Amanhã é o Dia Mundial de Luta Contra a Sida. Para assinalar a data, o Standvirtual elaborou um estudo inédito em Portugal que relaciona o uso do carro para encontros românticos e sexuais. Segundo o mesmo, 65% dos portugueses assume ter tido relações num automóvel mas apenas metade usa preservativo.
No inquérito realizado a maiores de 18 anos e com carta de condução, 65,87% assume ter feito sexo no interior de um automóvel. Dos inquiridos, 47,60% diz ter usado preservativo durante o acto sexual. Se mais de metade dos indivíduos, com idade superior a 55 anos, revela não ter usado preservativo, por outro lado, metade dos inquiridos com idades entre os 25 e 45 anos garante ter recorrido ao método contraceptivo. Na idade compreendida entre os 18 e 25 anos, o número dos que usam preservativo baixa para os 43%.
A título de curiosidade, os bancos traseiros representam uma preferência para mais de metade dos inquiridos. Segundo o estudo, condutores de BMW, Peugeot, Seat e Volkswagen são os que têm mais sexo. Aliás, BMW e Volkswagen representam a preferência das mulheres.
Como outro estudo qualquer, há-de haver quem ache piada a este. Outros podem achar que não é nada de jeito. Podem também dizer que não é válido ou que não tem qualquer lógica. Porque isto é o que os estudos provocam nas pessoas. Para mim, além de achar o estudo interessante, mexe ainda mais comigo o tema que motiva este estudo: a luta contra a sida.
Acho que é cada vez mais importante as pessoas mentalizarem-se dos riscos que correm quando optam por relações sexuais desprotegidas, sobretudo com pessoas que não conhecem de lado nenhum. Seja um adolescente que não pensa em nada e que nunca ouviu falar de sexo ou um adulto cego pelo calor do momento. Até porque o preservativo não serve apenas para evitar que se apanhem doenças. Serve também para prevenir uma gravidez indesejada que vai mudar a vida a duas pessoas que provavelmente não querem ser pais, muito menos em conjunto.
Estas palavras podem soar a um qualquer cliché proferido por uma concorrente a Miss Mundo mas são verdadeiras. Quantas pessoas já não viveram um momento quente com alguém que acabaram de conhecer. Algo que começa numa troca de beijos e que rapidamente pode descontrolar-se e encaminhar-se para uma noite de sexo. Nessa altura, convém ter um preservativo ou ser mais forte do que o desejo que se sente. É que noites iguais aquelas vão existir muitas. O que pode acontecer é que uma delas, que até pode ser a única que se viveu, pode marcar a vida de alguém. E essa marca pode ser muito forte.
Tens razão e assino por baixo, ainda há muito a fazer e a desenvolver para promover boas práticas de relações sexuais.
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana.
Mesmo muito a fazer. Sobretudo junto dos mais jovens.
Eliminarbeijos e bom fim-de-semana
As pessoas raramente são sinceras quando respondem a esses estudos, por isso sou descrente em relação a eles.
ResponderEliminarMas infelizmente os números do vírus HIV continuam a aumentar, e aí não há como negar... Quanto a ser cliché o que escreveste... Não concordo e a prova disso são os números! As pessoas não pensam e deixam-se levar pelo momento... Esquecem-se que por um momento de prazer podem pôr em causa vários momentos da sua vida... Durante vários anos, no dia 1 de dezembro, fui ao Parque Eduardo VII (onde celebravam este dia) e dava 1 ou mais euros para acender umas velinhas que eles lá tinham. Era uma forma de ajudar de alguma forma.
Não nos podemos esquecer que há muita gente que é infectada e nem sonha: seja por maridos que vão às prostitutas e passam às esposas, seja por mães infectadas pelo virus, que pela amamentação - e inconscientemente -, também o fazem (vê o "Momentos de Mudança", da SIC, que o tema foi este.., genial e elucidativo...)
P.S.- Desculpa o testamento!! =|
Jito*
*A*
Está tudo aí nesse texto. Agradeço o teu comentário.
Eliminarbeijos
Não podia estar mais de acordo. Uma pessoa não sabe o que a outra tem ou não e já diz o velho ditado, mais vale prevenir do que remediar!
ResponderEliminarÉ fácil falar quando o momento pede tudo menos calma mas é necessário ter essa calma bem presente. Porque a vida pode mudar naquele instante.
EliminarMuito bom este tributo ao Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.
ResponderEliminarvidademulheraos40.blogspot.com
Obrigado Paula :)
EliminarDurante o meu estágio no hospital de Santa Maria tive a possibilidade de dispensar a medicação a alguns doentes com HIV, hepatite B, hepatite C... Não tenham ilusões! O aspecto da outra pessoa não quer dizer mesmo nada.
ResponderEliminarE que as pessoas se lembrem bem disso.
EliminarEsse estudo tem uma grande falha a meu ver...Eu tenho um BMW e nunca la aconteceu nada, uma vergonha!! LOLOL
ResponderEliminarQt ao resto concordo com o que foi escrito tanto por ti Hsb como nos coments, principalmente qd dizem q o aspecto /imagem ja nao significa nada, pois eu sou saudavel ( neste aspeto pelo menos ) mas tenho uma carinha de mitra daquelas xD ( nao confundir com "Gunna" para o sr. HsB nao me expulsar daqui do tasco.
Abraço
Cada vez mais a imagem não é o espelho da pessoa, na saúde, na doença e em muitas outras coisas.
EliminarAbraço
Adorei este tributo, simples e claro!
ResponderEliminarSeja no carro ou onde for às vezes é dificil resistir ao desejo e o preservativo não está sempre à mão...devia, mas nem sempre está. E é por isso que para desespero e risota do meu filho de 18 anos, passo a vida a espalhar preservativos por todo o lado; no quarto dele, na casa de banho, nos carros, um ou outro que sem querer caem na mochila, num bolso do casaco...
É bom saber que há mães como tu. Que fazem isso. Os meus parabéns. Aposto que na altura certa, ele vai perceber porque fazes isso e vai dar-lhe o uso certo.
EliminarParabéns!
É preciso tomar as devidas precauções. Quanto ao jeito... é preciso agilidade e imaginação :p
ResponderEliminarQue todas as pessoas passem os olhos pelo teu texto.
ResponderEliminarMuito bem dito:) E hoje em dia com tanta informação já não há desculpa para certos comportamentos riscos desnecessários:)
ResponderEliminarNem mais. Não há desculpa.
EliminarNum momento de loucura pode-se estragar a vida num momento...
ResponderEliminarUma grande verdade.
EliminarFazer sexo e bom quem nao concorda vsf ou vtnc
ResponderEliminarNem falar sabe
Eliminar