3.12.12

quem tem medo dos dentistas?


Vou ter a minha segunda participação na rádio. Hoje, no programa Desbocados – da rádio Antena Sul, de Évora (90.4 e 95.5) – vai falar-se do medo dos dentistas. Assumo que quando era mais novo tinha medo da cadeira, das brocas e demais utensílios. Mas, hoje não passo sem as minhas consultas de rotina. Quem é que ainda tem medo de ir ao dentista? Porquê?

63 comentários:

  1. Não tenho medo, mas fico ansiosa... Acho que é mais pela parafernália de utensílios e por ter de ficar com a boca aberta taaaaanto tempo!
    E pronto vá, que doa alguma coisinha ;p

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também era assim. Agora não. Acho que também depende dos médicos :p

      ***

      Eliminar
  2. Eu quando lá vou é mesmo quando estou a precisar mesmooooo.. porque odeio os dentistas. Aquelas agulhas, brocas, até fico com calafrios e pesadelos. Eu sei que já não devia, mas fico sempre muito ansiosa, devem ser traumas de infância, um dia espetaram-me 2 anestesias e não resultou, sofri tanto. É isto.

    :) devia ter vergonha de dizer estas coisas ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não há vergonhas :)

      Eu já fui assim até conhecer o dentista que tenho agora e que aconselho.

      Eliminar
  3. Já tive mais medo, mas para mim é aplicável a qualquer médico... :| Depois de sentar na cadeira passa! ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu só tenho medo de dentistas que....
    ... tenham os dentes tortos!!!

    Não bate a cara com a careta!!!

    Chicolaiev
    omeupassaporte.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esqueci-me de dizer que o que mais me assusta é mesmo o recibo que me dão no final!!

      ME-DO!!!

      Eliminar
    2. Tens razão. Não bate certo.

      Felizmente, o meu mantém-se (se não me enagno) nos 40 euros por consulta.

      Eliminar
  5. Olasito!!!
    Medo do dentista?????
    Isso não me assiste... passo a esplicar:
    Tenho consultas regulares, os meus dentista e ortodontista são um espetaculo de pessoas, super alegres, simpaticos e extrovertidos! Deixam-me super a vontade tratamos por tu!
    Já o meu namoradito coitadooooo, aquilo é um drama, o panico, parece que vai pra guerra :)!!! Vou ser sinsera eu ate gozo com ele...ja lhe disse: como é que um marmanjo de 1,82m tem medo de dentistas!!!!hahahaha
    Mas pronto so gozo mesmo com ele, tenho noção que ha pessoas que têm panico de dentistas, tive uma colega que desmaiava na cadeira do sr. era mesmo DRAMA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se cria uma relação tudo fica mais fácil.

      Coitado do teu namorado :)

      Eliminar
  6. Eu não tenho medo... tenho pânico. No dia anterior à consulta começa logo a dar-me uns abafos... No dia, vou sempre branca como a cal e mal ouço o som da broca.... cerro os olhos, agarro as mãos com força à cadeira e só peço que seja rápido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa estratégia. Imaginas que estás noutro local onde não há brocas :)

      Eliminar
  7. Não lhe chamaria medo, mas sim incómodo!!
    Detesto deitar-me naquela cadeira e saio sempre a suar...estou sempre tenso!

    ResponderEliminar
  8. Eu não tenho bem medo é mais não gosto nada de lá ir! Principalmente quando sei que tenho que levar anestesia, porque agulhas nunca foi o meu forte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho pavor a agulhas. Tenho que fechar os olhos para não ver.

      Eliminar
  9. Bem...no meu caso não necessariamente do dentista.São as agulhas.As agulhas dão cabo de mim.
    Mas vou,sempre que posso.as consultas de rotina,pois assim evito problemas maiores (agulhas) alem de que uma boca cuidada,tratada,um sorriso bonito...são um óptimo cartão de visita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho medo de agulhas e falas numa coisa essencial. A boca é o nosso cartão de visita. Uma das primeiras coisas que revelamos ao mundo.

      Eliminar
  10. Confesso que nunca tive medo. Não gosto do som das brocas mas jamais sofri na cadeira de um dentista, apesar de já ter arrancado 3 dentes do siso que não tinham espaço para nascer.
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho, apesar da minha dentista ser uma querida e 5*:) mas explico-te porquê...as anestesias custam a pegar em mim, de tal modo vou nervosa para a cadeira do dentista...preciso sempre de 3 injecções :( aghhhhrrrr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, fico resolvido com a primeira. Isso deve custar :(

      Eliminar
  12. Eu só tenho medo da incompetência dos dentistas, e até já falei sobre isso no blog (Dentistas/Barbeiros) Há um ano que ando a tratar o mesmo.

    ResponderEliminar
  13. Já perdi o medo, o meu dentista obrigou-me! A primeira vez que levei a anestesia e o vejo a dirigir-se com a agulha à minha boca comecei a desmaiar e avisei ao que ele diz-me "não vais nada desmaiar" e dá-me duas bofetadas que me doeram mais do que a anestesia. Desde então nunca mais me senti mal!!! Ele é bruto mas é um óptimo dentista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que texto delicioso. Adorei. O que me ri a imaginar a situação.

      Eliminar
  14. Eu adoro a mesma dentista. É gigante e às vezes espeta-me as mamas na cara sem querer, mas não me importo. Tirou-me um dente do ciso mega complicado, enquanto gritava "sai sai", que até parecia que estava a dar à luz, mas é sempre despachada e tem um sentido de humor brilhante que me faz rir mesmo com a broca dentro da boca.
    Colocou-me aparelho há uns anos, tirou-me cisos, faz-me limpezas de vez em quando e até já um branqueamento a convenci a fazer-me (é contra branqueamentos).
    E é ela que se deve o meu sorriso, antes, durante e depois das consultas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma relação perfeita. Eu sou assim com o meu, excepto que não me coloca as mamas na cara nem me fez um branqueamento :)

      Eliminar
    2. opá estava a ler os comentarios espetei uma gargalhada com o comentário da Pippa Coco que devo ter acordado o condominio todo!!! lolololol

      Eliminar
  15. Tenho um dentista super querido e impecável profissionalmente e recomendo. Não tenho medo do dentista e não sinto incomodo só depois quando saiu de lá, pelo efeito da anestesia por exemplo. Já fiz intervenções de 2 e 3h e fiquei vacinada. E o incrível é que aprendi a relaxar , aprendi a abstrair que se está ali e de facto a nossa mente é poderosa!:).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso, tens toda a razão. O poder da mente é fantástico.

      Nunca estive tanto tempo numa cadeira mas acho que não mexia a boca no resto do dia.

      Eliminar
    2. Mas não mexes mesmo,depois de uma intervenção destas ficas a gelo o resto do dia...:).

      Eliminar
  16. ODEIO DENTISTAS (desculpa ser em maiúsculas é é o tamanho do medo que tenho deles).
    Cada sessão de dentista tem que ser precedida de uma meia hora de conversa a ver se acalmo...
    Brenda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consegues encontrar uma explicação para isso?

      Eliminar
    2. Encontro HSB, uma visita ao dentista era eu bem pequenina... não correu muito bem, desde aí sempre que me tentavam levar ao dentista ficava com a pele de tal forma que parecia ter sarampo.
      Com os anos foi moderando um pouquinho e agora é como escrevi acima.

      Estava a ler alguns posts que me passaram, espero que fique tudo bem com a tua família.
      Gostei de te ouvir falar de piropos. Tenho andado menos por cá (encerrei a conta) mas sempre que posso venho visitar este cantinho que tanto tem crescido.
      Bjinho
      Brenda

      Eliminar
    3. Ainda bem que agora estás mais "calma"

      Obrigado pelas palvras Brenda. É bom saber que continuas por cá. Fico feliz.

      beijos

      Eliminar
  17. Bem, desde que tirei os quatro dentes do siso para usar aparelho ortodôntico durante 2 anos e meio e tive de ir de três em três semanas fazer consultas de acompanhamento, deixei de ficar nervosa.
    Acho que AGUENTO TUDO :P

    ResponderEliminar

  18. Confesso nunca tive medo de dentistas. Tenho é pavor das agulhas. Os dentes do ciso de cima retirados. Os de baixo ainda se mantêm. A preocupação (leite), a cotinha tem os caninos leite (meus inclusos).

    Tenho preocupação das consultas de rotina, a meio do mês limpeza aos dentes. A higiene oral é importante, muitas pessoas descuram. Um sorriso bonito e uma boca cuidada…cartão visita!

    ResponderEliminar
  19. Como já tive uma dor de dentes de três dias (tinha que tomar antibiótico durante esses dias) fiquei sem medo de ir ao dentista. Custa mais ter uma valente dor de dentes do que ir ao dentista... Nem quero recordar o que fiz nessa altura. Mas posso dizer que queimei a boca toda com tudo e mais alguma coisa que me diziam para parar de doer. Até essência de mostarda na farmácia cheirei! De loucos.
    Antes ir ao dentista que uma grande dor de dentes. :)

    ResponderEliminar
  20. Eu confesso que já tive um bocadinho de stress com a ideia de arrancar dentes... Mas quatro sisos depois já nada me assusta :P

    ResponderEliminar
  21. Dispenso dentista, otorrino, ginecologista, até o medico de familia. Pois tenho que fazer consulta de rotina e faço-as, mas o psicologico arruina-me... começa aquela vozinha dentro do cerebro e... e se te "encontram" alguma coisa??? Mas a prevenção e visitas de rotinas com exames é o ideal!
    Em relação ao dentista, sem duvida é preferivel uma ida ao dentista que dor de dentes. Aos 18 anos devido a uma cárie fiquei com o musculo do pescoço e braço completamente petrificados e estive internada 2 dias... há 7 anos atrás a minha mãe, devido a uma infeção no dente, antibiotico e extracção ao fim de 3 semanas entrou em coma durante 21 dias e ficou 4 meses internada em isolamento com uma septicemia com falencia multiorganica. A vida dela esteve por um triz... o medico dela qdo a volto a ver 2 meses apos a saida do hospital, fisioterapias etc-deixou de andar inclusive-chegou a dizer: A senhora não sobreviveu... ressuscitou!
    Portanto: dentista sim (embora as minhas mãos pingem com suor gelado!!!)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu relato. O medo do que podemos descobrir não nos pode afastar dos médicos.

      Ainda bem que acabou por correr tudo bem.

      beijos

      Eliminar
  22. Medo nenhum de dentistas! Só há uma coisa que me incomoda um bocado, estamos lá de boca escancarada e eles falam, falam e perguntam-nos uma série de coisas às quais por vezes não conseguimos responder com simples acenos de cabeça. Fica difícil e sinto-me sempre um bocado em desvantagem :)

    ResponderEliminar
  23. Eu ADORO ir às consultas, relaxa-me imenso e chego a adormecer na cadeira... Acho que uma explicação possível é o facto de eu ser médica dentista! Ahah :)

    Há muitos mitos, talvez deva escrever um post para desmistificá-los! Vou virar um "fórum 100manias" ;)

    P.S. Senti-me uma espia a ler os comentários!

    ResponderEliminar
  24. o título deste post chamou-me logo a atenção. eu tenho um medo de morte de agulhas e consequentemente de dentistas. tudo porque uma pica para anestesiar nunca chega. nem 5. ás vezes armo-me em forte e lá me sento naquela cadeira, aguento a primeira pica mas á segunda já estou a berrar socorro e assim que consigo já estou porta fora. já pensei em ir a gibraltar para me darem anestesia total e tirarem estes desgraçados, como fizeram á minha irmã, mas acordar com agulhas nos braços e mãos... quase que vou a extremos e digo que prefiro morrer do que resolver este problema lol

    ResponderEliminar
  25. Medo do dentista?Profissionais de saúde tão queridos de turbina em punho?Óóóhhh;)Lá no consultório não se faz mal a ninguém....

    ResponderEliminar
  26. Olá :) Não sei como só cheguei aqui agora! a verdade é que eu MORRO de medo, e por isso nem lá ponho os pés... Claro que agora tenho os dentes em bastante mau estado, e tenho que lá ir. Mas o meu pânico sobrepõe-se :( nem quero pensar, tenho mesmo medo! :( Conheces algum dentista bom no Porto que seja meiguinho e essencialmente QUE NÃO JULGUE os pacientes? porque sim, isso também me assusta, um dentista que me julgue :( obrigada! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu poderia ajudar-te mas é de Lisboa. Infelizmente não conheço nenhum no Porto :(

      Desculpa.

      Eliminar