12.12.12

o ego. o problema do ego.

Gosto de frases. Das especiais. Daquelas que me são dirigidas quando menos espero. Das lamechas. Dos clichés que toda a gente usa. Daquelas que foram ditas por personalidades de outros tempos. Das que me fazem pensar. Daquelas que se transformam em ideais de vida. Das que queremos tatuar no corpo e na nossa vida. E também daquelas que nunca esqueceremos. Acho que podia ficar horas a descrever o tipo de frases que captam a minha atenção.
 
“Para o mundo podes ser apenas uma pessoa mas para uma pessoa podes ser o mundo”, é uma daquelas lamechas de que gosto. É bom ouvir isto de alguém especial naqueles momentos em que estamos sem força para nada. Espero que toda a gente sinta o poder de uma frase destas. Mas, mais importante do que sentir o poder destas palavras é bom não esquecer que se trata somente de uma hipérbole sentimental provocada pela paixão e atracção que se sente por alguém.
 
Esta frase lembra-me uma brincadeira que um colega meu costuma fazer nos treinos. Quando alguém metia conversa consigo, fazia um círculo, à sua volta, na areia. Depois dizia: “Desculpa, mas só cabe aqui um.” Era uma espécie de mundo – daí lembrar-me da frase. E ele, no alto do seu ego ocupava todo o território mundial. O seu ego era tão grande que ele acabava por estar sozinho.
 
E se com ele era uma brincadeira para excluir colegas das conversas, com outras pessoas é uma realidade. Há quem não perceba que “o ego é o maior inimigo do Homem.” É verdade que podemos ser o mundo para uma pessoa. Mas, no final do dia, no final da semana, do mês, do ano e da nossa vida, a realidade é só uma: o homem nunca será maior (nem tão importante) do que o mundo. Continuará a ser apenas um pequeno ponto perdido numa multidão de milhares de milhões de outros pontos (e também de outros egos que colidem por falta de espaço).
 
Podem gritar. Espernear. Subir a mais alta das montanhas. Domar o animal mais feroz do mundo. Inventar aquilo que ninguém inventou. Fazer o que ninguém ousou fazer. Ganhar prémios e distinções como ninguém ganhou. Podem fazer tudo isto. Porque, nada muda. Vão continuar a ser um ponto minúsculo com um ego gigante e excessivamente presunçoso. E tal como o meu amigo que brincava com os círculos, vão ficar sozinhos. Ou melhor. Acompanhados pelo ego que os controla como se fossem uma marionete. 
 
 

20 comentários:

  1. Como concordo com o que dizes quem tem um ego maior que o Mundo fica inexoravelmente sozinho. Como é possivel excluir os outros por maior que se seja ..isto se há alguém que se considere maior.Maior é o quê? em saber? em dinheiro? em quê se pode ser maior num todo que é o Universo carente do principal que são os afectos.Como alguém pode rejeitar o outro, como o teu amigo fazia , era a brincar suponho.

    “Para o mundo podes ser apenas uma pessoa mas para uma pessoa podes ser o mundo” Como essa frase é significativa e vamos extrapolar, para já, do campo afectivo das relações dos que nos estão próximos.

    Qualquer pessoa por mais simples e distante das relações diárias pode ser por instantes a pessoa mais importante do Mundo. Imaginemos uma altura em que passas na rua , vais aborrecido, triste , infeliz, e te cruzas com alguém que te dá uma palavra um sorriso, uns minutos de atenção e zás consegue-te tão simplesmente modificar-te o dia para melhor claro! :) Ora então essa pessoa nesse instante consciente ou inconscientemente foi o Mundo de alguém..Às vezes é assim tão simples como isto. Todos precisamos de todos.
    Agora no campo de relações afectivas muito próximas ser o Mundo de alguém é normalmente bom mas também pode ser algo não muito positivo.Porque se és o Mundo de alguém a todas as horas pode significar não te darem espaço para seres tu próprio e isso não pode ser bom!
    Pois estás a ver , também adoro dissertar sobre estas fases e ficava aqui a escrever todo o resto do dia. Frases controversas e cheias de sentido daria pano para mangas para quem como eu gosta de pensar ou filosofar sei lá. Gostei bastante desta publicação mas desculpa já me alonguei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo comentário. Estou a ver que ficava horas a falar contigo sobre frases :)

      Eliminar
  2. Uma pessoa deve ter noção das suas capacidades, e ter algum ego, mas q.b. Tudo o que é demais (e de menos) é prejudicial. Para quê gritar ao mundo que é o melhor, o que faz mais, o que é perfeito, se no fim não vai ter ninguém para o ouvir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. E acrescento, para que fazer isso quando na realidade se é muito pequeno?

      Eliminar
  3. Não conhecia a frase. É um conjunto de palavras que proferidas na hora certa pode encher o nosso mundo, pode mudar o nosso dia!
    Quanto a ego é como em tudo, tem de ser moderado. Quando o ego é do tamanho do mundo, a pessoa é desprovida do que considero mais importante. São humanos ocos, que no fim do dia, da vida devem ser muito sós. Porque o seu mundo não lhes permitiu estarem envolvidos no outro, no real, naquele em que os afectos são o bem mais valioso.
    Por outro lado a ausência dele é terrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o tipo de pessoas que referes andam por aí. Muitas vezes onde menos se espera.

      Eliminar
  4. Infelizmente tenho de "levar" com uma pessoas dessas todos os dias, e só se a ouvir todo o dia a falar sempre na primeira pessoa já me irrita.O "eu fiz isto, eu disse isto, eu eu eu...." E o pior é que não se toca, e só sabe apontar defeitos a outras, claro que aos olhos dela ela é perfeita...Com o feitio que tenho não sei como ainda não a mandei "pastar" ,mas nada como respirar fundo e ignorar.Quanto a essa pessoa, sozinha não fica ,porque vive com alguém tão egocêntrica quanto ela, devem se completar um ao outro....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não conhece/leva com gente dessa? Infelizmente, são cada vez mais.

      Eliminar
  5. Eu tenho um ego de um tamanho razoavelmente avantajado e até agora só me trouxe vantajens... Mas percebo que os narcisistas sejam irritantes... :D

    DESBOCADO!

    P.S. Gosto do novo look, como fizeste o header?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei :)

      Obrigado. O tipo de letra foi retirado do site wix. De resto, é uma criação minha.

      Eliminar
  6. Mais um excelente texto :) E não há dúvida que andam por aí umas pessoas com o ego do tamanho do mundo! Será que na realidade esão mesmo felizes ????

    Tembém gosto desssas frases especias ditas de forma também especial ee sobretudo no momento certo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sunshine. Há muitas pessoas assim por aí. Umas tentam esconder as suas falhas no ego enquanto se acham maiores e mais importantes do que tudo. Na realidade, são pessoas limitadas, inseguras e mentirosas.

      As frases certas no momento certo são do melhor que pode haver :)

      Eliminar
  7. Quando Narciso morreu, o lago onde ele via o seu reflexo todos os dias sentiu-se sozinho e teve saudades; isto é o que diz a lenda. Eu digo que esses nunca acabam sozinhos mas mal acompanhados, pelo seu ego.

    ResponderEliminar
  8. Tantas e tantas pessoas sofrem desse mal projetando nos outros a responsabilidade de tal solidão e revoltando-se, afinal de contas estando ali tão perto a origem.

    ResponderEliminar
  9. Tão bom, este texto.
    O pior é quando não só constroem círculos na areia, facilmente transponíveis, e sim muros, bem altos, não deixando ninguém entrar, muitas vezes sem perceberem porquê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio :)

      Tens razão. É o que acontece quando as pessoas se acham a última coca cola do mundo.

      Eliminar
  10. Profundo. Gostei :)

    Sex and the Country
    http://sexandthecountry6.blogspot.pt/

    ResponderEliminar