22.5.13

portugal precisa de lourenços


A convite da Llaollao participei num workshop de iogurte gelado. Sobre isso falarei mais tarde. Pois aquilo que me leva a escrever agora é apenas uma pessoa: o Lourenço. Durante a acção, que teve lugar na loja dos Armazéns do Chiado, fui acompanhado pelo responsável da marca, pelo dono do espaço e por um membro da agência de comunicação que me convidou. Mas, o papel de destaque foi do Lourenço, um dos funcionários da Llaollao.

Foi ele quem explicou e exemplificou como é que a fruta da Llaollao é tratada e cortada. E foi também ele quem me ensinou a fazer um gelado de iogurte. Além disso, ajudou-me a preparar o meu. Mas também não é isto que me leva a escrever sobre o Lourenço. Aquilo que me leva a escrever é a maneira de ser do Lourenço. Para começar, tratou-me como se me conhecesse desde que nasci. Simpático, brincalhão e bastante atencioso não apenas comigo mas com todas as pessoas que participaram no workshop. Fez também questão que todos se sentissem inseridos na acção, fazendo com que cada pessoa tivesse um papel “especial” no evento.

O Lourenço fez tudo isto sem nunca esquecer que estava a ser o rosto de uma marca perante um pequeno grupo de pessoas convidado a conhecer a mesma. E notava-se que não existia qualquer frete da sua parte. Até porque deu para comprovar que é assim com todos os clientes. Aproveitei para dizer que o Lourenço daria um excelente comercial para a marca. “Ele é muito mais do que isso”, foi o que ouvi em resposta.

Talvez tenha reparado mais no Lourenço porque trabalhei muitos anos em lojas onde lidava com clientes. E tive muitos colegas que tinham quase todos em comum não estar no seu emprego de sonho. E a maior parte deles fazia das horas de expediente largos minutos de frete. Não sei se o Lourenço faz aquilo que sempre quis fazer porque não lhe perguntei. Mas sei que faz aquilo que tem de fazer com gosto e dedicação. E isso, nos dias que correm, vale ouro. Quem já trabalhou em lojas do género ou quem é dono de uma perceberá o que pretendo dizer. Por isso é que acho que Portugal necessita de muitos Lourenços. São funcionários como ele que fazem uma casa. E são funcionários opostos a ele que destroem uma. É a diferença entre voltar ao mesmo local ou nunca mais lá meter os pés.

obrigado Lourenço

22 comentários:

  1. Adoro os gelados da Llaollao :) E sm...o mundo precisava sem dúvida de mais "Lourenços"! os clientes sabem reconhecer os sitios em que sã bem tratados e aqueles em que não são!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os clientes é que fazem uma casa. Dão vontade de voltar ou não.

      Eliminar
  2. Concordo plenamente. Além do mais, nunca se sabe as portas que podem abrir quando somos bons profissionais, seja em que área for. (e a prova é que o Lourenço está hoje aqui no teu blog)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É nisso que as pessoas devem pensar. Mesmo quando estão em empregos que não são os melhores do mundo.

      Achei justo colocar o Lourenço aqui.

      Eliminar
  3. A vida é irónica... Os nossos posts são o oposto um do outro... Mas fico feliz por saber que existe o Lourenço! Até acho que irei visitar a Llaollao e experimentar um gelado e, com sorte, ser atendida pelo Lourenço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já deixei de ir a muitos sítios porque sou mal atendido. Por isso e por ter trabalhado em lojas é que dou valor ao Lourenço e aos Lourenços de todas as lojas.

      Eliminar
  4. Eu trabalho atras de um balcao e é isso mesmo que falas. Se queremos ser bem tratados em algum lado, devemos fazer o mesmo qd recebemos as pessoas no nosso local de trabalho. Ser simpatico, educado e prestavel nunca fez mal a ninguem :)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao Lourenço e parabéns a ti por reparares nele (sim, que também entidades empregadoras e pessoas em geral não sabem distinguir um Lourenço de outros).
    O que se fizer, fazer bem.
    Quando me perguntavam porque me desgastava tanto a fazer o meu trabalho o melhor possível (como professora) e me aconselhavam (colegas) a fazer o básico sem me desgastar, eu respondia, que tanto trabalho me dava fazer mal, como fazer bem. A diferença é que quando dava o melhor vinha de consciência tranquila para casa. E se não desse o meu melhor vinha para casa insatisfeita comigo mesma e a sentir que o meu tempo tinha sido deitado pela janela fora.
    É verdade que isto me custou o ter de abandonar este trabalho e a profissão que gostava. Mas também é verdade que não me pesa nada na consciência e o que fiz, fiz o melhor que pude.
    Fica bem e continua a reparar nos Lourenços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo testemunho. É isso mesmo. Obrigado pelas tuas palavras.

      Eliminar
  6. Grande Post sem dúvida ... e já agora é de sublimar a tua observação no blog, porque nem toda a gente o faz.
    Eu já trabalhei em lojas e digo-te é raro existir pessoas que olhem para ti e que vejam que és um ser humano que está ali ... existe muita falta de educação por parte dos clientes, mas também por parte de muitos funcionário que não são de todo profissionais.
    Fiz questão de comentar o post porque acho importante aquilo que fizes-te. Os meus parabéns

    Que existam mais pessoas como o Lourenço e como o homem sem blogue.

    Sabes que já sou fã a imenso tempo .... Continua sempre

    http://exporttolisbon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como tu, trabalhei em muitas lojas. Desde materiais de construção, tintas, roupa e desporto. E tratei sempre os clientes como gosto de ser tratado quando o cliente sou eu. Por isso é que tenho um olhar diferente sempre que entro numa loja.

      Que existam mesmo muitos Lourenços.

      Trata-me por tu e não digas que és fã. Diz antes que és amiga, ok?

      Obrigado.

      Eliminar
  7. AHAHAHH!!! Hoje é com muita alegria que leio este post....e por acaso não é por ser sobre gelados (que adorooooo, sim sou nutricionista e adoro gelados sim!!!;) lol) , mas por há poucos dias ter sabido de uma grande amiga que o namorado ia ter uma reunião com alguns bloggers.... para divulgação da loja / projeto etc e.... tu foste uma dos que foi e aqui está a falar de um projeto / sonho que segui de raiz!!;) Sou amiga do dono desta loja e fico muito feliz por ler isto!!!:) É uma pessoa dedicada e que vai dar o máximo para que toda a gente saia de lá satisfeita, e isso implica a boa escolha dos funcionários, por isso fico feliz por ler sobre o Lourenço!!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz à tua amiga para dizer ao namorado que ele está no rumo certo. Tive oportunidade de observar o seu comportamento. Foi bastante cuidadoso connosco mas mais importante do que isso prestou muita atenção aos clientes. Até elogiou uma cliente na presença de todos. Eles sabem bem receber e cativar os clientes. Por isso, prevejo sucesso para ele.

      O Lourenço é uma escolha perfeita :)

      Deves ter acesso às fotos e ficas a saber se já nos cruzamos na margem sul ou não :)

      Eliminar
    2. Direi sim!!;) E sim terei acesso às fotos em breve....;) lolol Ahahah
      Vou já pedir com urgência acelerada!!! ahahahah :P

      Eliminar
  8. é bom ser servida por pessoas assim =) Dá sempre mais gosto!

    ResponderEliminar