19.11.12

o português é "muito fora"

Um dos sítios que mais gostei de conhecer no Porto foi o Café Lusitano. Fui lá duas vezes e fiquei encantado com o espaço. Aquilo que mais destaco é a decoração que faz com que não me sinta apenas em mais um bar. Fiquei encantado com o bar por ser um local onde se consegue beber um copo e conversar num ambiente acolhedor. A minha segunda visita serviu para ver, pela primeira vez, actuar ao vivo Slimmy, um cantor que admiro.
 
Através de um amigo comum tive a oportunidade de privar com o artista antes e depois do pequeno concerto. Aproveitei a conversa para lamentar o facto de só ter ouvido falar do seu trabalho quando um tema da sua autoria foi escolhido para banda sonora de um episódio de CSI: Miami. Trocamos algumas ideias e percebi que temos uma maneira semelhante de pensar. Ou seja, os portugueses ainda não estão habituados ao que foge do normal. Se algo ou alguém não segue determinados padrões é automaticamente apelidado de “muito fora”, algo que não merece atenção e que não tem talento.
 
E esta é a forma como muitas pessoas olham para Slimmy. O seu aspecto mais excêntrico afasta muitas pessoas que não conseguem perceber o seu enorme talento. Não tenho dúvidas de que este artista seria um músico de enorme sucesso se tivesse nascido nos Estados Unidos, por exemplo.

Se uma equipa de umas das séries mais vendidas do mundo vê talento num músico português e escolhe um dos seus temas para tocar durante quase dois minutos num episódio de quarenta, porque será que os portugueses olham de lado para esse mesmo artista, dizendo que é “muito fora”? Será que as roupas, acessórios e penteados servem de barómetro de talento? Será que vestir bem é sinal de sucesso? Acredito que cada caso é um caso e que está na altura de esquecer os preconceitos que nos cegam.
 
Deixo um desafio. Quem acha que o Slimmy é muito fora, experimente assistir a um dos seus concertos. Aposto que não precisam de duas músicas para vibrar com o seu talento. Eu, já gostava. Depois de ver ao vivo, fiquei ainda mais “agarrado” ao seu talento. Tanto que pondero regressar ao Porto no dia 24 de Novembro para ver o seu concerto no Hard Club, às 18h.
 

10 comentários:

  1. Já vi o Slimmy pelo menos duas vezes.
    Não fui propositadamente ouvi-lo mas acabei por gostar imenso.
    O visual acaba por não combinar totalmente com o estilo da música e as pessoas acabam por associar as duas coisas quando uma coisa não está relacionada com a outra.
    Precisamos de abrir mentalidades.
    O que acho igualmente grave é não ter havido divulgação desse "feito" do CSI. Há tantos programas, revistas, jornais, que, dão tanto destaque a coisas do género (ainda hoje há imensas notícias sobre as novelas e os Emmys), e o fato de haver uma música de um português com tanto destaque em Hollywood não ser devidamente noticiado é uma falha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que merecia um destaque muito maior e que não deve ser olhado de lado.

      Eliminar
  2. Obrigada pela tua partilha:) Confesso-te que ando uma fase de querer descobrir novos músicos que me tirem da minha zona de conforto! Bon Iver foi um deles, adorei! E agora segue-se o Vodafone Mexefest com nomes como Kiwanuka, Cody, Cais Sodré e Alt-J :) Há realmente muito coisa boa por aí!

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia

    Desde já confesso que ADORO Slimmy, conheci por acaso quando ouvia umas musiquinhas que o meu namorado tinha posto no meu pc na altura em que andava na universidade.
    Nesse mesmo ano tive o grande prazer de ouvir na minha semana academica, e se já gostava....fiquei a gostar ainda mais!!!
    Adoro mesmo, acho que alem de muito talento tem presença e acho que isso tambem é importante!
    Para dizer a verdade estou farta de ver sempre o mesmo!
    Slimmy é diferente e quem nao gostar ponha a borda do prato, como se diz na minha terra!
    Força Slimmy estou contigo...adoro o teu trabalho...a tua diferença!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Slimmy é um grande talento. E merece o máximo de apoio das rádios portuguesas. Ele e muitas outras bandas nacionais.

      Eliminar