12.5.13

há dias assim

Penso no jogo de ontem e só me apraz dizer que há dias assim. Se o Benfica fez tudo para ganhar? Não. Mas controlou o jogo. O ritmo lento foi pautado pelo Benfica que impediu o Porto de ser uma equipa veloz, como costuma ser em casa.

Não se jogou um futebol bonito mas lutou-se muito. As oportunidades de golo foram poucas e repartidas. Até que o Porto foi feliz num momento que não dá margem para uma reacção. E digo que foi feliz porque o remate foi perfeito e difícil de repetir. E porque a jogada é construída por dois jogadores em que ninguém acredita. Um Liedson acabado e um jovem cheio de talento cuja época foi marcada por jogos na equipa b e indisciplina.

Agora, falta um jogo e tudo pode acontecer. E lamento que o futebol viva de memória curta. Nesta altura todos falam mal de Jesus. Mas é importante recordar que o Benfica está a fazer uma época extraordinária. É certo que só os títulos é que ficam na memória. Mas é importante recordar alguns aspectos.

A poucos dias do fecho do mercado de transferencias o Benfica perdeu Javi Garcia. Depois do fecho, perdeu Witsel. Não entrou ninguém para o lugar dos dois. E não conseguiu contratar o defesa esquerdo - Eliseu - que desejava. Nessa altura, temeu-se o pior. Passados largos meses, o Benfica disputa o campeonato, só tem uma derrota a nível interno, está numa final europeia e na final da Taça de Portugal. E isto não é fácil.

Parabéns ao Porto. Mas ainda pode acontecer muita coisa. E até ao lavar dos cestos é vindima. Vamos ver...

Enviado do meu iPhone

44 comentários:

  1. Pois...ainda não acabou o campeonato e cheira-me que ainda podemos ser bem gozados. Tenho cá em em casa um benfiquista e pouco falou desde que acordou.
    Isto de ser uma portista no meio de águias, não dá pica nenhuma:/ Parabéns ao meu Porto!!!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns ao teu Porto. Mas não se esqueçam de que festejar cedo demais pode dar azar...

      Eliminar
  2. Bom dia;)
    Concordo em quase tudo...só não concordo que o Benfica controlou o jogo...jogando à defesa o tempo todo, caindo p´ro chão atorto e a direito, pareciam umas meninas e a arrastar as paragens o mais possível.
    Concordo contigo: Falta um jogo para a semana fazemos a festa:)...no Porto claro!

    :) jinhossss e bom domingo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suricate,

      Acho que o Benfica controlou o jogo. Para isso não é preciso ter bola. O Benfica deu a bola ao Porto mas o Porto só jogou o que o Benfica deixou e ao ritmo que o Benfica quis. O vosso meio campo não foi o que costuma ser. E só não me dás total razão por dois minutos.

      Quanto ao anti jogo acho que estás errada. E sabes porquê? Porque o Benfica deveria ter feito anti jogo nos descontos e não fez. Marcam golo porque o Benfica está a atacar. Aposto que se fosse o inverso, o Porto não deixava jogar naqueles quatro minutos, tal como não deixou jogar o restante o tempo dos descontos. Ou achas que a invasão de campo aconteceu sem querer?

      beijos e boa semana :)

      Eliminar
  3. Eu não gostei do jogo. Os jogadores do Benfica estavam sempre a perder tempo desde o inicio do jogo, o que o tornou fraco. Deviam jogar como habitualmente, tornava-se um jogo muito mais bonito.
    Mas ontem foi lindo, nada está ganho para o Porto mas já esteve mais longe :).
    E desejo ao Benfica boa sorte para quarta-feira, sim, porque apesar de ser portista, tenho fair-play e somos todos portugueses. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as pessoas concordam que o jogo seria mais bonito mas aposto que nenhum treinador do mundo ia ao campo do Porto com dois pontos de avanço jogar ao ataque que nem um louco. Quem tinha essa missão era o Porto. E por dois minutos que as pessoas não dão razão ao Jorge Jesus.

      Obrigado :)

      Eliminar

  4. O SLB teve mais de 90 minutos para "reagir", HSB: reagir à eminência de perder o primeiro lugar, depois do empate da última jornada. E, numa assentada só, ser campeão no Dragão, devolvendo na mesma moeda a festa que fizemos na Luz.

    Mas a verdade é que o SLB não reagiu. Fez anti-jogo e arrastou-se desejando ardentemente um empate, porque não tem a força mental que os adeptos desejam. Uma equipa que quer ganhar o campeonato, e podia tê-lo feito ontem, não joga em casa do principal rival daquela forma - hesitante, entediante, medrosa.

    Acho que é isso que ainda nos distingue - portistas e benfiquistas: a capacidade de bater o pé aos nossos, de não lhes reconhecer razão incondicional só porque vestem a nossa camisola. Vocês desculpam os vossos jogadores, o vosso treinador, o vosso presidente à menor oportunidade. Nós insurgimo-nos, reclamamos, contestamos, mesmo quando ganhamos (com o Vítor Pereira a ser o nosso alvo-mor desde que se tornou treinador principal). Vocês aceitam o anti-jogo e concordam entre si que o SLB controlou o jogo (?!), recebem a equipa à 1h da manhã e cantam-lhe o hino benfiquista. Nas mesmas circunstâncias, os portistas receberiam os seus jogadores com vaias e cânticos mais próximos de "joguem à bola, palhaços joguem à bola". Não porque não apoiamos a equipa; apenas porque não admitimos que tenham mentalidade perdedora. E quem cair, mentalmente, à nossa voz, não terá também força suficiente para se bater em campo com rivais de topo -- tem de sair do clube.

    O campeonato ainda não acabou mas esta vitória tem, naturalmente, um sabor muito intenso para os portistas. Pelo que descrevi acima diz-nos, entrelinhas, que independentemente do que se passe para a semana, a hegemonia portista ainda está para durar.

    Boa sorte na final da Liga Europa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse pensamento de que o Benfica deveria matar-se para festejar no vosso estádio é pensamento à porto. Qualquer adepto do Benfica preferia a festa na Luz.

      Falas de força mental mas discordo de ti. E mais dois minutos e o teu discurso seria completamente diferente. Estarias a centrar as tuas palavras no Vítor Pereira.

      Do meu ponto de vista, o Benfica jogou como deveria ter jogado. E o jogo devia ter acabado aos 90 minutos. A partir daí, o Benfica matava o jogo e não fez isso. Quis estar perto da vossa área. Esse foi o erro.

      Criticas quem apoiou os jogadores, eu aplaudo quem o fez. Porque essa táctica do medo é vossa. E não nossa. E podia contar-te aqui uma história que foi contada por um tal de Diego que jogou no teu clube. Mas é melhor não o fazer.

      Acho que não percebes muita coisa porque és do Porto. Se fosses do Benfica ias perceber :)

      Obrigado pelos desejos de boa sorte.

      Eliminar
    2. Do teu ponto de vista o SLB jogou como deveria ter jogado, o que me faz concluir que tens razão quando dizes que não te [vos] entendo por não ser benfiquista. Não queriam ser campeões? Enquanto portista, olho para a questão de todos os ângulos e não encontro nenhum que justifique ser melhor ser campeã "para a semana e não hoje". O SLB não precisava matar-se para festejar no nosso estádio, bastava querer atacar, para além de defender. O que teria isso de estranho? Estranho foi evitarem o vosso ponto forte - o ataque - para se resguardarem na defesa, na expectativa de que o FCP não soubesse usar a posse de bola e entrega do comando do jogo no seu estádio. Estranho foi quererem adiar a decisão para a última jornada, em vez de fazerem tudo o que podiam para garantir que o título não vos ia escapar. É o nome do estádio que vos encolhe? Se o jogo tivesse sido na Luz e não no Dragão a atitude teria sido diferente?

      E é essa incompreensão que me faria ficar extremamente aborrecida se estivesse na vossa situação. O que chamas táctica do medo, eu chamo "mostrar descontentamento". Sabemos o que nos leva ao estádio -- é o futebol. Se o futebol não nos agrada assobiamos, mesmo que estejamos a ganhar o jogo em questão. Os jogadores, o treinador, o presidente, aprenderam a lidar com isso. Pagamos bilhete, queremos ver o espectáculo que pagamos para ver.

      E falo de força mental precisamente porque é a única coisa que nos vale na era Vítor Pereira. Se continuamos a ganhar, o que nos afasta do Vítor Pereira senão o fraco estilo de jogo portista? Mas o SLB, diz-se, joga lindamente. O que vos faltou para mostrar isso, senão força mental para jogar para ganhar no Dragão?

      De qualquer forma, não me interpretes mal: estas questões caem mais num âmbito filosófico do que no futebolístico -- tenho curiosidade em compreender perspectivas tão diferentes da minha. Mas se o tópico se torna desagradável, não vale a pena continuar.

      Conta lá a história do Diego. As desavenças dele com o FCP foram públicas, só não sabemos bem o que se passou. Qual é a perspectiva do jogador?

      Eliminar
    3. ABT,

      Tu acreditas mesmo que o Vítor Pereira ia à Luz jogar ao ataque se tivesse dois pontos de avanço e se faltassem apenas dois jogos para acabar o campeonato? Acreditas nisso? Eu não. Porque isso não acontecia. O Jesus foi racional na forma de montar a equipa. A obrigação de jogar deliberadamente ao ataque era apenas e só do Porto. E são apenas dois minutos que não dão razão ao treinador do Benfica. Se tivesse corrido tudo bem a Jesus, os adeptos do Porto estavam a chamar nomes ao Liedson, ao Kelvin e sobretudo ao James que aos 83 minutos (apesar do fora de jogo) chuta ao poste.

      Falas em descontentamento. Achas bem que o teu patrão vá para o teu lado assobiar a chamar-te nomes para demonstrar que está descontente com o teu desempenho? Além disso, não estou descontente com o desempenho dos jogadores. Porque aposto que cumpriram aquilo que foi pedido. Quanto muito estaria descontente com o treinador.

      Eu compreendo o teu ponto de vista mas não vivo o futebol assim. E ainda bem que não vivo.

      Quanto ao Diego, há coisas que não podem ser contadas por aqui. Mas não difere muito daquilo que fizeram ao Adriano e ao treinador Co.

      Eliminar
    4. HSB, de facto acredito que qualquer treinador do FCP iria à Luz para ganhar o campeonato se o pudesse fazer, aliás a exemplo do que já aconteceu. Como certamente te lembras.

      E continuo a dizer-te que não são os dois minutos que alteram a forma como os portistas encarariam o jogo: nós não apreciamos a forma como o Vítor Pereira faz a equipa jogar durante os mais de 90 minutos -> de todos os jogos <- . Não gosto de ver o Jackson sozinho no ataque a receber bolas nas suas costas quando corre para a frente e a tentar apanhar bolas lançadas para a sua frente quando fica parado, não gosto de ver os alas centrar para apenas um jogador na área, não gosto de não ver ninguém à entrada da área adversária na eventualidade de um ressalto acontecer, não gosto de termos usufruido de 34567890 cantos ao longo da época e de termos marcado 99% deles ao segundo poste onde invariavelmente não está ninguém, e podia ficar aqui a tarde toda. Não gosto (e o sentimento é partilhado pela esmagadora maioria dos portistas) do estilo de jogo implementado pelo Vítor Pereira. Se tivessemos empatado, eu continuria a dizer que o benfica foi cobarde, porque não teve coragem de jogar olhos nos olhos com o Porto, fazendo valer o que de melhor tem o seu jogo: o ataque. Da mesma forma que o meu comentário não se vai alterar se para a semana o Porto não se sagrar campeão -- porque não tem a ver com a vitória no campeonato, e sim com o respeito excessivo mostrado a um adversário. O FCP vai à Luz para ganhar, há muitos anos, e só não o faz quando não sabe jogar melhor. Não se recolhe à defesa só porque sim.

      Nos estádios de futebol "joguem à bola" é do mais suave que se pode ouvir, negativamente falando. E talvez não me tenha explicado convenientemente, porque me pareceu claro, que esse desagrado não é manifestado quando a equipa perde: é apenas quando se recusa a fazer o seu jogo o melhor que sabe e pode. Às vezes as coisas simplesmente não saem, outras vezes o adversário é simplesmente melhor, e vivemos com isso. O que não aceitamos é que se recolham *sem tentar* fazer o seu jogo [leia-se: por medo]. Se gritamos 'joguem à bola' é porque acreditamos que sabem fazê-lo. O benfica encolheu-se perante o Porto por opção. E isso, em situação inversa, não seria bem recebido pelos adeptos portistas.

      Os adeptos não pagam aos jogadores, portanto não são seus patrões. Mas se eu fosse a atracção principal de uma peça, e decidisse que ia desrepeitar o dinheiro investido pelo público para me ver (ou porque não me tinha apetecido decorar o texto, ou porque estava mais interessada em memorizar outro texto para outra peça diferente), não podia esperar nada senão uma vaia no final da actuação. Não teria sido "uma branca" a comprometer a minha actuação, teria sido uma *opção* minha para servir da melhor forma os meus interesses. Qualquer que fosse a justificação, se não tivesse dado o melhor que podia e sabia, mereceria do público o mesmo respeito que lhe dei: pouco.

      Lamento que estejas a interpretar esta conversa como um ataque.

      Eliminar
    5. Primeiro ponto, não estou a levar a conversa como um ataque. Se assim fosse, não continuava a conversa. Segundo ponto, tenho uma visão diferente do que é um jogo de futebol, em relação à tua. Em terceiro, tenho uma visão da táctica de um jogo específico diferente da tua. E tenho por base experiências que vivi ao longo de quase vinte anos de atleta federado.

      E vou dar-te um exemplo muito simples. Dizes que não gostas que o teu clube jogue apenas com um avançado na área. Nesse caso desafio-te a montar uma equipa equilibrada no meio campo e na alas onde consigas, com o teu plantel, colocar dois avançados a jogar durante os 90 minutos. Quem tiras do onze para colocar um homem ao lado do Jackson. Que avançado tens no plantel que combine tacticamente com o Jackson?

      Compreendo o teu ponto de vista mas não sou obrigado a fazer dele o meu. E passa-se o mesmo no inverso. Aliás, nem te tento fazer perceber aquilo que sinto. Isso é meu. É algo que sinto. É a minha opinião sobre um tema. Nada mais do que isso.

      Outro ponto onde discordo de ti. Eu sinto-me patrão dos jogadores. Sinto-me patrão do presidente. E de todos os funcionários do clube. Porque não sou um mero adepto. Sou um sócio com as contas em dia. E o dinheiro que pago todos os anos faz com que me sinta patrão dos jogadores do meu clube. Mas isso não me dá o direito de chamar nomes aos jogadores. Tu, no teatro, se não gostares de uma peça começas a gritar para representarem melhor?

      Volto a dizer-te. Sou da opinião que a estratégia de Jorge Jesus (que não foi inédita) foi bem pensada. Infelizmente, o Benfica sofreu um golo a dois minutos do fim. Nada a fazer quanto a isso. Até porque minutos antes esteve quase a marcar o segundo golo.

      Eliminar

    6. Não precisaria mudar os homens para melhorar o seu jogo -- afinal, não perderam jogo algum, e empataram apenas 6 (que deveriam ser 4, se o nosso avançado soubesse marcar penaltis). Eu pediria aos jogadores para jogarem mais perto uns dos outros.

      O Jackson parece estar sozinho não na área mas no meio campo ofensivo. Passam-lhe a bola e se ele a perder não há ninguém por perto que a possa recuperar e até rematar -- como o Moutinho, que remata tão bem à entrada da área e fá-lo tão poucas vezes. Geralmente são os adversários que recuperam a bola e a levam até ao meio-campo onde os nossos médios a recuperam de novo para voltar a construir jogo. Perde-se muito tempo -- e o jogo é entediante para quem assiste. Pressão alta, tão típica no FCP no passado, não existe. A recuperação de bola começa no meio campo.

      E em relação aos cantos a mesma coisa: não preciso colocar um jogador específico para centrar, preciso sim de um jogador ao segundo poste que evite que a bola saia directamente pela linha de fundo. E é necessário colocar jogadores na área para cabecear -- tradicionalmente eram os defesas portistas que iam à área contrária, nos cantos. Esta época nem defesas, nem médios, nem avançados, não há lá ninguém.

      E também agradecia que o meu treinador mostrasse que sabe fazer substituições. Porque substituir exactamente as mesmas duplas, exactamente nos mesmos minutos de jogo, todos os jogos, independentemente das necessidades da equipa, é muito irritante.

      Estou certa que o Vítor Pereira tem qualidade. Em dois anos como treinador principal portista depende de si e da sua equipa para se sagrar bicampeão. Mas a sua fórmula de jogo não convence adeptos que se habituaram a ver outro tipo de futebol.

      Eliminar
    7. Aquilo que falas é diferente de montar uma equipa. O teu plantel não dá para ter uma equipa de qualidade a jogar com dois homens na frente. Além disso, não tens um Lima no plantel. Não há quem faça esse lugar.

      Quanto aos cantos, são estudados. Se são batidos para um lugar onde não está ninguém, é problema de quem marca.

      O futebol dá para horas e horas de discussão :)

      Eliminar
    8. Como diferente? Então é o treinador que faz o planeamento da estrutura da equipa? Ele não chegou a meio da época, não teve de inventar com os jogadores que tinha. Já é treinador principal há dois anos (e logo no primeiro já deveria saber o que mudar, uma vez que conhecia a equipa de trás para a frente, como adjunto).

      Verdade, não temos o Lima. E o meu pai ainda não perdoou o Pinto da Costa por ter dito que não o queria. Acho que falou do Lima em todos os jogos do... Porto.

      Quanto aos cantos: claramente não são treinados.
      Se atirar uma bola pela linha de fundo, sistematicamente, é um canto estudado é mais um motivo para o Vítor Pereira ir "ensinar" para outra freguesia. O jogador que os bate também anda a dormir? Facto.

      Verdade, horas e horas de conversa ;)

      Eliminar
    9. Correcção: "Então *não* é o treinador que faz o planeamento da estrutura da equipa?"

      Eliminar
  5. Foi um final triste, quase chorei a ver aquele golo, mas o futebol é mesmo assim e agora é esperar por um deslize do Porto no próximo jogo...

    ResponderEliminar
  6. Quem não joga para ganhar, não pode esperar a derrota do adversário. Certo?

    [eu quero - MUITO - esperar pelo fim das próximas 2 semanas para poder ver até que ponto a situação verde de 2005 se repete este ano em tons mais vermelhos]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O futebol tem memória curta. A época está a ser brilhante mas se o Benfica não ganhar nenhum troféu, daqui a alguns anos é isso que será recordado.

      Eliminar
  7. "Biba" o Porto!!
    Mas nada de festejos porque tudo pode mudar!!

    Boa sorte para o jogo de quarta. ;)

    ResponderEliminar
  8. O benfica fez uma época de ouro,tudo pode mudar ainda,mas eu apoio o meu porto..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver o que acontece. O Porto passou a ter a missão facilitada com a vitória do Paços e com a derrota do Braga. Se fosse o inverso, obrigava o Paços a ganhar para ficar em terceiro.

      Eu já fui jogador e posso dizer que ter a hipótese de roubar o título a um clube é uma motivação gigante para jogadores de clubes mais pequenos.

      Eliminar
  9. My brother recommended I may like this blog. He was totally right.
    This put up actually made my day. You can not consider just
    how much time I had spent for this information! Thanks!

    Take a look at my weblog :: Christian Louboutin Flats

    ResponderEliminar
  10. Voltei aqui porque cometi uma falha imperdoável de manhã, mas foi por esquecimento Bruno!
    Do fundo do coração boa sorte para o Benfica e para todos os benfiquistas na quarta, vou ver o jogo a torcer por todos vocês, com a mesma alegria com que sei que todos os que amam o jogo o fariam pelo meu Porto e pelos portistas (embora saiba que se contam pelos dedos:P)!

    jinhosssss

    ResponderEliminar
  11. E desta vez foi tudo limpinho...
    Estou triste. Não vi o jogo, mas ouvi (desta vez teve mesmo de ser) e pareceu-me que a equipa do porto tentou mais. Lutaram mesmo por aquilo que queriam. O empate até poderia ser mais justo, mas eles tiveram sorte e a sorte também se constrói.
    Não acho que devamos penalizar o JJ nem nenhum dos jogadores. Eles têm feito uma excelente época e perder no fim é triste, mas acontece. É assim a vida.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto teve sorte. O Benfica esteve a dois minutos de fazer um jogo perfeito.

      beijos

      Eliminar
  12. Quando se quer verdadeiramente algo, deve-se lutar com todas as forças. Foi isso que o Porto fez.
    O Benfica veio para tentar um empate. Foi uma equipa sem ambição. E olha que me custou imenso ver a minha equipa jogar declaradamente à defesa!

    Lutaram mais, marcaram 2 golos. Venceram.
    Espero que o Benfica tenha aprendido alguma coisa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto tinha essa obrigação e o Benfica soube jogar com isso. Ao Benfica só critico algumas opções como a entrada do Roderick. Acho que podia ser outro jogador a entrar.

      Abraço

      Eliminar
  13. Como em tudo na vida não basta ser os melhores!!
    Ontem fomos bons... mas devíamos ter sido excepcionais! Resta -nos esperar por nova reviravolta :)

    http://mysweethearthome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Como sportinguista, depois de todo o gozo que levei em 2005 (aquela célebre semana em que o Sporting perdeu tudo) juro que me vou rir se acontecer o mesmo ao Benfica. É que os benfiquistas na sua maioria gostam muito de cuspir para o ar e esquecem-se que lhes pode cair em cima. Há 2 semanas que andava a ouvir festejos antecipados... Que iam ganhar 3 competições e não sei quê... Ora bem, para a LE não acredito que ganhem ao Chelsea... No campeonato, já não dependem só de vocês... Resta-vos a Taça e mesmo assim vamos lá ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, acrescento só que reconheço que fizeram uma boa época. Mas é óbvio que, sendo rival, não torço por vocês em coisa nenhuma :P

      Eliminar
    2. Aplica-se o mesmo aos sportinguistas que cuspiam para o ar que nunca tinham ficado em sexto e que nunca tinham ficado fora das competições europeias. Calha a todos :)

      Eliminar
  15. A análise que fazes está correctíssima!!
    Saudações portistas :)

    ResponderEliminar
  16. Eu tenho muita pena que estes 2 últimos jogos do benfica apaguem a época boa que têm feito...mas confesso-te que fiquei desiludida e ao contrário de ti achei que especificamente neste jogo o Benfica apagou-se imenso, pelo menos a defesa foi um caos, e a posse de bola também fala por si. Mas o futebol tem mesmo destas coisas...nada é certo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este jogo não me diz nada. O jogo que me marca é o empate com o Estoril.

      Discordo de ti porque o Benfica esteve brilhante a fazer uma coisa a que nunca é obrigado: defender. O Benfica - tal como o Porto - é obrigado a defender um em cada vinte jogos. E fez isso bem. E o Benfica deu a posse de bola ao Porto, controlando o meio campo. Infelizmente, aquele remate fortuito mudou tudo.

      Eliminar
  17. Eu acho que ganhou quem quis ganhar. E acho que teria sido melhor atacar mais, do que defender o empate. É só a minha opinião :) Não é este jogo que faz com que passe a achar que o JJesus não vale nada. Não tenho memória curta, mas é verdade que este jogo muito provavelmente valeu o campeonato. Se o Paços de Ferreira ainda precisasse do jogo de Domingo para assegurar a Champions ainda acreditava, assim... Acho mesmo muito dificil. Infelizmente para nós...



    ResponderEliminar
  18. HsB, desta vez nao concordo ctg. Acho que o Benfica nao jogou nada, apenas jogou para o pontinho, e normalmente quem joga assim perde. É vdd que o jesus pos o benfica a jogar bom futebol e que estamos em 3 finais, mas ha algo que o Jesus insiste em fazer: Que é inventar e smp que se joga com o Porto transmite a ideia de medo e isso NUNCA pode acontecer.


    Vi o jogo no Porto numa casa cheia de portistas ferrenhos...no final do jogo vieram confortar-me e demonstraram respeito pelas minhas lagrimas ( sim eu chorei ) e isso deixou-me orgulhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do meu ponto de vista, o Benfica fez o jogo que tinha de fazer. Com linhas um pouco mais baixas do que o habitual e a oferecer a posse de bola ao Porto mas fechando o meio campo deles. Acho que ele não inventou porque esta táctica foi usada por exemplo no campo do Barcelona. E correu bem na altura. Só acho estranho que não tenha apostado em André Gomes (talvez tenha escolhido Roderick pela altura).

      Eliminar