21.11.12

sinto-me seguro

Há muitas coisas que me assustam em Portugal. No topo da lista, a crise e as crescentes medidas de austeridade, que me levam a ponderar trocar o país onde nasci (e que ainda amo) por outro onde o meu futuro não seja apenas um grande ponto de interrogação. Isto é o que me mete medo, em Portugal.
 
Por outro lado, sinto-me seguro. Porquê? Porque o meu país está pronto para uma qualquer batalha naval que nos toque em sorte. Sinto-me tão seguro que quase tenho vontade de agradecer as largas centenas de milhões de euros gastos em submarinos que são de uma gigantesca utilidade para um país como o nosso. Agora, caso me dê para a loucura, posso ir para o Meco fazer nudismo sem temer uma invasão vinda da água. Irei sentir-me seguro. Porque sei que estarei protegido de qualquer mal vindo da água. E não me refiro às alforrecas. E são exemplos como este que me fazem acreditar que não havia melhor destino para aquele dinheiro que não faz falta nenhuma a Portugal, um país rico e em franco crescimento.
 
Além disso. A compra dos submarinos trouxe ainda a reconstrução e renovação do Alfamar Beach Resort, na praia da Falésia, no Algarve. Ainda dizem que os nossos políticos não sabem fazer negócios. Dois submarinos e um resort não são para qualquer político! Estou quase tentado a dizer “obrigado” mas só o vou fazer quando me disserem que posso passar férias no resort visto que o Tridente e o Arpão foram comprados com o “meu” dinheiro. Até lá, sinto-me apenas seguro de qualquer ameaça vinda do mar.

20 comentários:

  1. Portugal não é isto que descreves, que se descreve! Não sei porque raio não damos valor ao que de bom temos! Não sei porque não dão voz a todos aqueles que continuam a lutar para ter uma vida digna! Crise, governo, crise, governo... não passamos disto.

    Tens razão numa coisa... cantamos o fado mas quando acordamos ninguém pode connosco!

    beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Alexandra. Felizmente, Portugal é muito mais do que isto. Do que estes milhões gastos em algo que não nos faz falta. Por outro lado, Portugal está como está por causa de coisas destas. E espero que isso mude. Esperamos todos.

      beijo

      Eliminar
  2. Olha agora e só porcausa das coisas sinto-me segura,só para te fazer companhia que isto de uma pessoa se sentir segura sozinha pode tornar-se um pouco xato, é mesmo só naquela da companhia.
    Mas a cena de ir pró meco ainda não é pra mim que ta frio la fora!!! Fica mais la pra altura do Verão...olha que te constipas!!!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas podes ir para o Meco que os submarinos estão lá para te proteger :)

      Eliminar
  3. Quando uma nação deixa os seus filhos desfalecerem com fome deixa-me com uma profunda mágoa e tristeza sem fim. Não estou nada orgulhosa do país onde nasci.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a amar Portugal e a acreditar nele. Só não sei até quando...

      Eliminar
  4. Palavras para quê??? Completamente irreal...

    ResponderEliminar
  5. este texto está qualquer coisa! :D sinto-me tão insegura como tu em relação ao país, e quanto aos submarino já tinha pensado nisso. muito mais seguros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É boa esta sensação se segurança porque estamos sempre a ser ameaçados...

      Eliminar
  6. Olha e soubesse eu destas informações há uns meses atrás e não estava aqui em Buenos Aires... que falta de sorte!!!... Agora num tom mais sério, neste momento o meu medo que chega mesmo a ser pânico é dar por mim apensar que se calhar o "são só uns aninhos, enquanto ela é pequena e não tem ainda escola!"... ainda se transforma "será que regressamos?:(" ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que sentes. Mas, por mais que goste de Portugal seria parvo da minha parte aconselhar-te a regressar quando percebo que estás muito bem aí.

      Eliminar
    2. Pois é "3 viajantes" e não és só tu que assim pensas infelizmente e digo isto com muita mágoa mesmo. Quero pensar: talvez um dia, talvez um dia!

      Eliminar
    3. HSB - é o que todos os familiares e Amigos nos dizem dai desse lado quando mostramos um pouco da saudade e da vontade de querer voltar...

      Sorriso (das minhas palavras favoritas) - "talvez um dia!" começa a surgir no meu / nosso pensamento cada vez mais... :( e isso doi tanto como assusta! :S

      Eliminar
    4. Fico feliz por saber que tudo vos corre bem por aí :)

      Eliminar
  7. Seguro..Isso é o nome de alguma coisa ou de alguém?.Será que se compra? Explica lá isso porque deves saber algo que não sei.

    Mas se fôr para fugir para o submarino olha lá ,pode-se deixar a porta aberta? é que tenho claustrofobia...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom :)

      Nesse caso, deixa-se aberto.

      Eliminar
    2. Bem se insiste que é seguro o Submarino aberto quem sou eu para dizer o contrário...:D

      Eliminar