19.12.12

não acredito mas agradeço o teu gesto


Há alguns dias recebi um email a dar-me conhecimento do concurso organizado pelo Aventar. O evento tem como objectivo premiar os melhores blogues deste ano, que estão divididos por categorias. Confesso que o email captou a minha atenção. Li o regulamento atentamente e dei por mim a analisar as categorias para descobrir se me enquadrava em alguma.

Isto durou alguns minutos até que “caiu a ficha.” Nessa altura, parei para pensar. E decidi não concorrer. Pelo medo da derrota óbvia? Não. Nada disso. Simplesmente porque existem milhares de blogues melhores do que o meu. Mais interessantes. Mais divertidos. Mais sérios. Melhor escritos e com uma capacidade muito maior de prender a atenção dos leitores e amigos.

Falsa modéstia? Não. Estás a dar uma de coitadinho para que as pessoas comentem a dizer maravilhas sobre o que escreves? Muito menos. É a simples realidade. Limitei-me a ser realista. Não inventei nada. Não sou sou o rei do blogspot.pt. Não me acho superior a ninguém. Não grito ao mundo virtual que sou melhor do que A, B ou C e que essas pessoas é que me imitam. Há que ser realista. E foi isso mesmo que fui. Como tal, optei por não me inscrever, aquilo que achei ser a decisão mais sensata.

Porém, acordei hoje com o telemóvel a piscar. Tinha um email. Curiosamente, estava inscrito no concurso onde tinha optado não me inscrever. Como é que é possível, foi o que pensei. Li o email com atenção e percebi que foi outra pessoa que me inscreveu, sem me consultar. Uma pessoa que não tem qualquer ligação familiar comigo. É alguém que acompanha este pequeno blogue, de apenas oito meses, quase desde o início e com quem falo com alguma frequência.

Não divulgo o nome da pessoa em questão por desconhecer se pretende que o faça. Mas, não vou mentir. Não vou ser falso modesto. Gostei da atitude. É bom saber que alguém acredita no nosso valor para algo que nós próprios não acreditamos. E saber que uma pessoa entende que devo participar num concurso, seja ele qual for, é suficiente para mim. Para mim, o concurso já começou. E já chegou ao fim. E eu ganhei aquilo que tinha para ganhar. Um sorriso de orelha a orelha. Obrigado.

40 comentários:

  1. Sabes ás vezes os amigos fazem acreditar em nós próprios! Ajudam-nos a ter a autoconfiança que necessitamos , dão-nos o empurrão necessário da coragem para a arriscar que nem todos temos em igual medida. E mais, vou-te dizer,acho que mereces mesmo ir a esse concurso. Vai com toda a confiança, não sei os moldes desse concurso mas posso tentar ir ver, mas desde já te digo se precisares do meu voto claro que o darei como merecido. Farei isso sem hesitação porque sinceramente pela forma como escreves, na minha modesta opinião,acho que mereces .
    Fico a aguardar noticias sobre este assunto. Força! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ao concurso porque me inscreveram. Caso contrário não ia. Mas é verdade, os amigos dão-nos muita força :)

      Acho que qualquer pessoa pode votar.

      Eliminar
  2. Fizeram bem...
    Corres sérios riscos de ficar entre os primeiros, porque nem sempre os blogues mais famosos são os melhores...
    Digo eu... que sou uma amostra de blogue!
    Boa sorte e parabéns à pessoa que te inscreveu, teve coragem!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns a quem teve essa iniciativa :) Um gesto muito simpático :) E as surpresas às vezes acontecem :)

    ResponderEliminar
  4. Se os leitores puderem votar, avisa, sim? ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Esta noite no post "três por dia é muito" penso que percebeste a importância que um post teu pode ter. São muito poucos os seres humanos a quem eu digo o que te disse.

    Quem te inscreveu, escolheu uma forma original de te dizer obrigada. Se precisares da nossa ajuda, é só dizeres.
    Mas concordo contigo, o mais importante já ganhaste: Um espaço no coração de quem te quer bem (e virtualmente isso também é possível)

    Jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha vitória passa por palavras como as tuas. Esse será sempre o melhor prémio.

      beijos

      Eliminar
  6. parabens e boa sorte! este é um grande blog não tenahs duvidas.

    ResponderEliminar
  7. Boa sorte!! A pessoa em questão fez bem... :)

    ResponderEliminar
  8. ainda bem que o fizeram por ti. quer ganhes, quer não, acho que para quem te lê já ganhaste :) beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Foi um gesto muito bonito,e já agora foste muito bem inscrito...

    ResponderEliminar
  10. Levavas era uma chapada por não teres concorrido, essa é que é essa!

    ResponderEliminar
  11. Caro hsb,

    Depois de ler este post, estava para te escrever um mail. Depois achei que deveria escrever um comentário, mas mantendo o anonimato, sobretudo depois de ler os bonitos comentários de algum modo dirigidos à minha pessoa, que agradeço muito. (Também tenho destas coisas de humildade!) :p

    O ano passado houve este concurso de blogues, para o qual decidi não concorrer. No entanto, sei de outras pessoas que o fizeram (e bem!) com o intuito de abrir o espaço à riqueza das pessoas a partir do(s) blogue(s). Acompanhei o concurso, descobri blogues MUITO bons, diverti-me imenso com os comentários, também o humor com que muitos levavam a competição (também houve ferrenhos, com atitudes menos felizes,mas que não abafaram a boa disposição que houve). No fundo, é isto: somos pessoas.

    Voltei a saber do concurso. E, sabendo da possibilidade de inscrever outros, foste o primeiro que me veio à cabeça. Passo aqui diariamente, com muito gosto. Já to disse, mas nunca é demais repetir: gosto como escreves e o que escreves. Ressalta uma humanidade que me impressiona sempre. Agora, vendo o teu post, confesso que inicialmente me assustei: "Oops, fiz algo que não devia. Hmmm, bem, P., continua a ler..." Assim o fiz e emocionei-me (literalmente) com um sorriso na cara. Aumentou quando leio os comentários, que volto a agradecer a parte que me toca! :D

    As coisas boas da vida são para serem partilhadas. Sinceramente, aqui não interessa o "ganhar o concurso". Para mim, o ganho é humano, ou seja, que a humanidade (neste caso a tua) possa ser partilhada. Em tempos de crise e pessimismo, é tão bom lufadas de ar fresco, que não deviam de ser a excepção, mas o contínuo. Quando te inscrevi foi mesmo a pensar nas muitas pessoas que ainda não passaram por cá e, inconscientemente (ehehehe), estão desejosas de o fazer. Apenas dei um empurrão. ;)

    Um Grande Abraço!!
    [And: Good Luck!!] eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado P.

      Não fiquei chateado contigo. Mesmo que entrar no concurso fosse o pior que me podia acontecer, nunca ficaria chateado contigo pelo gesto.

      Agradeço-te por acreditares em mim e por veres valor suficiente para fazer parte daquilo que descreves.

      O meu eterno obrigado pelo apoio.

      Grande e forte abraço para ti :)

      Eliminar
  12. Pelo amor de Deus,isto é um concurso de blogues sem nada de valioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isilda, se fosse um concurso para ganhar dez milhões de euros a minha reacção seria a mesma. Tu tens uma forma de ver a vida, eu tenho outra oposta. A minha não é melhor nem pior do que a tua. Apenas diferente.

      Para ti não, mas para mim estão aqui envolvidos bens muito mais valiosos do que dinheiro.

      Eliminar
  13. Ainda tempo para dar uma "espreitadela" noutra mensagem :P Boa sorte!!;) Torço por ti!!:)

    ResponderEliminar
  14. Resta saber em que categoria "te" inscreveram.

    O meu blogue também está inscrito! :)

    ResponderEliminar
  15. Homem, a modéstia fica-te muito bem. Mas deixa que sejam os leitores a julgar o teu blog. E não voltes a dizer que o teu blog não tem interesse, ou não presta, ou algo no género.
    Tens um blog bem escrito, demonstras as tuas ideias e há quem se identifique com elas.
    Inscreve-te, please....
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula
      Tenho muita dificuldade em avaliar aquilo que faço. E a qualidade das minhas palavras só pode ser avaliada por quem me lê. O que pretendi dizer é que sou realista e que sei que existem milhares de blogues com uma qualidade superior à minha.

      Agradeço o teu apoio. Esse é o melhor prémio que posso ter.

      Já me inscreveram :)

      Eliminar

  16. O crescente número de seguidores do blogue deveria fazer-te repensar essa avaliação a ti mesmo.

    Nós acreditamos!*

    ResponderEliminar
  17. Comecei a ler o teu blog faz cerca de duas horas e para além de não conseguir parar de lê-lo sinto que já te conheço. É estranho, mas só pode significar que és bom naquilo que fazes. parabéns por seres quem és e mt sorte! Nádia

    ResponderEliminar