha ralhado mas sim feito pensar de outra forma a situação . E que as palavras proferidas naquele dia a ajudavam a enfrentar os dias e a pensar de outra forma. Dizia que se sentia melhor que estava novamente a trabalhar e a encarar a vida . Imagina que eu continuava estupefacta. Como ás vezes umas simples palavras no momento certo podem fazer tão bem. Fiquei feliz e disse-lhe logo claro.Porque hoje era ela e quem sabe um dia posso ser eu a precisar de um incentivo dado assim de coração aberto por algum conhecido. Todos precisamos de todos e ás vezes podemos ajudar basta estar atentos. E na verdade a depressão é algo grave mas acho que uma palavras certa e o estar atento no momento certo opera milagres e pode obviar a muitos tratamentos anti-depressivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que toda a gente passe os olhos por este exemplo. Está tudo aí.

      E tens razão. As palavras e carinho podem fazer muito melhor do que os medicamentos.

      Eliminar
  9. Espero que esta situação desesperante sirva ao menos para unir as pessoas.

    ResponderEliminar
  10. Este teu tópico é muito, muito importante, espero que muita gente o leia! Porque de facto a tendência é sempre esconder que algo não está bem, até que um dia é tarde demais para se fazer qualquer coisa.

    Felizmente nunca me passaram ideias suicidas pela cabeça (isto e de um modo concreto, pois já várias vezes pensei: e se...), mas nos últimos meses tenho vivido momentos de grande ansiedade, de ansiedade crescente em que a certa altura achei que se estava a tornar insuportável e que facilmente podia entrar numa depressão. Pedi ajuda médica, estou a tomar uma coisa leve que me acalma sem me dar sono e que me faz ver as coisas de modo menos negro. É que às vezes apenas a força de vontade e a presença dos amigos não chega.

    Se se sentirem a cair, peçam ajuda, não custa nada e pode salvar vidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu importante testemunho. Obrigado mesmo.

      E alguma coisa que precises, estou por aqui.

      Muito obrigado

      Eliminar
  11. Um assunto que me assusta imenso, porque acho que nenhum de nós está isento de poder cair numa situação depressiva! Cada vez mais dou valor à nossa força mental e capacidade de superar certos obstáculos, porque acho que a linha é muito ténue entre estarmos bem e não estarmos.
    E sim devemos èstar atentos a quem nos rodeia porque às vezes uma nossa palavra ou ação podee fazeer toda a diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos dias que correm, onde a pressão é cada vez maior, é muito fácil entrar em depressão.

      Eliminar
  12. Pelo titulo achei que te referias a outra coisa e ia dizer que não, 3 por dia não é demais...mas tendo em conta o resto do texto sou obrigada a confirmar que 3 por dia é um exagero lamentavel.

    ResponderEliminar
  13. mais um bom texto com um tema forte, realmente é pena que tantas pessoas metam termo à vida, sem darem hipotese a serem ajudadas, era bom irem ter com alguem e falar...

    ResponderEliminar