30.5.13

não batam mais no ceguinho

Ao longos dos meus 32 anos enquanto benfiquista nunca vivi algo como este final de época. Começou no estádio do Dragão com a derrota a chegar aos 90+2 minutos. O doloroso festival prosseguiu em Amesterdão. Onde o Benfica voltou a perder aos 90+2 minutos. Como se isso não bastasse os golos foram marcados pelo jogador com o número nove (Fernando Torres) e o decisivo pelo jogador com o número dois (Ivanovic). Quando a pessoa pensa que a dor atingiu o seu limite, chega a final da Taça de Portugal. Desta vez, o Benfica não perdeu o jogo no segundo minuto de descontos. Sofreu dois golos em apenas dois minutos.

Como seria de esperar, os sportinguistas riram-se. Foram buscar a fatídica época, de um ano qualquer de que agora não me lembro, para gozar com os benfiquistas. Os portistas (parte deles preferem odiar o Benfica do que amar o Porto – algo que não compreendo) ainda hoje se riem. Surgiram piadas com melões e outras coisas mais. Se a brincadeira for bem feita, sou o primeiro a rir-me. Se tiver por base más intenções, ignoro. Mas agora, começa a ser um exagero. Já está na altura de dizer: não batam mais no ceguinho (leia-se Benfica).


Chego ao ginásio. Vou para as aulas. E quando estas se aproximam do final, surge o comentário do professor: “Vamos dar tudo agora. Não é como o Benfica.” Como se isto não bastasse, a cada cinco minutos aparece uma pessoa a querer discutir futebol. Mais! Vou à apresentação de um livro técnico direccionado para cardiologistas e no discurso de apresentação é feita uma alusão ao final de época do Benfica. E quando a pessoa pensa que já não há mais surpresas, surge o Vítor Gaspar. Não lhe basta falar como fala que ainda faz piadas com o Benfica. O que será que se segue?

41 comentários:

  1. O Benfica foi grande e o resto é conversa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só lamento o jogo da Taça que foi muito mau e as cenas finais.

      Eliminar
  2. Tens razão já chega! O que é demais é erro.
    Ponto Final. A vida continua e daqui a um mês já há futebol outra vez, cambada de discos arranhados...

    Jinhosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que como qualquer coisa que é usada em demasia, acaba por perder a piada sendo apenas irritante.

      beijos

      Eliminar
  3. É preciso ser-se grande para ser falado durante tanto tempo. Para que falem mais dele do que dos seus clubes. O Benfica é isto. Deixai-os falar. Não têm mais nada de importante com que se entreter.

    ResponderEliminar
  4. Ignora...isto agora é afebre do momento...enfim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ignoro mas uma pessoa dá um pontapé numa pedra e ouve uma piada já dita mil vezes :)

      Eliminar
    2. isso de dar pontapés em pedras não deve ser nada agradável :))))))

      Eliminar
  5. Tens razão! Deixa lá, o nosso clube é enorme! Quando passamos por uma fase negativa, caem-nos todos em cima! É uma consequência da grandeza do clube!
    Agora que dizem que o treinador irá, ao que tudo indica, manter-se, nem sei se aguento outra época igual a esta!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão.

      Pelo que me disseram ontem, está certo que Jesus fica. Sei que não haverá outra época como esta porque ao mínimo erro será despedido.

      Abraço

      Eliminar
  6. O Benfica é grande, por isso o tempo que duram as piadas alonga-se na mesma proporção. Eu tenho tentado ignorar. Felizmente os colegas de trabalho que tenho mais próximos não ligam ao futebol, pelo que, pelo menos no trabalho estou mais ou menos livre.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aqui a gabar-me e pouco depois apareceu um cliente sportinguista que gosta muito de me picar, pronto. Lá se foi o sossego. Mais valia não ter comentado o post. :P LOL

      Eliminar
  7. Eh-ehhmm... (tinha de me manifestar :P)

    A referência aos portistas em "parte deles preferem odiar o Benfica do que amar o Porto" pode ser perfeitamente substituída por "benfiquistas" que preferem odiar o Porto a amar o Benfica. Os cachecóis "anti-rival" passeiam-se no pescoço de adeptos dos dois clubes.

    O motivo do gozo, por seu turno, é compreensível. A maioria dos adeptos benfiquistas dedicaram parte da época desportiva a gozar-nos por serem os maiores e por estarem em todas as frentes e o FCP não [a comparação era-lhes imprescindível]. Naturalmente os portistas usaram o final de época para se desforrar da arrogância que tiveram de aguentar até aí. True story (pelo menos cá em cima).

    E ainda está para durar, HSB. Mas tu és forte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem em falar. Mas vês mal a situação. E vou dar-te alguns exemplos. Para que os percebas vais ter que fingir que não és do Porto enquanto os lês, ok?

      Aqui vai o primeiro
      O Benfica marca um golo no estádio da Luz. O que acontece. Festejos. Gritos. Palmas. E por aí fora.
      O Porto marca um golo no Dragão. O que acontece? SLB SLB SLB SLB, Filhos da P*** SLB, FIlhos da P*** SLB. Isto não acontece nos jogos contra o Benfica. Mas sempre.

      O Josué foi contratado pelo Porto. O que diz. "Não gosto do Benfica" Está no Porto. Para que serve aquilo???

      Que todos os problemas fossem cachecóis que não aborrecem ninguém.

      Claro que o gozo é normal. E é saudável. Mas quando começa a ser usado para tudo deixa de ter piada.

      Eliminar
    2. HSB, estás a generalizar um comportamento da claque, a todos os adeptos; quando na realidade a cantoria dos SD é assobiada pelos restantes portistas, no estádio, com frequência!

      Eu também te posso dar um exemplo do anti-portismo dos benfiquistas. O meu pai costuma lanchar duas vezes por semana com alguns amigos. Esta semana o dono do café em questão apresentava "verdinhos" como "azuizinhos" nas opções. Os benfiquistas recusaram comê-los por terem esse nome, reconsideraram quando o dono do estabelecimento lhes chamou novamente verdinhos, e mandaram o prato para trás quando o empregado pousou o peixe na mesa mencionando a cor portista. Portanto, adeptos extremistas todos os clubes têm.


      O Josué dizer que não gosta do SLB serve para mostrar aos adeptos que entrou no espírito de competição. Da mesma forma que o Kelvin queria que o SLB perdesse a final europeia e o Simão (na altura que era vosso capitão) comemorava os golos contra o FCP na liga dos campeões, em público. Todos os clubes têm esse tipo de jogadores. Levam a rivalidade ao extremo.

      O gozo só deixa de ter piada para os benfiquistas :P Mas admiro-vos a paciência.

      Eliminar
    3. Acrescento que o Simão, quando jogava no Benfas, cuspiu no prato onde comeu, que é como quem diz fez pouco do clube que o formou e que fez dele o que foi.

      Eliminar
    4. ABT, a primeira coisa que te pedi foi para te afastares do clubismo. Algo que não consegues :) Para perceberes melhor aquilo que digo, lê as palavras do Josué e lê as palavras do Djuricic. Vê as diferenças.

      Roger, não te esqueças que o Simão, antes de ir para o Benfica ofereceu-se ao Sporting. Mas não tinham dinheiro para o comprar.

      Eliminar
    5. Ehhh, que mau feitio :P lol O teu comentário surpreendeu-me, eu achei que tinha sido objectiva. Sou clubista porque reconheço exactamente as mesmas atitudes em qualquer adepto e jogador de futebol, independentemente do seu clube? Afinal o que é ser clubista, conta-me lá :)

      Gosto de ver futebol. É simples assim a forma como vivo esse desporto. Portanto, certamente compreenderás que me interessa pouco o que disse o jogador recém-chegado ao meu clube, porque deverá aproximar-se de "sou do FCP desde pequenino/sempre sonhei jogar cá", e "vou dar o máximo para conquistar um lugar na equipa que é muito forte", e "é claro que somos melhores que o benfica". É assim desde que me lembro de ler jornais desportivos e foi por causa disso que deixei de comprá-los (ainda na adolescência). Mas por respeito ao teu pedido fui procurar as declarações dos dois jogadores, para descobrir que efectivamente o jogador se formou no FCP (então dá para acreditar que é mesmo portista) e disse mais ou menos o que eu estava à espera. O Djuricic por seu turno também não foi nada original. Portanto, talvez te refiras à necessidade do Josué dizer que como portista não gosta do SLB, enquanto o sérvio preferiu alfinetar o Chelsea. Não vejo surpresa alguma nisso, tendo em conta as nacionalidades dos dois.

      Como referi quando citei o exemplo do "Simão e colegas" que comemoravam os golos contra o FCP em competições em que o SLB não se encontrava: todos os jogadores sentem a rivalidade mais cedo ou mais tarde, mesmo que não a verbalizem. A diferença, na minha opinião, é que os jogadores do FCP falam abertamente dela.

      Eliminar
    6. Adoro a forma como defendes o teu azul :)

      Eliminar
  8. Eu queria rir-me... mas respeito os ceguinhos e portanto, deixo isso para mais tarde xD

    [ahahahahahahahahahahahahah - desculpa]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias guardar alguns sorrisos para a próxima época. ;)

      Eliminar
    2. Cá estaremos os dois para sorrir... ;)

      Eliminar
    3. Start tu nao contas..és do S(etimo) Clube de Portugal xD

      Eliminar
    4. (juro que me tenho rido muito nos últimos dias à "vossa" custa... mas não é por maldade... é só por, como diria o outro: simpatia ahahahah)

      Eliminar
  9. O que é de mais enjoa... E não é só no futebol!

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Passei a época a ver fotos de águias a comerem leões no facebook ou de piadas com o Marquês de pombal e não sei mais o quê... não ligava porque não ligo a futebol, mas já enjoava. O ceguinho é conforme a moda e a circunstância. Agora é o Benfica, amanhã será outro qualquer. Basta continuar a haver pessoas (e há em todos os clubes) que se sentem superiores/inferiores na sua individualidade através de acontecimentos colectivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também é verdade. Uma grande verdade.

      Faz-me impressão pessoas que passam a vida a colocar coisas dos clubes no facebook e instagram. É preocupante.

      Eliminar
  11. Eu sou do Porto e admiro o Benfica e ponto final.Nem todos somos de baixo nivel.

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente HsB é um ciclo vicioso os adeptos dos 3 grandes gozarem uns com os outros. No caso do Benfica torna-se mais visivel pq somos 6 milhoes e os chamados "antis" sao os restantes xD Os caes ladram e a caravana passa HsB.

    PS: Assim que acabou o jogo da taça, a 1ª coisa que escrevi no meu FB foi: " Desde o tempo do Calado que nao comia tanto melao" lol pq para podermos gozar com os outros, temos de saber gozar conosco!

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Oh HSB, normalmente até concordo contigo, mas aqui não. Isto porque vocês são tão egocêntricos que para vocês é tudo "anti-benfica". Não. Se somos dos clubes rivais (no meu caso, Sporting), é ÓBVIO que existem picardias, piadas e gozos. Tal como vocês o fazem (tens noção que esta época não passei uma semana sequer sem ouvir piadinhas sobre o Sporting?). Faz parte. São rivalidades históricas. Discordo dos actos de violência que existem mais vezes do que deviam, isso sim. Mas a rivalidade e o gozo fazem parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na sexta-feira cruzei-me com um amigo que não via há muito. Ele é do Sporting. Diz-me assim. "Jesus! Jesus! A última semana foi a melhor da minha vida". Estas palavras são de um rapaz que viu o seu clube fazer a pior época de sempre.

      Conheces algum benfiquista assim? Isto não é ser anti?

      Eliminar