28.5.13

big brother vip vs splash


No Domingo estava expectante em relação à estreia de Splash, na Sic. Não tanto pelo formato em si mas para saber qual seria a reacção das pessoas ao programa que tem como missão destronar o já cansativo Big Brother (que de VIP tem muito pouco) da liderança das audiências. Este duelo prometia ser ainda mais interessante a partir do momento em que a estação de Queluz de Baixo recorreu a alguns dos seus pesos pesados para esta batalha, como foi o caso de Cristina Ferreira, transformada em inquilina da casa mais vigiada de Portugal.

Esta aposta da TVI leva-me a pensar que temem o eventual sucesso de um formato novo para os portugueses, que consiste em ter famosos (aqui o critério é tão duvidoso como no Big Brother) a mergulhar de pranchas cuja altitude atinge o máximo de dez metros. Pessoalmente, não duvidava da vitória do Big Brother. Acho que os portugueses, pelo menos boa parte deles, ainda não vivem sem intrigas apesar de todos jurarem a pés juntos que nunca viram um único episódio do Big Brother. Porém, fiquei agradavelmente surpreendido com os números de Splash, que perdeu por muito pouco para a concorrência.

Não me esqueço que se trata de uma estreia, algo que motiva maior curiosidade no público desejoso de um excelente mergulho cheio de piruetas ou de um valente chapão motivador das maiores gargalhadas. Mas fico feliz por ver que os portugueses mostram sinais de estarem fartos de um formato que vive da confusão e da desgraça alheia. E que, curiosamente, consegue ter momentos de maior decadência com os tais famosos do que com concorrentes anónimos. Estes ingredientes, ainda que com outra roupagem, também são aproveitados pelo Splash. Existe a Sónia Brazão cuja situação é explorada ao máximo. Existe ainda a excentricidade de José Castelo Branco e a relativa exposição corporal de mulheres que muitos defendem como elegantes. Faz parte da guerra das audiências onde nada é deixado ao cuidado.

Só o tempo irá dizer que Splash irá conseguir o que nenhum programa tem conseguido fazer ao longo dos anos. Neste aspecto, receio que não prenda o público durante muito tempo pois são muitas horas a ver pessoas numa prancha. E mais pessoas numa prancha. E ainda mais pessoas noutra prancha. Por outro lado, parece estar a cativar um público jovem. O que é bom sinal para o programa porque leva os pais a fazerem a vontade aos filhos que tentam imitar movimentos no sofá em casa, ao estilo de Vale Tudo.

Não sei o que vai acontecer. Mas fico feliz por ver que o Big Brother começa a ver o seu trono ameaçado. Talvez este seja um primeiro sinal de que aquele formato começa a atingir o seu limite. Só não sei se as pessoas estão fartas do formato ou do calibre das pessoas que se vendem por tão pouco. Pessoalmente, e como a RTP não entra nestas guerras, gostava de ver a estação pública apostar em programas de humor, mesmo que sejam ao estilo de O Último a Sair. Posso estar errado mas acho que os números seriam bons e que esse formato seria um escape para muitas pessoas que acabam por se refugiar sempre em canais estrangeiros que passam boas séries e bons filmes.

43 comentários:

  1. Depois do BBV, quando um gajo pensa que nao se consegue descer mais baixo,eis que chega Splash Celebridades!

    Sao 2 programas fortes...com elevado ranking em lixo televisivo.

    A RTP1 nao se envolve nestas disputas ( ainda bem ) mas bem que podia fazer ( como tu referes ) algo mais para cativar quem como eu nao gosta de assistir a programas de merd*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São programas diferentes, a meu ver. Pelo simples facto de que o splash não vive de intrigas. Pode aproveitar-se das histórias de vida dos concorrentes e dos seus medos mas não vive das discussões.

      Eliminar
  2. Infelizmente acho que este tipo de programas - e as audiências que conseguem - são claramente reflexo do nível de cultura do nosso país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso estou de acordo contigo. Os programas são o reflexo do que o povo quer ver.

      Eliminar
  3. Eu não achei piada nenhuma ao novo programa da sic, nem gosto muito do da tvi, nada de bom para se ver na noite de domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi um pouco do Splash e não é programa que me prenda do início ao fim porque é muito longo para simples mergulhos.

      Eliminar
  4. O Big Brother é fraquíssimo, mas o Splash não foi melhor :S. Opto por ver o trio de ataque :P

    ResponderEliminar
  5. o splash pareceu-me super forçado, até a parte do Pina (que eu admiro, atenção), as piadas, o drama dos treinos, tudo. Não gostei. O resto é TVI, what else.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi aquilo que pretendi dizer. Não há discussões mas os ingrediente são semelhantes ao Big Brother. São os concorrentes que se aleijam nos treinos, que parecem ter medo de tudo e que depois podem ser heróis em directo. Além disso, aproveitam-se algumas histórias de vida.

      No caso do Pina, pelo menos agradeço o facto de se dar a conhecer a um país um homem que apesar das suas limitações faz muito durante o dia. Muitos parasitas da sociedade podiam ter o Pina como exemplo.

      Eliminar
  6. Confesso que não posso opinar porque não vi nenhum dos dois. Mas, pelo que li, fiz bem ter trocado a televisão pela leitura deliciosa. :)
    www.letirose.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de ver um pouco para saber do que falo em vez de falar por falar. Um livro é sempre uma boa escolha :)

      Eliminar
  7. desculpa desiludir-te mas à mais canais e vou-te surpreender, RTP1 E depois do amor, já acompanhava quando era o antes do 25 de abril 74 e agora com os retornados, também está muito boa a série, quando acaba é ler um livro no sofá enquanto a patroa vê o BB e lá passo os olhos e o BB é dum nivel (fraquissimo) abismal, roça o estupido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Essa série, que vem no seguimento de outra bem sucedida está muito bem feita. E tem bastante qualidade. Só que sinto falta de um bom programa de humor.

      Eliminar
    2. pois também eu, tenho que recorrer ao cabo.

      mas fiz uma pausa ao jon stewart à 1 mês, e ao Conan à uns meses largos, de modos a que fiquei sem nada...

      Eliminar
    3. Nesse caso, os livros são uma boa opção.

      Eliminar
  8. Ainda não entendi o objectivo desse novo programa...ver quem salta melhor?? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou ver quem faz mais tratamentos estéticos..

      Eliminar
    2. É aproveitar o medo. E fazer dos concorrentes heróis que podem vir a saltar de uma prancha com dez metros de altura.

      Eliminar
  9. Sou uma pessoa muito mais feliz desde que as minhas noites de noite são passadas de TV desligada. Não posso opinar, portanto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "noites de noite"? A SERIO? :| [prometo que deixo de beber na próxima semana xD] - tu percebeste: noites de domingo ahahah

      Eliminar
    2. Muito bom :)

      Mas não precisas de desligar. Há mais coisas por onde escolher :)

      Eliminar
  10. Fiquei surpresa, por saber, através deste teu post porque nunca andei muito a par de audiências, que o BigBrother continua líder de audiências... É sempre mais do mesmo, pensei que a paciência dos portugueses tinha esgotado, mas também como eu costumo dizer a tv tem um botão que diz ON/OFF e ainda dá para mudar de canal e eu dou-lhe uso. Por isso cada um vê o que quer e o que bem lhe apetece :)

    Acompanhei por alto as duas últimas casas dos segredos e antes disso acho que nunca tinha assistido a um reality show, eu sei que parece um pouco surreal, mas nem mesmo o primeiro Big Brother, a verdade é que na altura vivia em casa dos meus pais (parecendo que não já passaram quê, 13 anos?), e aquilo lá em casa era uma democracia mas quem mandava eram os meus pais e eles nunca gostaram :) claro que houve personagens que inevitavelmente fiquei a conhecer.
    Depois muitos deram num período em que eu nem sequer tinha tv, e nem sequer os conheço e nem quem participou, pobreza, naaa felizmente, foi mesmo opção :p 5 aninhos em Coimbra em que não tive tv, o que via e vejo mais em termos televisivos são mesmo filmes e séries (actualmente ando a seguir as duas telenovelas da SIC, fruto de ter feito questão de querer ver a Gabriela e essas vieram de adereço e agora embora já ande cansada, e a recordar a real razão de ter deixado de ver telenovelas - o cansaço que provocam a determinada altura - tenho curiosidade para ver o final), e as séries e os filmes na altura dava para ver no computador, mesmo hoje em dia se tivesse de prescindir de algo cá em casa prescindia da tv.

    Enfim, cada um vê o que quer :) Mas de facto as audiências são reflexo daquilo que a maioria das pessoas gosta :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Big Brother é sempre líder de audiências. Pode perder durante a semana mas ao Domingo bate tudo. Nem a gala dos Globos de Ouro rouba audiência.

      As audiências serão sempre o reflexo daquilo que as pessoas querem ver.

      Eliminar
  11. Como nao estou em Portugal nao posso opinar sobre a tv portuguesa, mas devo acrescentar um detalhe curioso: adoro (adoro mesmo!) ver o Splash no canal espanhol (na Antena 3 creio ou na Telecinco... confundo-as muito!!) Nao é um programa com famosos mas passo um bom momento a ver pessoas a dar saltos bem divertidos e outros bem arriscados.
    Em Espanha estao no "Gran Hermano Catorce"!! E quase ninguem vê porque o Splash é mais divertido e o Gran Hermano já aborrece (!) de tanta mesquice, muita nudez e demasiado sexo explicito!

    Beijoca**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um erro que os portugueses cometem muito. Pegam em sucessos estrangeiros e estragam os mesmos porque querem sempre introduzir drama e horror. Senti isso no Peso Pesado. E o exemplo que dás é mais ou menos igual.

      beijos

      Eliminar
  12. Não tenho opinião pois há muito que deixei de ver esse e a maior parte de programas da TV.

    ResponderEliminar
  13. E pensar que acabaram com o Vale Tudo para dar isto. Fico pasma como é que é possível alguém ainda gostar de ver o BB ou outros programas do género e pior, como é que há pais a deixar crianças pequenas ver esse género de programas (tenho primos com 8, 9, 10 anos que dizem gostar de ver o BB). Não consigo conceber. Eu não vejo BB e quando digo que não vejo, é que não vejo mesmo. Nem sequer conheço parte dos concorrentes, nem sei quem entra ou sai. Nem sabia que a Cristina Ferreira lá tinha estado/entrado (ela agora está mesmo lá ou foi só naquele dia?) Vi o Splash porque estava na cozinha, porque a minha mãe quis ver por ser o 1º e porque não me apeteceu sair de lá. Mas garanto-te que os meus domingos à noite vão ser passados a ler um livro ou a ver filmes. Nem sequer vou olhar para a TV. Fazem falta mais programas de humor do género do Vale Tudo ou, como disseste e bem, do Último a Sair. São dois dos melhores programas que apareceram na tv nos últimos anos. E o mais engraçado (ou não) é que, na altura do Último a Sair encontrei várias pessoas a dizer que não achavam graça porque não percebiam nada. Faz-me pensar que este país está cheio de pessoas ignorantes que não querem fazer um esforço para activar a massa cinzenta, porque o programa não tinha nada que não se percebesse. Não quero ferir susceptibilidades, porque tem de haver gostos para tudo e eu respeito alguém que me diga que não gostava do formato do programa, mas dizer que não percebem? Ultrapassa-me completamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há formatos que necessitam de um descanso. Aliás, quase todos. E acho que é isso que se passa com o Vale Tudo.

      As tuas escolhas são boas :)

      Eliminar
    2. Até percebo, mas eu não me cansava de ver. :P

      Eliminar
  14. A série que passa na RTP1 aos domingos "E depois do Adeus" é espetacular, assim como foi "O último sair".Não temos necessariamente que estar a levar com programasda treta!

    ResponderEliminar
  15. Na minha opinião, a SIC deu um tiro no pé ao acabar com o Vale Tudo para emitir o Splash. Não vi em directo, vi só uns bocadinhos posteriormente. Não percebo a finalidade do programa, não consegui achar interessante e só pelo facto de meter o Castelo-Branco (aquele boneco já enjoa, deu para um gajo rir há uns anos quando ele começou a aparecer mas tudo o que é demais.....) tira-me toda e qualquer vontade de ver aquilo.

    Era espectador assíduo do Vale Tudo. Era cómico e valia pelos convidados e pelos improvisos (César Mourão é um génio da comédia de improviso). O Rui Unas também partia a loiça toda. Fico ansiosamente à espera da 2ª edição do programa. Até lá, vou esquecer a tv portuguesa ao domingo à noite - excepto quando os colegas de casa querem ver o Big Brother e acabamos por ficar no convívio de domingo à noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Vale Tudo irá regressar. Quando não houver Big Brother em antena. É um programa que entretém muito bem.

      Eliminar