26.5.13

e tudo a taça mudou


Escrever sobre futebol minutos depois de ver o meu clube perder por 2-1 nos minutos finais e terminar a época sem qualquer troféu é uma tarefa bastante complicada para o meu coração. Porém, no futebol o coração não pode mandar. Pelo menos quando existe uma análise para ser feita. Mas, em primeiro lugar quero dar os parabéns aos jogadores do Guimarães que são a prova de que milhões nem sempre são mais valiosos do que tostões. Dou também os parabéns a Rui Vitória, que merece o sucesso alcançado e aos extraordinários adeptos do Vitória. Há poucos no mundo como eles. Basta referir que quando o clube esteve na segunda divisão tinha vinte mil pessoas no estádio.

Até hoje, defendia a continuidade de Jorge Jesus no comando da equipa técnica do Benfica. Até hoje... porque mudei de opinião. E não mudei porque o Benfica voltou a perder por 2-1. E também não mudei porque nada ganhámos neste ano. Mudei, por algo que assisti no final do jogo. Quando Cardozo (de cabeça quente porque perdeu mais uma final) vai tirar satisfações ao treinador, gritando-lhe na cara: “a culpa é tua”, é sinal de que o percurso do treinador chegou ao fim no clube. Não desculpo Cardozo, porque aquilo que fez não deveria ser feito. Mas a reacção de Jorge Jesus às palavras do avançado dão razão ao jogador. Jorge Jesus, que grita que nem um louco em todas as situações, limitou-se a olhar para Cardozo enquanto este repetia que a culpa era dele. E, neste caso foi mesmo.

É verdade que não me esqueço daquilo que o Benfica fez com Jorge Jesus. Para alguns, interessa apenas o único campeonato ganho em quatro anos. Para outros, contam também as três taças da Liga. Existem aqueles que não esquecem o percurso simpático em diversas competições europeias. Eu sou dos que não esquecem tudo isto. E ainda acrescento o notável trabalho feito com alguns jogadores, como foi o caso de Fábio Coentrão. Um rapaz que andava a saltitar de clube em clube até ser vendido por 30 milhões de euros. Também não me esqueço dos milhões ganhos com outras vendas. E o magnífico trabalho efectuado com outros jogadores como é o caso de Matic que jogava a médio ala no seu anterior clube. Tudo isto fazia com que defendesse a continuidade de Jorge Jesus no Benfica. Acredito que era o homem certo para dar continuidade a um projecto que foi cimentado com a sua chegada ao Benfica.

Porém, o episódio com Cardozo (mesmo tendo em conta que é a frustração máxima de um jogador e de um treinador que voltam a perder nos momentos finais um jogo) é o espelho de que algo não vai bem. Além disso, acho que a taça nunca iria salvar a época do Benfica. Mas salvava Jorge Jesus. Era um gigantesco balão de oxigénio para um treinador que sofreu mais nas últimas duas semanas do que em toda a sua carreira. E é por isto que acho que o seu prazo terminou. Porque, a forma como esta derrota foi consumada acabou com qualquer margem de erro a que ainda tivesse direito. Se o Benfica decidir a sua continuidade, corre o sério risco de despedir o treinador passadas poucas jornadas da próxima época. Fazendo com que essa época (a próxima) seja também condenada ao fracasso. Enfim, mudei de opinião porque, pela primeira vez em quatro anos, vi nos olhos de Jorge Jesus que o próprio treinador entende que um ciclo chegou ao fim.

Estive ao teu lado quando o Benfica praticou o melhor futebol que vi nos últimos anos. Dei-te o benefício da dúvida quando quiseste excluir jogadores importantes do clube como foi o caso do Nuno Gomes e do Quim. Perdoei-te o facto de tremeres em momentos chave. E até esqueci as chantagens, de que ouvi falar, que terás feito, insinuando que tinhas uma proposta aliciante do Porto para renovar o contrato com o Benfica. Aquilo que não te posso perdoar é que um jogador te acuse de teres a culpa e que tu nada faças. Que não esboces uma única reacção. E que os teus olhos mostrem que a culpa é mesmo tua. Que sejas feliz noutro destino porque, depois do que vi hoje, acho que dificilmente o serás aqui.

Por fim, reforço os votos de parabéns ao Guimarães. Ao clube. À cidade. Aos jogadores. Aos adeptos. E ao treinador. Já mereciam um momento destes. Tenho pena que tenha sido com o Benfica. Os meus sinceros parabéns.

38 comentários:

  1. concordo. e gosto muito dele, porque apesar de ajudar à loucura desmedida que se instala quando corre tudo bem tem carisma e nós precisávamos de uma pessoa assim tanto que voltámos à ribalta. mas depois disto perdeu a credibilidade, disse que era com um colega mas não foi bem isso que pareceu e dos quases não reza a história. talvez tenha sido mm hoje o ponto final!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que perdeu margem de erro e sobretudo perdeu a equipa. Quando assim é... nada há a fazer.

      Eliminar
  2. Subscrevo o que aqui foi dito e acrescento, que a eventual saída de Jesus é, ainda mais benéfica para o próprio, como medida de salvaguarda, no caso de começarmos mal a próxima época e começarem a chover acusações.

    Ainda assim tenho muita pena que assim seja. Gosto muito dele e do trabalho que desenvolveu no Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basicamente, penso como tu. Acho que até para ele será bom mas entendo, pelas suas palavras, que a renovação já estará assinada.

      Eliminar
  3. Há 3 semanas tive um deja vu. Há 1 hora tive a confirmação.

    Não sou aquela sportinguista que vos vai gozar até à exaustão, nem sou aquela sportinguista que se vai esquecer da época miserável do meu clube só porque os lampiões ganharam QUASE tudo. Mas não me vão impedir de me rir à gargalhada durante umas horas. Mereço isso por todos os 8 anos que foi ao contrário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão ISTO!
      Partilho deste sentimento!

      Eliminar
    2. Compreendo o que dizes. Mas não me revejo nas tuas palavras pelo simples facto de que me preocupo com o meu mal. Com o mal dos outros posso eu bem, como se costuma dizer. Num momento em que o teu clube faz a pior época de sempre que vai causar muitos danos ao clube a nível monetário, boa parte dos sportinguistas festeja um "fracasso" que é mil vezes melhor do que aquilo que conseguiram alcançar este ano.

      Eu, se fosse sportinguista, preocupava-me com o barrete que mais uma vez levaram do Porto. Preocupava-me por ser de um clube sem rumo. Sem rei e sem qualquer orientação financeira ou desportiva. Um clube que vive apenas dos sucessos do futsal. Nada mais do que isso. Eu, era com isso que me preocupava em vez de festejar um fracasso alheio que em nada contribui para a felicidade dos outros.

      Mas isto sou eu. Não censuro os sportinguistas que saem à rua como se tivessem ganho tudo este ano. Simplesmente não compreendo.

      Eliminar
    3. HsB nao concordo ctg qd falas que a pior epoca deles lhes vai causar danos a nivel monetario.

      Nao irem á liga europa é a melhor coisa que lhes poderia ter acontecido...ja viste bem o dinheiro que poupam em viagens e estadias?? xD

      Eliminar
    4. hsb, para o ano tenho tempo para me preocupar com a crise no meu clube. Neste momento, preocupo-me com os abdominais que ganho à vossa custa, a custo ZERO :D

      Vá, não (me) leves tão a sério! Eu gozo um bocadinho e depois calo-me.

      Eliminar
    5. O pior é que a crise do teu clube dura há anos e não faz férias de verão :)

      Eliminar
    6. Férias é para fracos! :p (vá, não te estiques tu também ahahah)

      Eliminar
    7. Tudo o que tens escrito está a ser guardado.... ;)

      Eliminar
  4. O Enzo Perez já tinha feito o mesmo na final da Liga Europa e a reacção foi idêntica. JJ perdeu o balneário quando empatou com o Estoril...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordo-me desse momento. Não sei se perde o balneário aí mas perde o campeonato nesse jogo.

      Eliminar
  5. Concordo totalmente contigo. A reacção do Cardozo foi uma explosão de tudo o que não anda bem. É dos poucos que, além de profissional, tem verdadeiro amor à camisola e por isso sente a frustração da derrota do profissional e sente a frustração da derrota do adepto, do benfiquista. O JJ tem teimado num erro que é jogar para segurar o resultado quando está a ganhar apenas por 1-0 ou quando está empatado. Esquece-se que os golos também se sofrem e que a qualquer momento o adversário pode ter um momento feliz, como aconteceu hoje com o Guimarães. Eles lutaram e conseguiram. É simples.

    ResponderEliminar
  6. Depois de hoje tanto o Jesus como o Cardozo têm que sair do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja agora aproveita-se a viagem e sai tb o presidente e toda a estrutura tecnica e os 83% de socios benfiquistas que votaram neles!!!

      Eliminar
  7. Não percebo nada de futebol, por isso não vou comentar o que esceves. Só queria dizer que é ao cntrário: no futebol, o coração é que manda. Exclusivamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, enquanto adepto manda o coração. Mas nunca um dirigente desportivo, um treinador ou um gestor de uma área qualquer poderá tomar uma decisão com base no coração. Isso poderá ser o descalabro de um projecto, de uma equipa ou mesmo de uma empresa.

      Eliminar
  8. Esta minha explicação pode ajudar-te ;)

    http://ajaneladajoana.blogspot.pt/2013/05/explicacao-numerologica-do-porque-jorge.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Continuamos a vestir-nos de preto. ;)
    Até hoje a taça era nossa: Académica.:)

    Nos últimos anos vejo que quem começa bem, acaba sempre mal...
    Life goes on. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Nem a Briosa na II Divisão nem tu campeão.»
      Quando subestimou a equipa da Académica foi colocada uma "facha" na rotunda do Marquês esta frase dirigida a Jesus. Penso que deves saber e viste.
      Nunca subestimar equipas, pessoas!O "Ai Jesus" pecou e muito pelas palavras.

      Eliminar
    2. É mesmo isso, a vida continua. Não sei o que vai acontecer para o ano mas se a Académica jogar sempre como jogou na Luz este ano (não acredito que o faça com Sérgio Conceição) arrisca-se mesmo a descer de divisão.

      Eliminar
  10. Eu também senti pena dele. E gosto bastante dele. Só que acho que atingiu o seu limite. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  11. confesso-te que não me supreendeu esta derrota...parece que esta época cantámos vitórias cedo de mais e em 3 semanas basicamente perdemos tudo...e sim também me pareceu muito infeliz o episódio com o Manuel Jesus e o Cardozo...aliás mais que unfeliz, desnecessário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim surpreendeu-me o facto de terem jogado mesmo muito mal. Foi o pior jogo da época.

      Eliminar
  12. Eu também sou benfiquista...
    Mas uma coisa que desde sempre acho é que o lugar do Jesus não é no Benfica...
    Simplesmente não combinam... Mas isso foi o que sempre achei... Apesar de concordar que com ele conseguimos algumas coisas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a achar que é um grande treinador. Acho apenas que fechou-se um ciclo e que o seu trabalho está concluído. A partir de agora não será perdoado a nada.

      Eliminar
  13. Gostava muito dos dois. Hoje não sei se ainda gosto de algum :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Cardozo erro mas enquanto rapaz que jogou quase 20 anos futebol federado percebo e sinto orgulho em ver um jogador que ganha milhões sentir-se mal com uma derrota. Porque a maior parte deles só quer saber do dinheiro no banco. Mas errou e não devia ter feito aquilo.

      Eliminar
  14. Houve uma série de acontecimentos lamentáveis, mas em simultâneo reveladores do balneário...

    ResponderEliminar