7.5.13

separar os homens das crianças


Se fosse como alguns adeptos do Sporting, diria que estou satisfeito com o empate do Benfica que praticamente impede o clube de Alvade de ir às competições europeias. Mas não sou. Se fosse como alguns adeptos do Porto, diria que este campeonato está sujo. Pois o Benfica ontem sofre um golo com um fora de jogo posicional de grande importância. Diria também que a culpa é dos árbitros. Isto e aquilo. Mas não sou. Sou do Benfica. E sei separar as coisas. É certo que alguns responsáveis do Porto tentam condicionar as arbitragens do Benfica há muito. Mas não foi por isso que o Benfica empatou. Foi porque falhou muitos golos. E porque o Estoril impediu o Benfica de praticar o futebol avassalador que costuma apresentar em casa.

Também não desculpo o empate com o cansaço. Essa desculpa tipicamente portuguesa não tem razão de ser. São atletas profissionais, pagos a peso de ouro e têm de estar aptos a jogar de três em três dias. Algo que qualquer jogador faz nos outros campeonatos sem que ninguém se queixe. Acredito, apesar de não aceitar, que o Benfica tenha acusado a pressão de resolver o campeonato ontem ao salvaguardar uma vantagem de quatro pontos antes da deslocação ao estádio do Porto. A verdade é que não foi bem sucedido. Agora, o que se segue? Agora... separam-se os homens das crianças. Porque é isso que vai acontecer no próximo Sábado.

Sábado joga-se uma época. É o jogo do tudo ou nada. Aqueles encontros que nenhum jogador quer falhar. Até lá vão discutir-se árbitros. Vai haver muitas movimentações de bastidores. Mas o que realmente importa é o que vai acontecer no rectângulo verde ao longo dos noventa minutos. Porque é ali que se vai descobrir quem é que são os heróis. Quem irá deixar o seu nome marcado na história deste campeonato. E a motivação é muito importante. Se fosse treinador do Benfica, teria todos os recortes de jornal onde questionam o mérito dos jogadores encarnados. Iria afixar os mesmos em várias zonas do balneário. Não diria nada. Bastava que os jogadores lessem aquilo que dizem sobre eles. As acusações de que são alvo. E depois, esperava que ficassem espicaçados com isso.

E como o futebol tem memória muito curta, aposto que Sábado, lá para o final da noite, muitos bestiais vão passar a bestas. E como o futebol português é sempre igual, aposto que muitos vão queixar-se dos árbitros. E aposto também que vão passar-se semanas a discutir o jogo e o mérito de quem partir para a última jornada em primeiro lugar. Pessoalmente, acredito que o Benfica não sai do dragão com uma derrota.

30 comentários:

  1. Não vai ser fácil... o passado não nos ajuda... mas como benfiquista que sou... tenho que Acreditar numa vitoria, ou empate! E no fim até vai saber melhor!

    O Gajo das Botas
    http://ogajodasbotas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu sou Portista, simpatizo com o Sporting, mas estou-me a borrifar para esta treta toda, porque eles são todos iguais. O que eu gosto mesmo é de os ver discutir em "O dia seguinte"!

    ResponderEliminar
  3. Eu só quero que o Benfica ganhe no sábado e o resto é tudo conversa =) Força SLB =)

    ResponderEliminar
  4. Já que estamos neste "pé".... tomo a liberdade de dizer: espero que no Sábado a noite seja Azul e Branca. Nem é por ser anti-Benfica, que não sou, é só mesmo porque estou cansada, enjoada e farta fartinha de "vos" ouvir dizer que este ano é tudo vosso :$

    Mas como sou boa menina, fico-me apenas com um: "prognósticos só no final do jogo" :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver. Eu ainda acredito em tudo :p

      Eliminar
    2. Allez allez Porto allez! ;)

      Estive à espera deste jogo o campeonato todo.

      Eliminar
    3. Um homem sem coragem não é nada :)

      Eliminar
    4. E digo mais. Acho que é positivo para o Benfica terem passado a ser uns fracos e agora andares a dizer que o Porto é o maior e que vai ganhar facilmente. Espero que as notícias sejam todas assim até Sábado.

      Eliminar
  5. HsB escrevi um texto no meu Fb semelhante ao teu hoje de manha. E tb eu tenho um felling, uma especie de fezada em como vamos sair do dragao campeoes ( andei a semana toda a dizer k nao iamos vencer o estoril e acertei...espero acertar novamente ).

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Se vencerem serão justos vencedores. Desde que seja limpinho, limpinho, limpinho :D

      Eliminar
  7. Temos sempre que sofrer até á última não é?
    pessoalmente também acho que vamos ganhar no Dragão e que vai ser um grande jogo:)

    ResponderEliminar
  8. O mérito do empate é praticamente todo do Estoril. É uma grande equipa e independentemente do resto, merece ir às competições europeias.
    Quanto ao resto, o Benfica nunca poderia ganhar sem sofrer a bom sofrer. Vamos ter esperança até ao fim. :) Viva o Glorioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Estoril esteve muito bem. E o Benfica quebrou.

      Viva o Glorioso :)

      Eliminar
  9. Deus te ouça!! (E quem diz Deus, diz Jesus!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jesus sabe que este jogo marca o futuro dele no Benfica. Há-de ouvir.

      Eliminar
  10. Quero IMENSAMENTE que o Benfica ganhe, mas.. INFELIZMENTE não sei se será bem assim.. eu sou a ''típica'' benfiquista que vai achar que o Pintinho vai mexer os cordéis... Sábado veremos e seja o que ELES quiserem! Estou preparada para ver o Benfica ganhar e ver os Portistas/Sportinguistas a dizerem e a julgarem qualquer coisa como os árbitros... ou estou preparada para ver o Porto ganhar e ver os Portistas/Sportinguistas festejarem como se o Porto tivesse feito um grande campeonato (maioritariamente em 2º lugar) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por comentários destes que vários portistas preferem ver o SLB perder do que ver o FCP ganhar.

      Os "típicos benfiquistas" falam demais.

      [A mana ficou com todo o bom-senso desportivo ;P ]

      Eliminar
    2. Sabes como é: num par de gémeos alguém tem que ser perfeito... neste caso pode orgulhar-me de ser eu :D

      Eliminar
    3. Espero que seja uma bom jogo. Certamente terá casos pois o nosso futebol vive deles. E espero que o árbitro esteja à altura da importância do jogo, tal como os jogadores. E que o público se respeite.

      Eliminar
    4. Vai ser um jogo limpinho para uns e sujinho para outros... Como está claro de ver!

      [E eu aqui a torcer para que haja um empate *.*]

      Eliminar
    5. Já fico feliz com esse resultado :)

      Eliminar