21.11.12

a força que tens (e que muitos desconhecem)

Adoro música. Tenho um ouvido fácil de agradar, o que faz com que ouça de tudo um pouco. Depois, retenho aqueles temas que me são mais especiais, independentemente da razão. Mas, apesar de ter um ouvido fácil, gosto de músicas que me causam arrepios e pele de galinha. E isto, é algo que está ao alcance de um número reduzido de artistas.
 
O que sinto pela música e aquilo que causa em mim faz-me acreditar que a música é um bem bastante poderoso. Trata-se de algo que exerce uma força incrível e única sobre mim e sobre todas as pessoas. É nisso que acredito. Por exemplo, independentemente da cultura de cada um, qual é a primeira memória que surge quando toca Grândola, Vila Morena de Zeca Afonso? 25 de Abril, revolução e liberdade.
 
Mais. Qual é a única coisa que nos faz recordar aquele amor e aquela relação que acabou da pior maneira e que julgávamos esquecido para sempre? A música. Basta que toque a música que marcava a relação e as memórias surgem todas, sem qualquer controlo humano possível.
 
Qual será uma das poucas coisas que nos consegue fazer chorar num dia feliz? A música. Basta tocar aquele tema que nos recorda o momento mais complicado das nossas vidas. E qual será outra das poucas coisas que nos consegue fazer sorrir quando só nos apetece chorar? A música. Sempre a música. Este é o poder da música.
 
E o poder da música até é usado profissionalmente. Os hipermercados adaptam as suas músicas aos horários e ao maior fluxo de clientes. Pode passar despercebido aos ouvidos menos atentos mas são escolhidos temas que fazem as pessoas relaxar e fazer as compras mais lentamente como outras que criam o desejo de abandonar o espaço rapidamente, fazendo as compras no menor tempo possível.
 
Além disso, usam-se músicas para motivar grupos e equipas em momentos especiais. Por exemplo, a selecção nacional de futebol portuguesa ouvia a música I Gotta a Feeling, dos Black Eyed Peas antes dos jogos. Este ano, o treinador do Barcelona obriga os atletas a ouvirem Stronger (What Doesn´t Kill You), de Kelly Clarkson antes de qualquer jogo. Além disto, escolhem-se temas de bandas sonoras de filmes marcantes como o Gladiador para dar som aos vídeos motivacionais exibidos nas palestras.
 
Pode passar despercebido a muita gente mas a verdade é que a música exerce uma força única sobre cada um. Uns, percebem isso e têm as suas músicas, que ouvem vezes sem conta antes de momentos importantes. Outros, não percebem mas continuam a ser comandados por “forças” vindas da música que são responsáveis pelas alterações dos estados de espírito. E esta, é uma das magias da música.
 
Quanto a mim, confesso que tenho várias músicas. Aquela que gosto de ouvir quando estou triste. A que me faz sorrir ainda mais quando estou feliz. A outra que é ideal para as saudades. A especial que é indispensável para o coração a aquelas que são ideais para o desporto e que servem de motivação. Dito de outra forma, não imagino a minha vida sem música e sem a sua própria banda sonora.

19 comentários:

  1. Vou deixar uma então...


    http://www.youtube.com/watch?v=OHkvan-NFnM

    ResponderEliminar
  2. Eu sou do tipo de pessoa que associa musica a momentos e pessoas.faço isso inconscientemente,talvez.
    Eu vivo a musica...o que oiço,depende sempre do meu estado de espirito.
    Como dizes (e bem) musica é magia

    ResponderEliminar
  3. A música é certamente a arte que mais amo na vida...eu passo o dia todo a ouvir musica..e custa-me quando ouço alguém dizer " ah eu não ligo muito a música" como é que isso é sequer possível??
    Durante os meus tempos de universitária em que tinha de dividir casa com várias pessoas era sempre a complicação de eu passar o dia a ouvir música.O resto do apartamento era um silencio ensurdecedor que me agoniava...de facto aquelas pessoas NUNCA ouviam musica, e por tal a sua cultura musical não ia além de um ou outro cantor que se apregoasse na televisão e muitas vezes nem isso.Como tal adoro festivais de Verão,não pela ramboia que lá posso ter ou porque é mesmo fixe e tal, só vou a festivais que sei que vale a pena, e geralmente conheço todas as bandas,concertos e coisas do género nunca serão para mim dinheiro desperdiçado...Num muro da minha escola do 5º ano ( txi aos anos!) havia um muro pintado a dizer " MUSICA É VIDA E O RESTO SÃO MEROS DETALHES", uma frase espectacular para uma escola básica, mas que eu não poderia estar mais de acordo ;)

    ResponderEliminar
  4. já agora, a música que estou a ouvir AGORA

    http://www.youtube.com/watch?v=bRVdTcRMbyU&feature=related

    ;)

    ResponderEliminar
  5. já a mim a musica faz-me "mexer" ;)
    e as saudades que deixam... :)

    ResponderEliminar
  6. A Música é vida. Há músicas que recordam pessoas e outras que servem para nos pôr alegres num dia triste ou amorosos num dia mais amargo.Que fazem "mexer" ou relaxar . A música que oiço depende do estado de espírito e contrariam muitas vezes esse estado,se estou mais "down" uma música alegre funciona muitas vezes como um elixir.
    A força que tens e que muitos desconhecem. Bom título!:)

    ResponderEliminar
  7. No outro dia vinha no carro e pensei "eu não conseguia viver sem música já!".

    É que para mim andar de carro sem ouvir música é como ter um carro sem rodas.

    ResponderEliminar
  8. Não vivo sem música...a música e dança andam de mão dadas! Também tenho várias músicas que asssocio a diferentes momentos temporais mas também a diferentes estados meus. Adoro associar uma música a recordações..e recordar é viver:)

    ResponderEliminar
  9. Acabei de ler o teu post e lembrei -me da cantora que mais causa sensações de arrepios.
    AYO, não sei se conheces.

    ResponderEliminar
  10. Não vivo sem música, sempre fui assim, parece um "cliché" mas é a verdade, pior pesadelo para mim em relação à música, o rádio do meu carro avariar-se!!!!!! Pânico... isto claro na altura em que conduzia...:( ai que saudades!! Quantas conversas tive eu eu ao volante do meu carro, entre eu e a música!!...:) Quando éramos bem mais pequenos (apesar de termos uma diferença grande de idades) o meu irmão dizia-me "mana a tua cabeça é um rádio!!!" LOLOLOL O que me fizeste lembrar agora!!:) Ai momentos de ouro!!:) Costumávamos fazer um jogo, a música começava no ´radio e eu tinha de a cantar, ou seja mostrar que a conhecia e ele ficava radiante à procura daquela rara que eu ia inventar por não conhecer a letra....:P Acho que isto é uma boa "pequena amostra" de como a vida faz parte da minha vida certo? ;) ahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bela recordação. Eu canto todas as músicas, mesmo que só conheça duas ou três palavras da letra. Invento o resto.

      Eliminar