8.11.12

o sparky, os outros sparkys e muito mais


Gosto imenso de animais de estimação, sobretudo cães. Sempre fui assim, talvez por ter tido um cão durante grande parte da minha vida e por ter crescido entre cães e gatos. Alguns de familiares, outros de amigos. Talvez por isto, fico chocado quando ouço histórias de maus tratos a animais.

Ontem, fiquei a conhecer a história do Sparky, um cão que foi salvo por uma simpática mulher, depois de ter sido vítima de um acto selvagem em Vila Real. Li a história no blogue do Arrumadinho e, hoje acordei com um email a falar-me sobre o Sparky e a pedir ajuda na divulgação do sucedido. Trata-se de um cão que foi salvo depois de ter sido amarrado a um carro e posteriormente arrastado sem qualquer motivo. Este acto revoltou-me e acho que merece ser partilhado o maior número de vezes possível.

Felizmente, o Sparky está internado no Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes onde se encontra a recuperar do mal que lhe fizeram. Quem tem cães sabe que este tipo de tratamentos têm custos elevados e com o objectivo de ajudar o Sparky, foi criada uma página de Facebook. Quem quiser ajudar, encontra toda a informação na página.

Divulgo a história porque o Sparky é apenas um dos muitos Sparkys que são vítimas de actos cruéis. Quantos animais não são maltratados apenas por prazer? Quantos animais são adoptados com o objectivo de servir de saco de pancada para cães que participam em lutas ilegais? Este tipo de problemas, como muitos outros da nossa sociedade, merecem a nossa atenção e deve fazer-se o possível para acabar com eles.

Numa altura em que caminhamos a passos largos para o Natal, é bom lembrar que as pessoas devem ponderar bastante antes de decidir comprar/oferecer um animal. As pessoas têm de ter a noção de que um animal é como um filho. É mais uma boca para sustentar. São centenas de euros em despesas médicas. E precisa de afecto e carinho. Tal como um bebé, terá as suas birras, fará necessidades fora do sítio e até poderá estragar coisas lá por casas. Quem quer ter um animal tem que pensar em tudo isto e preparar-se para o que vai encontrar, sobretudo nos primeiros meses de vida do animal. Se assim for, acabam-se os abandonos poucos meses depois da época festiva.

Quem estiver interessado em ter um animal deve ainda ponderar a adopção. Há imensos animais em diversas instituições, canis e gatis à espera de alguém que os queira tratar bem. Nada tenho contra quem opta por comprar um animal – algo que seria capaz de fazer – mas defendo que a adopção deve ser tida em conta.

19 comentários:

  1. Acompanho esta historia do Sparky com o coração apertado
    Que sociedade é esta?
    Que crueldade ocupa os corações do Homens e Mulheres?
    Tamanha crueldade a Este belo cão e as outros tem que ser punidos a justiça tem que ser aplicada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Torturam-se animais que não fizeram mal a ninguém. É incrivel!

      Eliminar
  2. Eu nem tenho palavras para expressar a revolta que isso me dá. Essas pessoas deviam ser apanhadas e punidas.

    Também tive uma cadelinha durante 13 anos que foi muito mimada e bem tratada. Custa muito saber que existem pessoas a fazer tais atrocidades a seres que são os amigos mais fieis que podemos ter. Para os animais os donos são tudo. Quem já teve animais, sabe que eles são de uma lealdade incondicional.

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que divo que cabe a cada um de nós alertar para esse tipo de situações.

      Eu tive um cão durante 14 anos e penso nele todos os dias.

      Os animais dão tudo sem pedir nada em troca.

      Eliminar
  3. É mesmo revoltante. Eu até aceito que haja quem não goste dos bichos, mas até maltratá-los vai uma grande distância. Não gostam, não os tenham, simples!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as pessoas fizessem isso a quem não gostam. Como seria este mundo?

      Eliminar
  4. Vi a primeira foto do pobre cão e não sou capaz de vez mais nenhuma. Sempre tive cães a minha vida toda e actualmente tenho um e quando penso no meu cão e penso nesta história só consigo dizer uma coisa: tenho muita pena que a pessoa que fez isto, não foi ela mesma amarrada ao carro e puxada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto mais descobria maior era o aperto. É uma história muito chocante.

      Eliminar
  5. É uma história muito triste que revela a crueldade de que o ser humano é capaz! :(
    Também já partilhei no FB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merece o máximo de partilhas possível. Por isso é que digo que os cães não são maus. As pessoas é que lhes incutem a maldade e raiva.

      Eliminar
  6. A crueldade existe...e os alvos são sempre os mais frágeis: crianças, animais,...infelizmente não faço ideia como se pára algo assim...:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Pessoas fracas que se vingam em quem não tem força para se defender.

      Eliminar
  7. Como referes logo no título, infelizmente, há muitos "outros Sparkys" (tantos, demasiados). Não estou a tentar diminuir em nada o sofrimento deste patudo em particular, apenas relativizar, porque esta pobre alma teve quem lhe acudisse. Felizmente! Quantos não têm a mesma sorte? É uma dor de alma... bem grande. Sinto que vivemos numa sociedade cada vez mais embrutecida, fria, inerte e, acima de tudo, egoísta para com tudo e todos que não os próprios interesses. Há pouco mais de um ano, parei para retirar da estrada um grande gato branco que havia sido atropelado. Não o costumo fazer, mas como era uma estrada local, com segurança para encostar à berma, nem hesitei (penso sempre que podia ser um dos meus e faz-me impressão vê-los ficarem a ser espezinhados vezes sem fim). Qual não foi o meu horror quando vi que o pobre ainda estava vivo e as pessoas das lojas e transeuntes que por ali passavam, estavam na beira do passeio, expectantes mas sem nada fazerem, à espera do automóvel que lhe desse o "golpe de misericórdia" (neste caso, teria sido um autocarro). Larguei o saco que levava na mão e, à falta de melhor, tirei o cachecol para pegar no bichano. Esperei arranhadelas, mas ele só se aninhou junto a mim, sangrando sem parar e ronronando muito alto, miando com dores. Desesperei com a lentidão do trânsito até conseguir chegar à clínica veterinária. O pobre morreu ao meu colo, à entrada da clínica veterinária, cuja equipa ainda lhe tentou dar assistência, mas em vão. E, infelizmente, ainda houve quem me dissesse: "Se já estava moribundo, por que te deste a tantos trabalhos? Metia-lo no caixote do lixo e pronto. Já viste a despesa se tivesse sobrevivido?" É esta a sociedade que temos, são estes os seres (não) humanos que nos rodeiam. Pobre(s) Sparky(s).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pela tua atitude! Que toda a gente fosse assim.

      E quem diz esse tipo de coisas não sabe o significado de ter um animal de estimação.

      Eliminar
  8. Não conhecia esta história, mas como já aqui tinha contado sou muito sensível a estas situações :) Era incapaz de maltratar e de abandonar a minha cadelinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem a um cão vadio fazia mal. Sou de extremos. Chego a dar comida aos passaros nas esplanadas enquanto as pessoas olham de lado para mim por estar a atrair animais.

      Eliminar
  9. E, ao adotar, que façam uma adoção responsável, com consciência desde já que um animal tem (felizmente) muitos anos de vida e que precisará de carinho, atenção, comida e tratamentos sempre que necessário. Se não for assim não vale a pena.

    ResponderEliminar
  10. Este selvagem não vai preso porque, no país em que vegeta, a justiça não tem tempo a perder com estes casos de selvejaria. Só a justiça popular lhe trataria da saúde mas até nisso esse inergúmeno tem sorte porque esta justiça não existe. Que o diabo se encarregue de o levar o mais rápidamente possível para que os câes se possam ver livres dele.

    ResponderEliminar