17.11.12

o pior do porto

Não queria escrever sobre eles porque são apenas uma mancha negra num belo quadro. Mas, ontem dissipei todas as dúvidas que podia ter e acho que as pessoas devem estar alertadas para este tipo de gente.

Falo dos gunas, claramente a pior coisa do Porto. Os gunas são rapazes que se destacam pela falta de massa cinzenta no cérebro e que, habitualmente se deslocam em manadas. O único objectivo desta gente é praticar o mal. Todos os motivos servem para desencadear violência. Assaltos, discussões ou o simples prazer de agredir alguém sem qualquer motivo para tal. Assim são os gunas, parasitas da sociedade que só sabem funcionar com tudo aquilo que uma pessoa normal deveria evitar.

Lamento que esta bela cidade, de pessoas muito simpáticas, acolhedores e inteligentes tenha este tipo de gente. Por mais que não se queira dar importância aos gunas, a verdade é que conseguem mudar a imagem que uma pessoa tem do Porto.

Os gunas conseguem fazer uma pessoa pensar duas vezes quando decide visitar o Porto e quando decide divertir-se na noite da cidade. É verdade que os gunas não são o Porto mas conseguem manchar a sua beleza. Espero, para o bem desta bela cidade, que este tipo de pessoas deixem de existir.

Enviado do meu BlackBerry® da tmn

43 comentários:

  1. Nem sabia da existência desse nome "os gunas".. mas também se é o que descreves há-os em toda a parte e mudam qualquer imagem não só no Porto .. Já sei porque não os conheço. Fujo deles e ainda bem!!

    ResponderEliminar
  2. Bem, tenho um amigo que foi esmurrado por um grupo idêntico, em Lisboa.

    ResponderEliminar
  3. Acho que não é só um mal do Porto, por aqui na cidade onde moro existem alguns. é gente sem respeito, sem educação, uns brutos!

    ResponderEliminar
  4. assino 1000000% por baixo e por todos os lados...bem que fugia dessas pessoas quando lá morava, e infelizmente ainda tive uns belos de uns sustos, e por vezes nem estava sozinha mas com um grande grupo de amigos,os gunas colam-se e não desaparecem dali enquanto não lhe dermos alguma coisa,e claro que se dirigem logo a nós com a palavra " manooo", e ouvirem alguém chamar-vos de mano,run for your life...porque eu por muita sorte não tive uma navalha enfiada pelo estômago a dentro por muita sorte de todos os deuses e claro está, das pessoas simpáticas que aí vivem e que os dispersaram...mas sim, infelizmente os gunas fazem parte do único motivo para não passar pela invicta,eles dão cabe da reputação da cidade para mal dos nossos pecados

    ResponderEliminar
  5. pois, eles são mesmo parasitas da sociedade! Ainda revolta mais pensar que muitos deles recebem rendimentos sociais, e cabazes e cenas do género, sem fazer nada da vida a não ser aterrorizar e roubar quem trabalha.....enfim....

    ResponderEliminar
  6. Adoro o Porto e compreendo o que dizes

    ResponderEliminar
  7. Tb n conhecia e nem sabia que existiam...

    ResponderEliminar


  8. HSB conheço essa expressão, no contexto “ arrumadores de carros” denominados “Gunas”. Nunca ouvi relativamente aos grupos.

    Mais uma vez discordo completamente de ti…esses grupos existem em todos os locais. Vais dizer que Lisboa não tem?

    É um mar de rosas em Lisboa…não existem bairros, nem grupos…é só Jet 7 … ou será jet 8 e sangue azul!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheci esta expressão neste contexto.

      Existem em todo o lado. Mas, com o tipo de comportamento que descrevi no post de Domingo, só conheci no Porto.

      Eliminar
    2. Não me leves a mal as minhas palavras (lamento a situação e espero que estejas bem), a forma como a abordas a realidade, que infelizmente existe. Não é só no Porto HSB.

      Como escrevi poste anterior. Amigos que seguem o teu blogue (podem nunca ter comentado), disseram-me que em Lisboa (moram em Lisboa), já tiveram situações similares à tua infelizmente. Que ainda perduram. Não havia nenhum polícia nas redondezas.

      Eliminar
  9. Talves eu compreenda um bocadinho o HSB, os gunas eles existem em toda a parte, mas os gunas do Porto fazem-se notar a léguas têm mesmo essa necessidade de mostrar que são realmente muito maus, infelismente a minha filha das poucas vezes que foi ao Porto foi atacada por essa gente malvada que batem e fazem mal só pelo puro prazer de verem os outros sofrer e quando se pede ajuda á policia nestes casos ... o melhor é nem comentar !!!
    Quando soube da história fiquei podre de raiva toda a minha parte menos boa veio ao de cima, talves porque 50% de mim tem raízes nessa cidade e o pessoal do norte especialmente desta zona é muito inflamado, mas quero lembrar que a Bela cidade do Porto também tem gente muito simpática e que sabe receber muito bem e para eles um bem haja :)
    E eu tenho o outro lado mais temperado, tenho também zona centro - Figueira da Foz, e zona sul-Portimão,e nasci em Peniche como vêm sou bem temperadinha, mas essa gente inflamada sejam de onde forem que só saem da cama para fazer mal rrrrrrrrrrrrrrrr, destroem qualquer imagem de qualquer bela cidade, aproveita o que é bom aí no Porto HSB, beijinhos !!!

    ResponderEliminar
  10. Acho que está errado, gunas existe em todo o lado e não só no Porto, em Lisboa tb existe e são bastantes.

    ResponderEliminar

  11. Acho que estás equivocado, da última vez que estive em Lisboa (recentemente), também existam arruaceiros. Eram jovens como descreves no teu texto. Não entres por aí. Lisboa também os tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não disse que não existem arruaceiros em Lisboa. Claro que existem.

      Mas, espero que em Lisboa (ou noutra cidade qualquer) não seja rodeado por oito pessoas que te agridem pelo prazer de agredir pois não te vão roubar nada porque não tens nada para roubar. E isto, aconteceu-me no Porto.

      Eliminar

  12. Cristina Santos

    Gente malvada e cruel infelizmente, existe em todas as localidades de Norte a Sul. Nem a mais pacata aldeia, fica indiferente ao vandalismo.

    Que diremos dos grupos das manifestações…arremessar pedras…vamos colocar todos os portugueses no mesmo bolo. É uma pequena minoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente são uma pequena minoria mas conseguem ser bastante problemáticos.

      Eliminar
  13. Arruaceiros há os em todo o lado, só que no Porto têm nome, são os gunas!
    No Porto safo-me bem, eu tenho é medo de ir a Lisboa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo. É uma situação normal por causa do conhecimento de um local e o desconhecimento do outro.

      Eliminar
  14. Oh, e eu gosto tanto do Porto e das Francesinhas. *.* Mas sim...

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pelo teu alerta :( e esem dúvida, não mudes o resto da tua opinião do Porto que é uma cidade lindíssima!

    ResponderEliminar
  16. estes gajos, os gunas sao da pior especie...mas fazes bem em nao mostrar medo... esspero que nao desistas de visitar o porto porque na verdade a cidade e as pessoas sao excelentes. As melhoras.

    ResponderEliminar
  17. A morar no Porto há 22 anos. Assistente Social, de formação. Saiu à noite semanalmente (mais do que uma vez por semana, às vezes). Nunca fui atacada por «gunas», sei que eles existem e sim é uma expressão típica cá de cima. Se sei evitar certas zonas? É claro que sim! Se calhar também convinha dizeres em que zona da cidade estavas.. poderia explicar muita coisa, ou não.
    Agora dizer que só existem cá?? Isso é não conhecer a realidade do país!! Cá podem ser os gunas, noutros pontos do país terão, certamente, outro nome. Não é uma especialidade do Porto, isso posso garantir!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, não disse que só existem aí. O que digo é que foi a primeira vez que fui espancado pelo simples prazer de ser espancado. Porque não tinha nada para ser assaltado.

      Queres saber a rua. Foi perto do Tendinha, uma das ruas mais movimentadas para a hora.

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Xenofobia é uma aversão ao que é estrangeiro ou vem do estrangeiro. E isso é algo que não sinto. Tal como não sinto qualquer aversão a qualquer cidade portuguesa. Porém, sinto aversão a pessoas que fizeram aquilo que me aconteceu no Porto. Seja no Porto, na China, no Barreiro ou em Nova Iorque.

      Eliminar
  19. Quando apanhar um desses e devido à indiferença da polícia aviso já que vou disparar ao joelho. Talvez até mais que um tiro! Afinal de contas, duvido que um guna vá apresentar queixa à polícia por ter levado chumbo no corpo por se meter com alguém :)

    ResponderEliminar
  20. em Lisboa chamam-lhes chungas

    ResponderEliminar