23.5.13

eu sabia que devia deixar crescer a barba


Não me lembro da última vez que fiz a barba. Aliás, desconheço quase por completo a sensação de ter uma gilete colada ao rosto. A experiência mais semelhante que protagonizo acontece quando uso a máquina que me apara a barba. Se alguém me fala em fazer a barba, só posso argumentar com aquilo que referi pois isso é, para mim, o significado de fazer a barba.

O que é certo que este tema (como qualquer um que envolva pelos) dá pano para mangas. Existe o ponto de vista associado à higiene. Ao charme. À beleza. E por aí fora. Contudo, cruzei-me com alguns argumentos que parecem defender que todos os homens devem deixar crescer os pelos faciais. A começar pela preferência delas.

De acordo com uma universidade Australiana, elas preferem os barbudos. Num estudo efectuado elas preferiram, avaliando diversos padrões, homens que não faziam a barba há dez dias, considerando menos atraentes aqueles que não tinham barba. A isto juntam-se os benefícios para a saúde. Os homens que têm barba têm uma exposição solar um terço inferior aqueles que não têm barba.

Segue-se o respeito. Homens sem barba tendem a ser vistos como crianças que não são levadas a sério. Por sua vez, a barba faz com que um homem seja visto com maior respeito por parte das outras pessoas. Faço um parêntesis para dizer que devo ser uma excepção neste caso pois nem a barba me dá um ar sério.

Um factor deveras importante. A poupança de tempo. Fazendo a conta a dez minutos diários para fazer a barba, um homem gasta sessenta horas ao ano. Usando a máquina, como é o meu caso, uma vez por semana, reduzo este tempo para oito horas anuais. Segue-se o principal motivo que me leva a não fazer a barba. A irritação da pele. “Fazer a barba é a principal causa de infecções bacterianas na área da barba”, defendem os médicos dermatologistas. Deste modo, evito pelos encravados e infecções.

Não menos importante do que aquilo que já referi é o envelhecimento. Os pelos faciais ajudam a manter a pele jovem e em boas condições. Isto porque os pelos impedem que a água deixe a pele fazendo com que a mesma se mantenha hidratada, ao mesmo tempo que a protege do vento. Além disto, a barba ajuda a que os cremes hidratantes fiquem muito mais tempo no rosto.

Homens que tenham asma provocada por pólen ou poeira podem deixar crescer os pelos faciais pois estes reduzem os sintomas. Bigodes que alcancem a área nasal podem até parar que os alergénios entrem no nariz e sejam inalados pelos pulmões, defende a especialista Carol Walker. Além disto, barbas espessas que crescem sob o queixo e pescoço aumentam a temperatura corporal e podem ajudar a combater uma constipação.

No que ao estilo diz respeito, a barba permite mudar o visual numa imensa série de possibilidades. Ter a barba feita faz com que o homem tenha sempre o mesmo visual. Por fim, as mulheres são cada vez mais adeptas de homens de barba. Esta opinião baseia-se na quantidade de páginas de facebook e blogues que são criados a defender a existência da barba.

Confere?

57 comentários:

  1. Por aqui, confere! :) Gosto muito de homens com barba de poucos dias :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma pergunta: por acaso nos ultimos dias "celebrou-se" algum dia internacional da barba, ou algo do genero? É que à quantidade de posts por essa blogosfera fora que tenho lido acerca deste mesmo tema, acho que perdi qualquer coisa no calendario :p

    Passando agora ao comentario, e repetindo o que já havia dito num outro blog, eu sou um abominavel do sexo feminimo, porque não acho que um homem fique menos sexy, ou imponha menos respeito (ou isso tudo que tu referiste e que nao me apetece repetir xD) só porque não usa barba. Aliás, aqui a tocar na minha carinha.... sei barba, se faz favor.

    [se bem que, e não digas a ninguém - nem ao babe cá de casa - que ele fica muuuito fofinho de barba ahahah]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. correcção: ali é um "SEM barba"

      Eliminar
    2. Eu cruzei-me com esta informação quando navegava num site estrangeiro.

      Adorei o teu comentário :)

      Eliminar
  3. Confere. Note-se, opinião masculina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, acho que depende muito da barba e do formato do rosto.

      Eliminar
  4. Confere, gosto de ver, mas barba a séria, aquela meia dúzia de pêlos a jogar à sueca, já acho que fica mal. tem de ser barba de 3 dias, mas uniforme. Acho que dá um ar de qualquer coisa ao sexo masculino e sem barba parecem muito meninos. Mas lá está, tem de haver um consenso pois homem de cabelo rapado, que tira o pêlo do peito e depois usa barba, aí parece-me que não combinada [fica esquisito...].

    Se fosse homem, também deixava crescer a barba ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de barba mas também sou adepto da depilação... sou um esquisito :)

      Eliminar
  5. Eu cá prefiro sem barba...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho nada contra quem faz mas detesto fazer a barba

      beijos

      Eliminar
  6. Hiiiii...isso é assunto que dá água pela barba.
    Para eu tolerar uma barba, tem de ser barba de homem, não pode ser barba de meninos a fazer de conta que já são homens crescidos com barba aqui, barba acolá, de voz grossa.
    Para eu tolerar uma barba tem de ser uma barba bem tratada, não pode ser uma mal amanhada. Dono de barba que se esmera cuida dela, dono desmazelado, barba descuidada.
    Depois, como em tudo há aqueles a quem fica linnnndamente sem esforço e depois há aqueles que bem se esforçam por parecer que têm charme com ela e inventam e fazem um desenhos alienigenas na cara que eu nunca percebi, mas não chegam lá nem em bicos de pés, quanto mais pelas barbas.
    Não tolero uma barba com mais de quatro dias e como tenho a sorte de ter um homem lindo e versátil lá em casa, posso escolher, durante quatro dias tenho um quarentão maduro e charmoso, nos quatro que se seguem volto a ter o trintão de olho azul, cara "lavada" e pele macia por quem me apaixonei e por quem sou apaixonada até hoje, por falar nisso...hoje é dia de cortar a barba;)logo vou ter a companhia do mais novo....Jinhosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena Suricate! Muito bem explicado. E olha que sortuda que tu és ;)

      Eliminar
    2. Acho que tens razão. Não basta deixar crescer a barba. Tem de ser tratada :)

      beijos

      Eliminar
  7. É por tudo isto que troquei a gilete pela máquina...
    Mais rápido, menos "doloroso"!! Viva os aparadores!! :D

    ResponderEliminar
  8. Confere! Homens com barba de 2 ou 3 dias ficam irresistiveis :P

    http://mysweethearthome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Só com barba de 2/3 dias xD Mais não xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o tipo de barba de que gosto. Se bem de chegou a deixar a barba crescer muito mais do que isso.

      Eliminar
  10. Só barba de 3 dias, a barba muito grande e cerrada envelhece muito o homem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com isso. Pode dar algum estilo à pessoa mas faz com que pareça mais velha.

      Eliminar
  11. Prefiro barba a bigode.
    mas olha que a barba envelhece.

    ResponderEliminar
  12. A barba para além dos argumentos usados no post, dá também um ar de intelectual (normalmente de esquerda), o que nos tempos que correm pode ser uma mais valia.

    http://lavarcabecas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Se tiveres cara de bebé como o Dicaprio, sem barba, por favor. Caso contrário é contra natura.

    Se fores um Clive Owen, epá, barba de 3 dias, por favor. Rhau!

    ResponderEliminar
  14. A barba com 3 dias é um must mas também gosto dela grande. Por aqui escondo as lâminas e afins ;)
    Confere :D

    ResponderEliminar
  15. Confere, enquanto homem que gosta de usar barba. Por todos os motivos e mais alguns, mas sobretudo porque gosto mais de me ver de barba (sem barba, fico com cara de puto, mesmo)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto homem concordo ctg..sem barba fico com ar de puto, nem o meu reflexo me leva a serio xD

      Eliminar
    2. Eu até com barba pareço um puto. Não me safo.

      Eliminar
    3. Eu confirmo: o bruno parece uma criança com 18 anos, mesmo com barba! (ou vestigios dela xD)

      Eliminar
  16. E mulheres de barba rija? Isso é que é xD

    ResponderEliminar
  17. Barba sim. Aparada, sempre com aquele pelo certo, não muito comprido! :) para o bad boy a pêra também serve.

    ResponderEliminar
  18. HsB, ainda a semana passada partilhei no meu fb um estudo e a minha opiniao sobre isso. Se calhar é como a "Start" diz, houve algum eventos sobre barba que me escapou lol

    Eu gosto de usar barba pq sem ela acho que fico com cara de puto...mas a minha cara-metade nao partilha da minha opiniao, por isso ando quase smp de barbinha feita, aproveitando a ausencia dela para deixar crescer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juro: inveja da GRANDE da tua cara-metade! :$

      Eliminar
    2. A minha mulher gosta de me ver de barba. Tenho essa sorte :)

      Eliminar
  19. Como mulher devo dizer que prefiro homens com barba. Mas nada de muito exagerado, gosto de ver aparada. No geral os homens ficam mais interessantes de barba, sem ela parecem miúdos xD

    Liliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de passar as mãos no rosto e sentir barba mas não muito grande.

      Eliminar
  20. Percebo o fundamento de todos esses argumentos, mas eu cá prefiro um homem sem barba ou então com barba de 2/3 dias, mas nem todos ficam bem. Mais do que isso já não gosto. Quanto ao respeito, no meu caso é-me indiferente. Tanto levo a sério um homem com barba, como um sem barba. Não vejo qualquer diferença. Por isso, desculpa lá, mas no meu caso não confere. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que depende muito do homem, do rosto e do tipo de barba ;)

      beijos

      Eliminar
  21. Eu sou a única mulher do mundo que odeia homens de barba ;)

    ResponderEliminar
  22. Na minha opinião masculina, eu também prefiro barba. Sem barba fico com cara de puto, e dá-me um ar muito mais pálido (e desinteressante, lol).

    Uma pergunta: A barba não deixa a pele mais oleosa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu usas creme?

      Eu uso creme uma vez por dia e não fico com a pele oleosa. Além disso, de tempos a tempos uso esfoliante.

      Eliminar
  23. Uso só ocasionalmente... Tenho de escolher um bom creme e começar a usar regularmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho-te o que uso. Niva energy. Custa menos de dez euros e podes comprar em qualquer hipermercado. Uso pela manhã e gosto do efeito que faz ao meu rosto.

      Eliminar
  24. Mulher que gosta de homem sem barba COM CERTEZA é vítima dos moldes de padrão de beleza masculina mais atuais, ou seja, sem barba nenhuma ou com barba ralinha (sinais de que foi tirada com gilete). E pior vitimas do SISTEMA.. afinal qual é o molde de homem atraente e poderoso? É aquele com cara de jovem ou não, vestindo uma camisa social, uma calça, um terno. COM A BARBA FEITA, E O CABELO BEM CORTADO E NO GERAL CURTO.

    É A P* DA IMAGEM FALSA DO "SUCESSO PESSOAL".

    PORQUE O MOLDE DE BELEZA NÃO É UM CARA "HIPPIE", OU UM BARBUDO, OU UM CARA COM DREADS???

    SE VOCÊ FOR UM CARA ALTERNATIVO E ESTIVER COM UMA MULHER QUE NÃO É, VOCÊ VAI SOFRER HORRORES.

    SOU CASADO E ESTOU VIVENDO ISSO, A MINHA MULHER PERDE O TESÃO COMIGO SE EU FICAR BEM BARBUDÃO E COM O ESTILO DESLEIXADO, PORQUE EU SOU ASSIM. EU SOU REALMENTE BASTANTE ALTERNATIVO, E CARAAAALH, A MINHA MULHER É UMA EMPRESÁRIA!!! É O MOLDE DA MULHER DO "SR.SMITH" DO FILME MATRIX O.O

    Tô ferrado ou não tô?

    E a minha mulher REALMENTE me Ama. Então e agora O QUE EU FAÇO?? I'M GETTING CRAZY!!

    ResponderEliminar