3.5.13

tudo tem um preço. mas nem tudo está à venda


Uma das frases mais sábias que ouvi ao longo dos últimos tempos diz somente isto: “Tudo na vida tem um preço mas nem tudo tem de estar à venda.” E não podia concordar mais com isto. Em primeiro lugar, porque sou uma pessoa que acredita que tudo na vida tem um preço. Todas as coisas têm um preço. Todas as pessoas têm um preço.

Mas, quero acreditar que ainda existe quem saiba que tem um preço mas que não esteja disposto a aceitar esse valor para se vender. Aliás, acredito que existem pessoas assim. Que não se vendem. Que preferem manter-se fiéis ao que são. Ao que defendem. E aquilo em que acreditam. Pessoas que preferem viver com menos mas sendo puros. Contudo a apesar de ter apenas 31 anos, começo a achar que posso dizer que esta questão do preço de algo ou de alguém é coisa do passado. “Ainda sou do tempo em que se debatia isto”, penso. E tenho esta forma de pensar porque, nos dias que correm, as pessoas não se vendem. Oferecem-se. E fazem-no com uma completa ausência de critérios.

As pessoas oferecem-se a quem dá mais jeito. Hoje, vou oferecer-me a este. Daqui a uns minutos canso-me e ofereço-me a outro. E daqui a uma hora irei oferecer-me a uma terceira pessoa. E já agora, aproveito e falo mal das duas anteriores. Só para apimentar este processo em que me dispo de valores por completo. Depois disto, vou olhar-me ao espelho. E sei que o reflexo será feio. Horroroso. Mas posso jurar que estou a ver um super-herói. Observo um fato justo todo catita. Um logótipo no peito. Uma máscara e até uma capa. Sou mesmo bom! Serei o super-herói do meu mundo. Pelo menos do mundo que tenho hoje. Pois amanhã vou ser rei de outro mundo qualquer. Daquele a que me ofereça em primeiro lugar. E irei rir-me. Sozinho em frente ao espelho.

E é isto. Uma pessoa vender-se passou a ser obsoleto. A nova tendência passa pela oferta. Mas, em certo momento das suas vidas, estas pobres almas vão perceber que tudo na vida tem um preço. Vão também perceber que nem tudo está à venda. E vão lamentar o facto de se terem oferecido a troco de nada.

29 comentários:

  1. As pessoas cada vez mais se oferecem a troco de nada. A questão é que, na maioria das vezes, elas próprias também são vazias de conteúdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas pessoas que só vão perceber isso mesmo no futuro. Quando perceberem que elas é que foram gozadas ao longo dos anos. E que se engasgaram na sua própria inveja e maldade.

      Eliminar
  2. Meu amigo, nem todas as pessoas têm um preço. Trabalho numa àrea muito sensível e nem por milhões de euros me venderia. Sabes porquê, porque a minha consciência não está à venda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que todos temos um preço. Felizmente, existem pessoas como tu, que simplesmente não estão à venda :)

      Eliminar
  3. gostei muito deste texto! Era incapaz de me vender...quanto mais de me oferecer!!! Confesso que a miudagem dos dias de hoje são do pior que há (com algumas excepções, claro)...sou novinha, mas a minha geração não se fazia o que se faz hoje e da maneira que se faz (embora também houvesse de tudo)! Lembro-me que na altura em que tinha 14/15 anos eram raras as miúdas que andavam de saias e altos decotes...hoje são raras a miúdas de 14/15 anos que andam de calças e compostinhas :s!
    Acho que há limites, e esses já foram ultrapassados à muito!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitos adultos que também se oferecem. E nos sítios onde menos se espera :)

      Eliminar
  4. "Perde a estima o que pouco custa." CERVANTES, Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente hoje já não virei mais ao pc, mas não queria deixar de vos desejar TUDO DE BOM para amanhã, e vou estar convosco (mas só em pensamento)!
      Faz um "sprintzinho" por mim ;)
      Tudo a correr bem!

      Eliminar
    2. Obrigado Tita :)

      Fica prometido o sprint ;)

      Eliminar
  5. Uma grande verdade, mas infelizmente cada vez mais pessoas escolhem "ser assim" e isso faz-me confusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que vivem fechadas num manto de sentimentos tão nefastos que só assim é que conseguem/sabem viver.

      Eliminar
  6. ...percebo o que qures dizer...e esta falta de valores pessoalmente entristece-me bastante...é nesta parte que muitas vezes percebo o quanto estou desajustada desta sociedade e como nunca irei atingir certos patamares...a minha ambição não consegue ir tão longe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas acredita é que tu estás bem. E não deixes que os maus exemplos te façam pensar que estarias bem do outro lado. Na crítica fácil e vazia porque nada fazes. No lado da inveja. E por aí fora...

      Eliminar
  7. Não podia estar mais de acordo!
    Bom fim de semana!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aposto que és das pessoas que passam ao lado disto.

      Bom fim-de-semana.

      Abraço

      Eliminar
  8. Nem de propósito. Esta foi a conversa da hora de almoço com duas colegas minhas sobre certas pessoas que me fizeram a vida negra no qual tive que sair de um departamento de trabalho. Tudo porque se venderam, renderam à fraqueza de outra pessoa. Mas tb mencionei a duas colegas, que mais tarde ou mais cedo terão a "paga" do que fizeram e continuam a fazer para as pessoas. E mais, além de obsoletas, estas pessoas não têm qualquer tipo de escrúpulos e são ignorantes (chamo mesmo burras).

    Concordo em pleno. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior castigo para esse tipo de pessoas é viverem. Pensam que são os maiores, que gozam com todos, que se riem sozinhos deste e daquele quando a anedota são eles :)

      Eliminar
  9. Concordo com a sunshine. Não sou santa mas não tenho Atitudes desprovidas de sensibilidade , que faz muita falta nos dias de hoje. Se as pessoas no dia a dia agissem como se alguem as contempla sse.....mas não fazem isso! Maria

    ResponderEliminar
  10. Já estive numa situação dessas e é com muito orgulho que digo que recusei. Podem tentar diminuir-nos e pisar-nos com humilhações, mas há uma coisa muito bonita chamada respeito. E termos respeito por nós próprios dá-nos dignidade.

    ResponderEliminar
  11. Sim concordo.Eu podia estar aqui a falar de muita coisa mas só vou dizer que é a própria sociedade que descartou o respeito (algo fundamental para tudo),é por isso que se está a criar pessoas assim...tenho vergonha de viver neste século.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de ter vergonha dos outros. Tens é de ter orgulho em ti.

      Eliminar
  12. Eu sou daqueles que não se vende :)
    Se há coisa de que me orgulho, é dos valores que tenho. E sou-lhes fiel até ao fim!

    ResponderEliminar
  13. É algo que me passa ao lado,apesar de socializar com bastante gente desse genero. mas cada um é livre se fazer o que quer com a sua vida...ja eu prefiro ficar em exposiçao que ser vendido ou oferecido ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Não podia concordar mamis... E é válido nos vários níveis da vida....

    "as pessoas sabem o preço de tudo mas não sabem o valor de nada"

    Boa semana!

    ResponderEliminar