30.12.12

a importância da origem

Se há profissão onde se ganha dinheiro de modo "fácil" é no futebol. Não são precisos anos de estudos. Basta ter jeito, talento ou na ausência dos anteriores um bom empresário.

Cristiano Ronaldo e Messi são dois bons exemplos. Ambos nasceram em famílias humildes e hoje têm o mundo a seus pés. Um teve um problema no coração. O outro problemas de crescimento. Porém, aperfeiçoaram o seu talento para serem o que são hoje e ganharem milhões de euros.

Contudo, há muitos jogadores que cedo esquecem as origens. Apanham-se com os bolsos cheios e esquecem os anos em que nada tiveram. Pior, quase que detestam quem nada tem.

Como tal, foi com muita alegria que li a entrevista que João Pereira deu ontem ao jornal A Bola. O mote da entrevista foi a apresentação das novas chuteiras do jogador. Nelas, João Pereira optou por gravar "Casal Ventoso."

É importante não esquecer as origens, disse. Sou o que sou pelo meu passado, acrescentou. Era bom que mais jogadores pensassem assim. Alias, era bom que mais pessoas fossem assim. É que vivemos numa época de memórias muito curtas.

Enviado do meu iPhone

23 comentários:

  1. Já li algumas entrevistas do João Pereira, e fiquei abismada com a pessoa que é. A imagem que passa dentro de campo, não podia ser mais distante da pessoa humilde e de afectos que parece ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A imagem não bate certo com a de guerreiro dentro do campo. Mas, fora dele parece ser um homem bastante inteligente e humilde.

      Eliminar
  2. Personagem mais irritante em campo. Parece um puto com a birra. Não parece nada ser essa pessoa...

    ResponderEliminar
  3. Parece-me admirável que ele tenha tido esse gesto! :) É isso que distingue verdadeiramente as pessoas...

    ResponderEliminar
  4. Esse gesto é bonito. Mas por vezes há uma falsa modéstia aí associada. Basta ver os casarões que o CR construiu no Funchal. É um misto de recordar-as-origens com vejam-só-onde-eu-cheguei-agora. ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes. Dei o exemplo do Messi e do Ronaldo por serem pessoas sem nada que hoje têm tudo. Porém, apenas admiro o Ronaldo pelo que faz dentro do campo. Não gosto da atitude que revela fora dele. E acredita que podia escrever aqui muitas coisas...

      Eliminar
  5. Chego à conclusão que as pessoas que provêem de uma classe social mais desfavorecida e depois ascendem , menos humildes são. Se teve esse gesto ainda bem . Porque todos precisam de todos e não renegar as origens, mesmo as mais humildes , é algo que só valoriza quem o faz . Mas não é habitual ver-se ,lá isso não..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas deviam ser as mais humildes. Que nunca teve e passa a ter tudo devia valorizar ainda mais as coisas.

      Achei muito bonito o rapaz gravar meia-laranja numa bota e casal ventoso na outra.

      Eliminar
    2. Devia dizes bem, mas sabes que muitas vezes não é assim. Vejo muita gente que não teve e quando passa a ter são arrogantes.
      Tens razão foi um gesto bonito! :)

      Eliminar
  6. Se as origens nada lhe ensinam, nada têm a orgulhar-se delas!

    ResponderEliminar
  7. Ele agora não tem vergonha das suas origens, mas se lá continuasse a viver no Casal Ventoso aposto que não gravava as chuteiras com o nome que gravou.
    São muito humildes quando estão cheios de "papel" até fazem da humildade uma bandeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos são assim mas neste caso acredito que o rapaz seja realmente humilde. Não há muitos assim mas ele é um deles.

      Eliminar
  8. Gostaria de poder concordar mais, mas a minha indignação com o exagero de dinheiro à volta do futebol está-me a impedir um bocadinho.
    Falando das profissões em geral e da ascensão na carreira, sim há sempre que lembrar de onde viemos e a quem devemos, em parte, o nosso sucesso.
    Ultimamente penso muito em todos os apoios dos meus pais, financeiros e emocionais, que me estão a dar todo o apoio para que eu possa um dia ser uma profissional mais completa. Penso que estarei sempre grata por isso. A não ser que leve com uma bruta pedra na cabeça, estarei sempre grata por eles me estarem a proporcionar tudo o que podem :)

    dreamerthing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto o mesmo em relação aos meus. Lutaram/lutam muito por mim e pela minha irmã.

      Eliminar
  9. Uma grande verdade.
    Penso nisso e dâ-me ânimo.
    No passado nada tinha, depois com o meu trabalho, consegui ter tudo.
    Hoje volto a não ter nada mas a Esperança e a Determinação fazem-me acreditar que posso voltar a ter o que preciso.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do que conheço de ti arrisco dizer que é uma questão de tempo até teres tudo novamente.

      Eliminar
  10. So true:) as nossas origens definem uma parte do que somos...o resto é a experiência dee vida! Seria incapaz d as negar tal como as minhas vivências ainda que com alguns erros ou melhor opções não tão certas à mistura :)

    ResponderEliminar